As pessoas podem desdenhar da notícia e dizerem que jamais ficaremos sem água potável porque a tecnologia nos proporciona a dessalinização de águas extremamentes salgadas, de água salobra, de água do mar, e há países desenvolvidos como a Espanha que já se utiliza desses métodos para seu próprio consumo. Porém, a grande desvantagem da dessalinização é por ser um processo muito caro, que requer muitas máquinas e por isso é, e continuará sendo um processo pouco utilizado, mesmo para os países mais ricos. A dessalinização não é um processo à prova de falhas e traz consigo muitas repercussões ambientais. As desvantagens da dessalinização estão fazendo com que muitas pessoas pensem duas vezes antes de iniciar projetos deste tipo.
Nada se compara com a perfeição da criação. Com o amor dedicado a todo ser humano pelo Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis… -(Colossenses 1:16) Mesmo a tecnologia avançada jamais nos entregaria uma água dessalinizada contendo a mesma pureza, o mesmos sais minerais, o mesmo PH contido nas águas doces potáveis para um perfeito desenvolvimento e qualidade de vida dos seres viventes.
~~~~~~~~
Documentos do exército dos EUA e da multinacional Nestlé foram publicados pelo WikiLeaks e revelam dados alarmantes sobre o futuro da água potável no planeta.
O site WikiLeaks, dedicado a revelar segredos que diversos governos e empresas mantêm ocultos, publicou um relatório alarmante da multinacional Nestlé sobre a água potável no nosso planeta. No documento, afirma-se que a Terra poderá ficar sem água potável em menos de 34 anos. O relatório, escrito por executivos da empresa, declara que, por volta de 2025, um terço da população mundial poderá ter inconvenientes gravíssimos para dispor de água bebível e que, em 2050, a situação será abertamente catastrófica para todo o planeta.
Além disso, o site publicou uma pesquisa confidencial realizada pelo exército dos EUA, que diz que a dieta carnívora será a responsável pelo esgotamento dos recursos hídricos. A enorme quantidade de gado criado para satisfazer a demanda de carne no ocidente consome toneladas de milho e soja todos os anos. Se esses cereais fossem ingeridos diretamente pelos seres humanos, seria possível acabar com a fome no mundo e, ao mesmo tempo, economizar percentuais altos de água potável.
O Banco Mundial confirmou esse prognóstico desolador em um documento intitulado “Mudança Climática, Água e Economia”, o qual adverte que a escassez de água será consequência tanto dos fatores climáticos quanto do aumento da demanda por água potável, causado pelo rápido crescimento populacional. [FONTES: RT / Inquisitr / Imagem: latino/Shutterstock.com]
~~~~~~~~
Não confiem em tudo que a WikiLeaks traz à tona. Eles usam algumas verdades reveláveis para distrair das verdades – que não podem ser sabidas – é uma tática muito eficaz. O que a WikiLeaks diz, no fundo, todo mundo já sabe. Questionem vocês mesmos a cada coisa que essa gente ou qualquer outra diz, nunca aceitem nada pronto, tenham 3 olhos, e olhem com o olho mais espiritual arguto possível para o lado que eles não apontam. E, principalmente medite sempre na Palavra de Deus e obedeça aos Seus Mandamentos no nome e nos méritos do Cristo!
~~~~~~~~
Entenda:
Dessanilização da água
Além de pequena, a quantidade de água doce disponível para o consumo humano não é distribuída de forma igualitária.
Para piorar a situação, o aumento demográfico e a poluição comprometem ainda mais o uso dessa água, que pode acabar se não forem tomadas medidas severas que promova o seu uso sustentado, garantindo assim sua renovação.
Uma das alternativas para as regiões que sofrem com a escassez de água doce é tratar a água salobra* e a água do mar. Para torná-las potáveis, ou seja, apropriada ao consumo humano, é necessário fazer a dessalinização.
* A água salobra apresenta alta concentração de sais e é muito comum nos aqüíferos subterrâneos do Nordeste Brasileiro. No Oriente Médio há grandes exemplos de águas salobras, como o Mar Morto e o Mar Cáspio.
O que é a dessalinização?
Dessalinização é um processo físico-químico de retirada de sais da água, tornando-a doce, ou potável.
