Acreditar na Terra plana é pecado, pastor?

Teólogos adventistas ridicularizam e pedem a exclusão de terraplanistas da  Igreja. Está certo isso?

Michelson Borges, Leandro Quadros e outros pastores adventistas do sétimo dia, novamente estão causando divisão na Igreja, ao rotular, combater e perseguir irmãos que acreditam na importância da restauração da doutrina bíblica da divina criação da Terra plana, imóvel e coberta por um domo há seis mil anos.

Tudo bem que a Bíblia nos diz que a divisão entre cristãos, em alguns casos, é algo necessário, desde que seja devido à causa certa. A causa certa seria se alguém (um irmão ou uma irmã entre nós) estivesse ensinando algo seriamente contrário à palavra de Deus sem desejo de ser corrigido, e/ou se alguém na comunhão cristã estivesse pecando sem se arrepender.

Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. — Romanos 16:17

porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? — 1 Coríntios 3:3

Michelson Borges, Leandro Quadros e outros pastores da IASD, por outro lado, agem de outro modo. Eles escolheram causar uma divisão entre os adventistas da América do Sul devido à questão da terra plana. Eles se referem aos irmãos terraplanistas como ignorantes e  os ridicularizam em sermões, palestras, programas de rádio e tevê, blogs e em vídeos postados na internet.

Como você pode ser um cristão adventista, se você trabalha contra a palavra de Deus e o avanço da causa, como esses pregadores adventistas afirmam que os teraplanistas fazem? Se Michelson Borges e Leandro Quadros estiverem certos, você não pode ser um terraplanista e um cristão ao mesmo tempo.

Mas a Bíblia realmente afirma que uma pessoa não pode ser cristã se acredita que a terra não se move, o sol e a lua temporariamente pararam durante o dia de Josué, há um firmamento/cúpula acima da terra, esta cúpula parece uma tenda sobre os habitantes da terra, há água acima deste firmamento, todo o modelo parece um escabelo em seu formato, há quatro pilares sob ela, a terra tem extremidades, a terra é descrita como tendo um lado que é uma “face”, o sol é sempre descrito como o sol e nunca uma estrela, as estrelas foram criadas para estar no firmamento/cúpula para serem luzes em conexão com a terra e não para alguma outra coisa em um vasto universo, as estrelas também são descritas como caindo na terra enquanto a vida na terra continua existindo, a escuridão física é descrita como “noite” e nunca “o universo” (escuro), etc?

“É assim que Deus disse …?” (Satanás em Gênesis 3: 1)

Deus está bravo com as pessoas que acreditam no que a Bíblia ensina há milênios sobre o formato da Terra? A salvação dos terraplanistas corre risco? Por favor, pastor, responda: É um pecado grave acreditar no que foi dito Moisés, Jesus Cristo e todos os profetas sobre cosmologia? 

Se você acredita que é um pecado crer na terra plana coberta pelo domo sólido do firmamento, por que duvidar que a Terra seja uma bola giratória e molhada nunca é descrito como pecado na Bíblia? A Bíblia nos diz que o pecado é a transgressão da lei de Deus (1 João 3: 4), mas de que maneira nós quebramos os mandamentos de Deus crendo na própria descrição da Bíblia sobre a forma e a estrutura da Terra?

Se a Terra é uma bola giratória em um vasto universo, essa ideia não poderia ser mencionada pelo menos em algum lugar da Bíblia? Se, por outro lado, você não acredita que é um pecado acreditar na descrição bíblica sobre a Terra, esperamos que demonstre respeito por aqueles que acreditam na descrição apresentada.

Se você nunca frequentou a escola ou teve acesso a qualquer tipo de mídia, e tudo o que você tinha era a própria natureza e a Bíblia (que você poderia ler), você naturalmente chegaria à conclusão de que você vive em uma bola em constante movimento (aproximadamente 1000 milhas/h) que acelera mais rápido do que uma bala em um universo cheio de vácuo em uma órbita ao redor do sol, apesar de as estrelas poderem ser encontradas nos mesmos lugares noite após noite, século após século?

