O prima Scriptura, (do latim “primeiro a Bíblia”) defendido pelo Catolicismo, advoga que a Bíblia não é a única fonte de verdade mas deve ser somente a “primeira” permitindo outras “autoridades” na vida do crente tais como a tradição eclesiástica e deu origem aos abusos de poder papal, etc.
No prima scriptura, podemos confiar em algo que não seja a Bíblia.
Os reformadores, cientes dos abusos do prima Scriptura, propuseram o sola scriptura = os Cristãos vivem somente sob a autoridade das Escrituras, nada mais.
Ellen White, seguindo os Reformadores, cria no sola Scripturacomo muitas passagens de seus escritos revelam: “Ponde a irmã White de lado. Não citeis outra vez as minhas palavras enquanto viverdes, até que possais obedecer à Bíblia” (Manuscrito 43, 1901).
Depois da sua morte em 1915, mudamos gradualmente nossa posição para prima Scriptura para conferir autoridade a Ellen White também, algo que ela nunca pretendeu.
Hoje, porém, o Adventismo pratica o prima Ellen White, ou seja, a primazia de Ellen White, já que a Bíblia, segundo interpretada por nossa profetisa, é nossa única regra de fé e prática! Isso a coloca acima da Bíblia, detendo assim os oráculos do que a Bíblia significa. Isso seria anátema para Ellen White.
Conclusão: Os Adventistas dependem servilmente de Ellen White para compreender as Escrituras, o que é uma negação de um princípio basilar da Reforma protestante.
Materiais em PDF para download no grupo “Teologia Adventista” no Facebook:
- O Mundo de Ellen White e o Fim do Mundo (Jonathan Buttler).
- Ellen White Autoridade formativa (Herold Weiss).
- Arasola, Kai – The End of Historicism.pdf
- É Ellen White a Palavra Final em Interpretação da Profecia Bíblica?
- Comentário sobre Daniel 11 Joyce G. Baldwin.
- A Identidade do “CHIFRE PEQUENO” DE DANIEL 8.
- COMO LER ELLEN WHITE.pdf
- A Doutrina do Santuário – Patrimônio ou Risco?
- A Cronologia da Crucifixão – Uma Visão Adentista Atualizada.
- A Identidade do “CHIFRE PEQUENO” DE DANIEL 8.
- La doctrina adventista del santuario – ¿Patrimonio o Riesgo?
- André Reis, Ph.D. – A Cronologia da Crucifixão.
- UMA RESPOSTA A CLIFFORD GOLDSTEIN.pdf
- Venciendo en Las Guerras de Adoracio_n (ID…
Fontes: