Este post é o primeiro de uma série futura, sobre como governos e atores não governamentais obscuros nos manipularam psicologicamente durante a crise do Covid-19 . Nesta série, vou destacar vários truques sujos e explicar por que a maioria das pessoas se apaixonou por eles.
(Artigo de Igor Chudov republicado de IgorChudov.Substack.com )
Primeiro, uma pequena anedota pessoal.
Richard Thaler é um brilhante economista comportamental, vencedor do Prêmio Nobel e um dos principais contribuintes para a “Teoria do Nudge” , que deu impulso à infame “Nudge Unit” do Reino Unido. Seu trabalho sobre a tomada de decisões humanas e os vieses cognitivos foi inovador e, em parte, ajudou os governos em todo o mundo a hipnotizar a maioria das pessoas para tomar “vacinas contra a Covid”.
Richard Thaler, por volta de 1999, também ministrou minha aula favorita “Tomada de Decisão” . Ele era meu professor favorito na Universidade de Chicago , onde fui aluno de MBA. Ele nos ensinou muito sobre as maneiras que existem para sequestrar nossa tomada de decisões e como nossos adversários usam nossos preconceitos subconscientes para nos fazer tomar decisões erradas – bem como podemos usar essas manipulações para nossa própria vantagem nos negócios.
O que aprendi naquela aula foi útil ao longo de toda a minha vida, afetou muitos investimentos e decisões de negócios, me ajudou a converter clientes em potencial em clientes pagantes, evitar várias quedas no mercado de ações e muito mais. Essa mesma aula de tomada de decisão possivelmente salvou minha vida, porque me tornou capaz de reconhecer e resistir à propaganda e manipulação da vacina Covid . O Prof. Thaler acabou no lado errado da história, apoiando a propaganda da vacina Covid e as unidades de cutucada, mas seus ensinamentos me tornaram capaz de reconhecer a manipulação e resistir a ela.
Pensar nisso me fez apreciar as pessoas que nunca fizeram esse tipo de aula, muitas vezes não tinham educação formal e, no entanto, fizeram a escolha certa instintivamente . Essas pessoas, muitas das quais são meus leitores, são dignas de admiração, se não por outra razão que notável independência de pensamento e uma mente clara em uma situação muito confusa, perigosa e em rápida mudança.
Meus posts futuros passarão por vários conceitos de manipulação psicológica e como eles foram aplicados, por atores obscuros e governos cooptados, e como eles afetaram cada um de nós.
O experimento Asch
“Todos os especialistas concordam que a vacina é segura e eficaz.”
Isso foi o suficiente para vacinar a maioria das pessoas. Exceto que qualquer um poderia fazer duas perguntas:
- Como posso saber que todos os especialistas concordam, se aqueles que discordam não podem se manifestar?
- Como alguém pode saber que a “vacina Covid” é segura e eficaz, se não houve tempo para garantir isso?
Por fim, alguém com um pouco de conhecimento também pode fazer uma pergunta: “você tem certeza de que é seguro e eficaz, se nenhuma vacina contra o coronavírus já funcionou e nenhum produto de mRNA foi aprovado”?
O Experimento Asch , conduzido por Solomon Asch, descobriu que a maioria das pessoas, ao ver um “consenso” de participantes concordando em algo que é obviamente falso, na verdade acaba concordando com essas opiniões falsas apenas porque todo mundo parece pensar assim.
O experimento foi originalmente montado com oito pessoas, das quais apenas uma era um sujeito experimental, e o resto eram atores. A esses patetas, que o sujeito achava que eram outros sujeitos, todos fizeram a mesma pergunta, à qual deram uma resposta obviamente errada. O sujeito, que não sabia que era o único sujeito real, deveria falar por último .
Descobriu-se que os sujeitos desse experimento (repetido várias vezes), vendo um consenso de sete homens elegantemente vestidos, acabariam dando a mesma resposta (obviamente incorreta) que os patetas. Esse experimento de conformidade foi literalmente uma maneira inteligente de fazer as pessoas manterem e expressarem opiniões obviamente falsas.
Esse experimento foi repetido muitas vezes e, nos experimentos mais habilmente conduzidos, eles conseguiram que 62,5% dos indivíduos concordassem com um absurdo óbvio pelo menos uma vez .
Curiosamente, a taxa de vacinação nos EUA em 1º de setembro, logo antes do início dos mandatos federais de vacinas, era de 62,3% . A vacinação estava perdendo força, assim como a Delta estava mostrando que as vacinas não eram realmente “eficazes”.
É nesta altura, a 2 de setembro, que Richard Thaler concluiu que “uma cutucada não é suficiente”.
Vendo uma desaceleração e uma queda na confiança, os vacinadores perceberam que precisam fazer mais do que mera manipulação com falsa “opinião de especialista”. Mandatos de vacina e propaganda de ódio suplantaram os “empurrões” para impulsionar a vacinação. Isso será discutido em outros posts.
Nós literalmente vivemos um experimento Asch em todo o mundo . Todos os jornais, emissoras de TV, todos os vídeos recomendados pelo YouTube, continuavam nos dizendo como a vacina era “segura e eficaz” e como “todos os especialistas concordam”. Fomos constantemente forçados a alimentar essas “opiniões de especialistas” sem parar.
Enormes esforços foram feitos para silenciar a “desinformação”. Por quê? Porque Solomon Asch descobriu que qualquer expressão de desacordo – falta de consenso – mata imediatamente a conformidade :
Em relação ao mRNA “vacinas Covid”: quem pensasse por um minuto, perceberia que não havia como saber com certeza que as vacinas eram seguras e eficazes, simplesmente porque não passou tempo suficiente . Da mesma forma, qualquer um podia ver que os cérebros por trás dos bloqueios e vacinações, os bilionários nos bastidores e os governos corruptos, todos garantiram que qualquer dissidência fosse silenciada. Assim, o suposto consenso não existia, de fato .
A minoria de pessoas percebeu isso, decidiu de acordo e recusou a vacinação. Quem era aquele? Vocês, meus leitores. O que te fez decidir isso? Tenho certeza de que havia tantas razões quanto as pessoas aqui. O principal fator é que todos vocês levaram alguns minutos para pensar criticamente sobre isso . Você tinha uma mente independente e decidiu pensar por si mesmo.
- Foi a sua desconfiança geral do governo?
- Foi o seu profundo conhecimento de virologia e biologia molecular?
- Foi sua experiência com tráfico e tráfico, exposição a golpes e saber como os vigaristas operam?
- Foi sua capacidade de pensar de forma independente sem precisar que as pessoas concordassem com você?
Mesmo aqueles que tomaram as fotos e viram a luz mais tarde são pensadores críticos. O importante é ver a luz – não necessariamente o momento em que você viu a luz.
Para aqueles que sobreviveram ao The Global Asch Experiment , parabéns. Por favor, compartilhe o que fez você resistir, abaixo – Por que você NÃO conseguiu a chance?
PS Richard Thaler, um brilhante professor, autor e teórico no campo do viés cognitivo, não é um mentor maligno da vacinação. Ele era apenas um dos muitos jogadores, minuciosamente relacionado a mim, e o autor de conceitos que se desenrolaram na pandemia. NÃO quero criar uma impressão errada de que meu professor universitário favorito é alguém como “Dr Evil of Covid-19”. Ele não era o Dr. Evil. Mas suas teorias são incrivelmente importantes para a história.
Leia mais em: IgorChudov.Substack.com
Fonte: https://www.naturalnews.com/2022-04-19-vaccine-skeptics-are-the-true-critical-thinkers.html