Por alguma razão, os autores da Bíblia não fornecem esta imagem, mas o oposto, e o que você sente e vê (como um mar calmo sob um céu azul com nuvens passando lentamente por ela) não sugere que o heliocentrismo é o modelo em que você deve acreditar.

Ou podemos apenas dizer ? Isso é fácil de resolver! Sempre que a Bíblia fala sobre esses tipos de coisas, ela nunca deve ser entendida literalmente, e sempre que a poesia é usada para descrever a Terra, simplesmente tome-a com um tempero literário-cultural, já que é apenas poesia depois de tudo.

Deus é o autor da confusão? Deus não é capaz de se expressar de uma maneira que possamos entender? Deus não previu que os honestos leitores da Bíblia acreditariam nas descrições bíblicas simples sobre a criação, que são repetidas em toda a Bíblia promovendo um modelo estacionário e geocêntrico em vez do heliocentrismo?

No que diz respeito a julgamentos e insultos para com os cristãos que acompanham as informações da Bíblia sobre o modelo geocêntrico:

Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.
Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado”. — Mateus 12:36,37.

Pastores globistas jamais vencerão a Bíblia

Enquanto a Bíblia carece de um único verso que promova o modelo heliocêntrico, está repleto de versos que mostram um modelo geocêntrico com uma terra plana e estacionária. Todos os sermões, artigos e outros ataques promovidos por Michelson Borges e Leandro Quadros e outros não conseguiram mudar esse fato.

Esses pregadores dedicam muito tempo e energia para atacar o modelo bíblico da Terra plana, e desde que eles já foram refutados em canais do youtube como Ciência de Verdade,  Sem Hipocrisia, Inteligência Natural, Minuto Terra Plana, entre outros, é mais fácil ir a esses canais para obter informações, o que também poupa muito tempo.

Aqui no site Criacionismo.Org, reunimos vários materiais sobre esse assunto de diferentes fontes e  inclusive desses canais. Note que não concordamos com todas as coisas apresentadas nestes canais do youtube (até discordamos veementemente de alguns), mas o denominador comum é que eles descrevem as falhas do modelo heliocêntrico, a falta de prova de uma curvatura, etc.

Michelson Borges e Leandro Quadros provam com seus vídeos e sermões que eles não fizeram sua lição de casa para verificar adequadamente o modelo de terra plana convencional, ou então por que eles perguntariam, por exemplo: “Em uma terra plana, por que os moradores do hemisfério sul não deveriam ver Polaris”? Se eles tivessem estudado o modelo, já saberiam a resposta da Terra plana. Isso não quer dizer que eles concordariam com isso, mas pelo menos mostrariam que estão familiarizados com as respostas comuns da Terra plana.

Se tivessem feito o dever de casa, também conheceriam o padrão do pôr-do-sol devido às leis ordinárias da perspectiva. O fato de eles nem sequer entenderem os diferentes fusos horários em um modelo de terra plana é bastante embaraçoso, porque isso prova que eles nem mesmo sabem o básico sobre o modelo de terra plana. (Um teste simples com uma lupa em formato de cúpula e uma caneta com luz LED UV mostram como as áreas claras e escuras aparecem sob a cúpula.) Eles até revelam em suas falas que nem sequer entendem como a circunavegação funciona no modelo da Terra plana, e isso é embaraçoso, além de promoverem uma crença contrária à Bíblia.

Não deveriam eles mostrar um pouco mais de interesse no modelo que estão dispostos a desmascarar? É tristemente comum evitar o estudo das visões do oponente e ainda atacar visões imaginárias. Leia o que a Bíblia diz sobre isso:

Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha. — Provérbios 18:13

É muito perturbador perceber que um jornalista teólogo como Michelson Borges nem sequer está cientes de que a Sociedade da Terra Plana é vista como um oponente pelos terraplanistas convencionais (um sentimento mútuo) e os fundadores dessa tal associação podem nem mesmo ser defensores do terraplannismo. Portanto, não é nada honesto usar essa organização contra defensores da planicidade da água que cobre 70% do mundo obviamente plano. Será que Michelson ou Leandro gostariam de ser julgados com base em organizações com as quais nem sequer se alinham? Os cristãos devem evitar deturpar as pessoas?