Em todo o mundo são adotados quatro métodos diferentes para promover a conversão da água salgada em doce: a Osmose Inversa, a Destilação Multiestágios, a Dessalinização Térmica e o método por Congelamento.
Osmose inversa: Também conhecida como Osmose Reversa, ocorre quando se exerce forte pressão em uma solução salina. A água atravessa uma membrana semipermeável, dotada de poros microscópicos, responsáveis por reter os sais, os microorganismos e outras impurezas. Desta forma, o líquido puro se “descola” da solução salgada, ficando separado em outro local. As estações de dessalinização atuais utilizam tecnologia de ponta, com membranas osmóticas sintéticas.
Destilação Multiestágios: Neste processo, utiliza-se vapor em alta temperatura para fazer com que a água do mar entre em ebulição. A nomenclatura “multiestágios” se justifica por conta da passagem da água por diversas células de ebulição-condensação, garantindo um elevado grau de pureza. Neste processo, a própria água do mar é usada como condensador da água que é evaporada.
Dessalinização Térmica: É um dos processos mais antigos, imitando a circulação natural da água. O modo mais simples, a “destilação solar”, é utilizada em lugares quentes, com a construção de grandes tanques cobertos com vidro ou outro material transparente. A luz solar atravessa o vidro, a água do líquido bruto evapora, os vapores se condensam na parte interna do vidro, transformando-se novamente em água, que escorre para um sistema de recolhimento. Dessa forma, separa-se a água de todos os sais e impurezas. Em lugares frios ou com carência de espaço, esse processo pode ser feito gerando-se calor através de energia. A melhor solução, neste caso, é a utilização de energia solar, que é mais barata, não consome recursos como petróleo e carvão e não agride o meio ambiente.
Congelamento: É um processo que ainda exige estudos de viabilidade e novas tecnologias. Nele, a água do mar ou salobra é congelada. Quando a congelamos, produzimos gelo puro, sem sal. Então através do congelamento/descongelamento obtêm-se água doce. Esse método não foi testado em larga escala, porém, existem propostas para a exploração das calotas polares (onde está boa parte da água doce do planeta) para obtenção de água pura. Mas isso é demasiadamente caro e só seria utilizado como última opção.
É viável dessalinizar água?
É viável para países que não possuem muitas reservas de água, como a Arábia Saudita, Israel e Kuwait, ou locais como a Ilha de Chipre, onde os lençóis freáticos foram reduzidos por conta da exploração exagerada. Em Chipre, a água do mar abastece a população e também serve para recuperar os lençóis.
É também uma alternativa para a tripulação de navios que ficam meses no mar ou para exploradores e cientistas que promovem pesquisas em regiões desprovidas de água doce.
Diversos governos e instituições investem em pesquisas para o desenvolvimento de processos de dessalinização que sejam eficientes, adequados às características regionais e que tenham um custo reduzido. Esse tipo de tratamento é muito mais caro que o convencional.
[FONTE: sabesp]
Para você, o que é riqueza real? Por que a escola não ensina ao brasileiro o que significa um país rico de verdade? É um país rico de mentira? Por que a mídia não informa sobre assuntos de interesse do povo?
Constantemente somos bombardeados com a ostentação dos países tidos como ricos, mas ninguém conta para gente que dinheiro pintado de verde, fiduciário, não representa riqueza real, e poder de matar não determina, pela lei da justiça, riqueza. O Brasil é um país riquíssimo, não há outro lugar da Terra com tantas riquezas naturais. Infelizmente, a gente ainda ouve da boca de brasileiros que o país é pobre. Há um distanciamento do povo da verdade sobre sua terra.
A ONU, propôs a internacionalização do Aquífero, Aquífero Guarani. Internacionalização é eufemismo para entregar nossa riqueza para as nações hegemônicas. A quem a ONU serve? Ela está de braços dados com os instrumentos de pressão das nações hegemônicas, Banco Mundial e FMI. Vejam o que é falado no vídeo abaixo sobre o dinheiro oferecido pelo BM. A ONU não merece ser respeitada!
Fazem-nos crer que temos falta de água, nos causam desespero, quando em nosso subsolo há mais água do que em qualquer outro lugar do planeta. Vão nos fazer crer que abundância têm os suíços, alemães, franceses, ingleses, norte-americanos, e que nós, latinos, somos pobres por escassez. Mentira! Somos pobres porque permitimos o sistema engendrado por eles para nos colonizar, usurpar o que é nosso.
