Um acidente de carro, uma queda forte ou até um acidente de cozinha podem surgir do nada e podem ser fatais. As emergências nunca são planejadas, e é por isso que aprender como e quando usar um torniquete é crucial. Se a ambulância ainda estiver a alguns minutos, há uma chance de alguém morrer de perda de sangue. A aplicação bem-sucedida de um torniquete pode salvar a vida de alguém.
Quando aplicar um torniquete
Existem apenas alguns cenários quando o torniquete é aplicável:
* Os torniquetes só podem ser aplicados aos membros. Se a fonte de sangramento estiver no torso, pescoço ou cabeça, não aplique um torniquete.
* Um torniquete pode impedir que alguém sangre, só colocar pressão sobre a lesão ou elevar o membro não impedirá a hemorragia.
* NÃO aplique um torniquete em uma picada de cobra. Isso pode causar mais danos ao prender o veneno na área da picada.
Se você não tiver certeza se é necessário aplicar um torniquete, tudo bem. As taxas de sobrevivência são significativamente mais altas para pessoas que tiveram torniquetes aplicados nas lesões de membros, mesmo quando não era necessário. É melhor jogar com segurança e tratar a mais.
Sobrevivendo na Natureza: Você Sabe Quais Plantas são Seguras para Comer?
Como usar um torniquete
Antes de aplicar o torniquete, identifique de onde vem o sangramento. Escolha um local em torno de 10 a 15 cm acima da ferida. É aqui que você aplicará o torniquete. Se você não tiver um torniquete de emergência, poderá usar um pedaço de tecido grosso e forte – de preferência um cachecol, uma bandana ou um curativo triangular. Se não estiverem disponíveis, um pedaço de pano serve. Você pode rasgar um pedaço longo da camisa e dobrá-lo longitudinalmente várias vezes. Itens finos, como cabos, cabos telefônicos e cintos, não funcionarão, pois podem não conseguir aplicar pressão suficiente à ferida.
Se a lesão estiver perto de uma articulação, coloque acima dela. Se o sangramento vier do braço ou da perna, aplique o torniquete acima do joelho ou do cotovelo, pois será mais fácil pressionar essas áreas. Se você não tiver certeza de onde exatamente está a ferida, tenha cuidado e aplique o torniquete no alto do membro.
Enrole o material acima da ferida e com uma haste – algo forte como uma vara grossa ou um cano de metal – torça firmemente as duas extremidades do material. Para sua vara, evite coisas que possam quebrar facilmente como um lápis.
Seu objetivo é interromper o fluxo de sangue. Depois de atingir esse fim e torcer significativamente a haste, prenda-a com uma faixa de cabelo, um pedaço de pano ou qualquer coisa que possa impedir o desdobramento do material.
Anote a hora em que você aplicou o torniquete. Esta informação é crucial porque os torniquetes só podem permanecer no membro por aproximadamente duas horas. Por mais tempo e a pessoa com o torniquete corre o risco de sofrer danos nos tecidos.
Assim que o torniquete estiver no lugar, verifique se está funcionando. A maneira mais fácil de fazer isso é sentir um pulso abaixo do membro. Se houver pulso, o torniquete não interromperá o sangramento ou você não aplicou pressão suficiente na área afetada. Se você acredita que aplicou o torniquete corretamente, um segundo torniquete acima do primeiro pode ser administrado.
Considere a importância de um torniquete ao montar o conteúdo do seu kit de primeiros socorros. Você nunca sabe quando a vida de alguém estará em risco, e a única coisa que pode salvá-lo é um torniquete e alguém que sabe como usá-lo.
Leia mais:
Considerações para Medicamentos sem Receita Médica em seu Estoque de Sobrevivência
Como Lidar com Abscessos Dentários em uma Situação de Desastre?
Fontes:
– Survival News: Survival first aid tips: Do you know how to apply a tourniquet?
– Primal Survivor: How and When to Use a Tourniquet
– Verywell Health: A Tourniquet Is the Most Important Thing Your First Aid Kit Needs