Esses homens costumam dizer que os terraplanistas leem a Bíblia fora de contexto, mas apesar de todos os seus discursos e vídeos, não conseguiram provar essa afirmação. Parece que eles mesmos cometem o erro de evitar as informações bíblicas e gritar “poesia – desconsidere imediatamente!”  Sempre que lhes convier. Os autores bíblicos às vezes usam linguagem poética, e eles têm um propósito para fazer isso. Os autores fazem uma descrição de algo e esperam que os leitores captem a imagem/mensagem.

Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. — Mateus 5:34,35

Quando lemos sobre o fato de a Terra ser como um escabelo ou estrado de pés para Deus, nem globistas nem os terraplanistas acreditam que isso seja literalmente verdadeiro. Ainda assim, somos apresentados a uma imagem e os autores bíblicos, inclusive Jesus Cristo citado acima, esperam que cheguemos a uma conclusão lógica. Nós captamos a imagem de um Deus que se senta em seu trono sobre uma bola constantemente em movimento e rotativa como um escabelo? É muito difícil, ou até impossível, imaginar esse tipo de cenário. O modelo da Terra plana bíblica, no entanto, é elaborado com base nas informações da Bíblia e parece exatamente como um escabelo. Uma coincidência?

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. — Romanos 1:19-23

Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. — João 3:12,13

Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. — 2 Pedro 3:3-5

Modelo de terra plana exalta o Criador

Como o modelo geocêntrico de terra plana promove a figura de DEUS como CRIADOR, é difícil ver como o terraplanismo poderia ser de Satanás. Satanás gostaria de esconder Deus e tornar um Criador desnecessário. A evolução, bilhões de anos, o heliocentrismo, tudo ajuda a transformar o homem e a terra em pequenos pontos em um vasto universo e onde o Criador não é necessário. O ateísmo é baseado em todos esses elementos.

Muitas pessoas deixaram o ateísmo e se tornaram criacionistas e até cristãos devido à descoberta da Terra plana. Veja estes exemplos extraídos de comentários sobre um vídeo sobre o modelo terraplanista. Não há razão para temer o grande movimento da Terra plana, que já totaliza 11 milhões de pessoas no Brasil (Dsatafolha) porque através do terraplanismo muitas pessoas estão chegando a Cristo:

Pessoa 1: Quando finalmente encontrei, explodi meu ser em pedaços e destruí todas as minhas idéias preconcebidas. Mas foi preciso um encontro pessoal e eu tive que chegar ao fim de mim para estar disposto a dar uma chance. Isso foi bem no passado, mas eu não me afastei desde …

Pessoa 2: Quando eu descobri sobre a terra plana que era uma montanha russa para minha mentalidade debochada de um ateu para acreditar em um criador, eu definitivamente já não descarto a bíblia de jeito nenhum…

Pessoa 3: eu era ateu antes de vir para a FE (Flat Earth)

O mais triste é que Michelson, Leandro Quadros e outros estão tão convencidos de que estão do lado certo e bom, quando passam o tempo lutando contra e até demonizando cristãos inocentes que preferem acreditar na palavra de Deus como é apresentada.

Estude a Bíblia e ensine o certo para seu pastor!

