Faz algum tempo que noticiamos aqui o caso do Pastor Adventista, que foi expulso do ministério por defender a doutrina bíblica da Terra plan, citado por Carpenter em registro de 1892:
“A Christian minister was excommunicated from the society of the Seventh Day Adventists of London, England, only recently, for upholding the Bible-Earth. But he was one of the best workers for the truth. (There must have been a big storm in that teapot!) Every truth-lover should send over a dollar to this gentleman for a bundle of his books. Address, Mr. Albert Smith—don’t put ‘Rev.’—150 St. Saviour’s Road, Leicester, England.” — Fonte: http://www.cantab.net/users/michael.behrend/ebooks/PlaneTruth/pages/Chapter_05.html
Tradução:
“Um ministro cristão foi excomungado da sociedade dos Adventistas do Sétimo Dia de Londres, Inglaterra, há pouco tempo, por defender a doutrina da Terra-Plana como bíblica. Mas ele era um dos melhores obreiros pela verdade. (Deve ter ocorrido uma grande tempestade naquele bule!) Todo amante da verdade deve enviar mais de um dólar para este cavalheiro por um pacote de seus livros. Endereço, Sr. Albert Smith – não coloque ‘Rev.’-150 St. Saviour’s Road, Leicester, Inglaterra.”
De acordo com outras informações localizadas até então, seu nome completo seria Karl (ou Carl) Albert Smith. Identificado também como “Zetetes”, Albert Smith escreveu artigos e livros em defesa da Doutrina Bíblica da Terra plana durante o final do século 19 e início do século XX. Ele atuou como editor da Earth — Not A Globe! — Review da Sociedade Universal Zetetic. E mesmo depois de renunciar à sua posição de editor, continuou a escrever em defesa da teoria da Terra Plana. Seu livro (em iglês) mais popular intitula-se É a Terra um Globo Giratório como Assumido e Ensinado pela Moderna Ciência Astronômica?. Nele, como outros terraplanistas da época, Albert Smith colocou maior ênfase na experiência de primeira mão como meio de alcançar a verdade:
“Ainda resta para a escola de Astronomia de Copérnico provar que a Terra sobre a qual andamos tão complacentemente, e o país que, em um dia bonito, parece tão calmo e pacífico, está voando através do espaço a uma velocidade total agregada de algo como 86.000 milhas por hora. Como acreditamos cegamente numa teoria que na natureza das coisas é tão impraticável e uma teoria que contradiz diretamente as evidências dos nossos sentidos dados por Deus? Não sentimos movimento da Terra. Não vemos movimento da Terra. E não ouvimos nenhum movimento da Terra, enquanto nossos sentidos favorecem o fato razoável e demonstrável de que a Terra é estacionária.”
Neste outro link que publicamos, há um pouco mais de informações sobre o irmão Albert Smith. Mas gostaríamos ainda de confirmar mais positivamente se, de fato, ele trabalhou como ministro adventista do sétimo dia.
A novidade é que localizamos um arquivo com dezenas de números da Earth — Not a Globe! — Review, da qual foi editor e em cujos textos pode-se verificar a influência adventista do sétimo dia nos posicionamentos desses irmãos terraplanistas. Aliás, toda a ajuda para traduzi-los para bom português, é sempre bem-vinda! Clique nos links abaixo para acessar a números dessa revista digitalizados em PDF:
The Earth is Not a Globe Review (1-3)
The Earth is Not a Globe Review (4-6)
Earth Not a Globe Review, The (No. 5, October 1895)
Earth Not a Globe Review, The (No. 6, January 1896)
Earth Not a Globe, June, July, September 1897
Earth Not a Globe, Sept. – Dec. 1896
Earth Not a Globe, July, August 1896
Earth Not a Globe, Jan. – Mar. 1897
MAIS DOWNLOADS:
Principal livro terraplanista escrito em inglês pelo irmão Karl Albert Smith: Is The Earth A Globe Whirling In Space…? (Karl A. Smith) — PDF
Livro terraplanista em inglês escrito pelo irmão Albert Smith: Sea-Earth Globe, The (Zetetes) — PDF
Manuscrito de outro livro do irmão Albert Smith: Midnight Sun, The (A. Smith) (Handwritten) — PDF