Pesquisem sobre a presença dos EUA na tríplice fronteira, como, com a velha ladainha de luta contra o terrorismo e tráfico de drogas, há norte-americanos vigiando o Aquífero.
O Aquífero do Guarani é a maior reserva de água doce subterrânea do mundo. A maior parte dele está localizado no Brasil, mas também compreende Argentina, Paraguai e Uruguai.
O Aquífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, sendo também um dos maiores em todas as categorias.
A maior parte (70% ou 840 mil km²) da área ocupada pelo aquífero – cerca de 1,2 milhão de km² – está no subsolo do centro-sudoeste do Brasil. O restante se distribui entre o nordeste da Argentina (255 mil km²), noroeste do Uruguai (58 500 km²) e sudeste do Paraguai (71 700 km²), nas bacias do rio Paraná e do Chaco-Paraná. A população atual do domínio de ocorrência do aquífero é estimada em quinze milhões de habitantes.
- Mato Grosso do Sul (213 700 km²)
Rio Grande do Sul (157 600 km²)
São Paulo (155 800 km²)
Paraná (131 300 km²)
Goiás (55 000 km²)
Minas Gerais (51 300 km²)
Santa Catarina (49 200 km²)
Mato Grosso (26 400 km²)Nomeado em homenagem à tribo Guarani, possui um volume de aproximadamente 55 mil km³ e profundidade máxima por volta de 1 800 metros, com uma capacidade de recarregamento de aproximadamente 166 km³ ao ano por precipitação. É dito que esta vasta reserva subterrânea pode fornecer água potável ao mundo por duzentos anos. Devido a uma possível falta de água potável no planeta, que começaria em vinte anos, este recurso natural está rapidamente sendo politizado, tornando-se o controle do Aquífero Guarani cada vez mais controverso.
A PRESENÇA DOS ESTADOS UNIDOS NA REGIÃO:
O filme argentino Sed, Invasión Gota a Gota (“Sede, Invasão Gota a Gota”), dirigido por Mausi Martínez mostra – na visão de seu autor – como o exército dos Estados Unidos da América vagarosamente, mas com regularidade, teria aumentado sua presença na Tríplice Fronteira (a área entre as fronteiras de Brasil, Argentina e Paraguai).
Oficialmente, a razão dada pelos Estados Unidos para a presença de seu exército na região é o treinamento de tropas paraguaias e exercícios conjuntos entre as tropas dos dois países, além de monitorar a população de etnia árabe que reside na região. De qualquer forma, Martínez alega que é a água que leva os estadunidenses à área, e ela teme uma vagarosa tomada do aqüífero antes mesmo que os governos locais notem o que está havendo.
Medos semelhantes seguiram a assinatura do acordo de treinamento entre os Estados Unidos e o Paraguai, que deu imunidade aos soldados estadunidenses e pode ser renovado infinitamente, o que é inédito, sendo que Donald Rumsfeld em pessoa visitou o Paraguai e, pela primeira vez na história, o presidente paraguaio Nicanor Duarte Frutos foi até a Casa Branca.
A base militar estadunidense foi construída próxima ao aeroporto Mariscal Estigarribia, a 200 km da Argentina e Bolívia e a 300 km do Brasil. O aeroporto pode receber aviões grandes (B-52, C-130 Hercules etc.), que a Força Aérea Paraguaia, aliás, não possui.
De acordo com o jornal argentino Clarín, a base do exército dos Estados Unidos é estratégica por sua locação próxima à Tríplice Fronteira, ao Aquífero Guarani e à Bolívia (menos de 200 quilômetros), ao mesmo tempo em que a lupa de Washington está apontada para o altiplano boliviano e para o presidente venezuelano Hugo Chávez, o suposto instigador da instabilidade na região”.
Miguel Filho/José luiz de Mendonça/Eli franqui/Ivan Sobral/Rinaldo passerine/João Carlos Simanke/Emanoel Rodrígues/Roberto de lima/Hélio Fier/Sérgio camargo/Eli franqui/Ségio Brandão/Prrof. Emani Frnacisco Rosa Filho.
EDIÇÃO E MONTAGEM: CRSS3
Aracatiara/Amontada/Itapipoca/Itarema