Clique neste link para baixar um arquivo em pdf com uma lista de versículos bíblicos que apoiam um modelo geocêntrico de terra jovem e plana,  o firmamento como algo visível e sólido,  o formato circular da terra e outros detalhes da criação. Baixe “Passagens bíblicas relacionadas com a cosmologia da Terra plana”

Versos bíblicos mostram que a terra é plana e imóvel

É assim que Deus disse? — (comentário de Satanás em Gen. 3: 1)

Se quisermos ser realmente honestos conosco mesmos, a Bíblia é um livro terraplanista e geocêntrico e não há dúvidas sobre isso. Se também adicionarmos o livro de Enoque, o assunto está completamente resolvido. Isto não é prova de uma terra plana, mas é uma evidência que a Bíblia ensina. Portanto, não é pecado crer que a terra está no centro da criação de Deus e que é imutável, sustentada em quatro pilares, tem quatro cantos, é comparada a um escabelo, tem um firmamento acima dela contendo as estrelas, o sol e a lua, etc.

Alguns dos versos que costumamos citar podem até ser de natureza poética, mas isso não significa que podemos fingir que eles não possuem qualquer tipo de mensagem para nós e que são sem sentido. Eles podem expressar a realidade em um sentido figurado. Na Bíblia encontraremos poesia, visões, sonhos, parábolas, analogias, discurso figurativo, profecias, salmos, hipérboles, etc, e naturalmente devemos ler o texto com isto em mente.

Ainda assim, os autores podem expressar um ponto com esse tipo de uso de texto que muitas vezes espelha a realidade. Também é importante que não escolhamos e tiremos certos versículos do contexto e os leiamos literalmente (por exemplo, “em pecado minha mãe me concebeu” pelo rei Davi em Salmos 51: 7), mas descartando outros versículos em o mesmo livro sugerindo “É só poesia, então não significa nada!”, Quando a mensagem não se encaixa na mesma agenda.

Por exemplo, a Bíblia diz que a terra é como um escabelo de pés para Deus, então esta é uma analogia a ser considerada. Imaginamos Deus sentado com uma bola em movimento constante e rotativa sob seus pés, ou o imaginamos com os pés em algo que realmente parece um estrado,  como a da foto acima?

Um escabelo ou banquinho para pôr os pés se parece com uma cópia exata do modelo de terra plana. Esse banquinho deve ter sido citado especialmente por sua forma, pois na verdade nem seria necessário. Usar um banquinho de pés como um quadro da terra não é mostrar a Deus como uma majestade arrogante que nos pisa com desprezo, mas é algo para nos dar alguma perspectiva de imaginar a relação entre o Criador e sua criação. Compare com seu discurso a Jó, onde o poderoso poder de Deus é destacado e sua mensagem de que Jó e seus amigos dificilmente estavam equipados para dar ao Criador algum conselho ou crítica.

Além da lista que disponibilizamos acima, teraplanistas do sétimo dia acreditam que um dos melhores argumentos para uma imagem do mundo geocêntrico é a total ausência de versículos bíblicos que dizem alguma coisa no sentido de que a Terra tenha sido moldada como uma bola, esteja constantemente em movimento/rotação, acelerando em torno do sol, e colocada em um vasto universo com estrelas e galáxias vários trilhões de quilômetros de distância, etc.

Muitos criacionistas dizem que teria sido tão fácil para Deus dizer que um “dia” (hebraico yom ) no relato da criação significa algo diferente do que consideramos um dia (mas que um dia pode durar milhões de anos), mas Deus nunca diz isso. Isto é provavelmente devido ao fato de que um dia era, e ainda é, um dia normal de 24 horas, ou então Deus teria esclarecido isso para nós.

Da mesma forma, os defensores da Terra plana acreditam que, se Deus quisesse revelar um modelo heliocêntrico para nós, poderia facilmente ter explicado isso para evitar um mal-entendido, mas nunca o fez. É-nos dito exatamente o oposto. Portanto, devemos ter respeito pelos cristãos que acreditam no modelo geocêntrico de uma terra plana, jovem e estacionária, porque estão convencidos de que eles obtêm esse modelo diretamente da Bíblia. — Robson Ramos adaptou texto de Rob Skiba

Traduzido e adaptado de https://bjorkbloggen.com/category/english/flat-earth-and-the-bible/

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Pessach – A Verdadeira Páscoa | O que é, como e quando celebrar? (Metsorá)

O QUE É COSMOLOGIA BÍBLICA?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.