Reação positiva de judeus quanto ao domo que cobria a “residência de Deus” no deserto é surpreendente

O “TABERNÁCULO” BÍBLICO NÃO É NADA PARECIDO COM O QUE VOCÊ PENSA, DIZ ENGENHEIRO CONHECEDOR DA BÍBLIA

POR 

Novo modelo da cúpula do Tabernáculo. (Cortesia Andrew L. Hoy)

O Tabernáculo Bíblico , ou Tenda do Encontro, pode não ter sido uma modesta tenda retangular como os estudiosos acreditaram por séculos, mas uma enorme estrutura circular de seis andares de altura, propõe um engenheiro de Wisconsin que passou anos estudando as complexidades dos textos bíblicos que descrevem o estrutura do deserto.

Andrew Hoy, um engenheiro mecânico treinado de Milwaukee atualmente em Israel para investigar sua teoria, desenvolveu um conceito que desafia todas as crenças conhecidas sobre a estrutura central portátil que Israel usou para servir a Deus por 400 anos até que o Primeiro Templo fosse construído.

Hoy tem boa cabeça para números e uma paixão pela Bíblia. Criado na Igreja Luterana, sua jornada pessoal o levou a deixar aquela igreja. Ele estudou na yeshiva (seminário religioso) em Jerusalém por um período, onde se concentrou em aprender hebraico para estudar a Bíblia em sua forma original.

Quando Hoy leu as seções de Êxodo que tratam da construção do Tabernáculo, listando em detalhes os materiais usados, isso levantou muitas questões para ele. Ele estava familiarizado com os modelos em escala real do Tabernáculo em Timna Park e Ariel em Israel, e percebeu que havia muitas discrepâncias entre esses exemplos e o texto bíblico.

Maquete do Tabernáculo Bíblico (Tenda do Encontro) no Parque Timna, em Israel. (Wikimedia Commons)

Maquete do tradicional Tabernáculo Bíblico (Tenda do Encontro) no Parque Timna de Israel. (Wikimedia Commons)

A maioria das teorias acadêmicas descrevem o Tabernáculo como uma tenda retangular. As 11 folhas descritas na Bíblia, cada uma medindo quatro côvados por 30, estavam presas umas às outras, com laçadas em bordas opostas. Usando os laços para prender as folhas, a Bíblia instrui a juntar todas as folhas em uma única folha e dobrar a décima primeira folha sobre si mesma.

Cinco cortinas se enlaçarão uma à outra; e as outras cinco cortinas se enlaçarão uma com a outra. Êxodo 26: 3

É tradicionalmente assumido que essas cortinas são unidas em um arranjo de cima para baixo para fazer uma grande folha retangular que se torna uma tenda retangular. Esta versão, no entanto, não cumpre as especificações exatas do Exôdo, que não oferece provisões para bordas não unidas e descreve todas as folhas como tendo juntas em ambas as bordas .

Configurando o Tabernáculo. (1911 História Ilustrada da Bíblia por John Kitto)

Hoy abordou isso como um problema de engenharia. A soma das 11 folhas, medindo 30 côvados, menos a sobreposição da folha final e menos o ajuste de sobreposição de um côvado nominal é expressa como ([ 30 x 11 ] – [ 30/2 ] – 1).

E a parte que sobejar das cortinas da tenda, a saber, a metade da cortina que sobejar, penderá de sobra às costas do tabernáculo. Êxodo 26:12 ACF.

O momento ‘eureca’ de Hoy veio quando ele percebeu que o comprimento final arranjado para encerrar um círculo daria uma circunferência de 314 côvados, que é um múltiplo quase perfeito da constante matemática conhecida como PI ou π. As dimensões para o pátio criado por este arranjo circular estão perfeitamente de acordo com a descrição bíblica de ter exatamente 100 côvados de “comprimento” (isto é, em diâmetro), com as porções norte e sul cada uma medindo 50 côvados de “largura” (isto é, raio). O Tabernáculo fechado, construído de maneira semelhante, tornou-se um decágono.

“Quem faz uma tenda de quatro camadas de espessura no deserto, com paredes feitas de vigas de sessenta centímetros de espessura?” Hoy perguntou retoricamente. “A versão retangular usa muito material que eles simplesmente não têm permissão na Bíblia para usar”, explicou ele ao Breaking Israel News .

Ele também ficou perplexo com os métodos que a maioria dos trabalhos acadêmicos descreveu para a construção das paredes do pátio, descrevendo paredes feitas de madeira maciça conectadas por hastes.

“É complicado e usa muito mais madeira do que o listado na Bíblia. O maior problema é usar prata como base para as madeiras ”, observou Hoy. “Eles receberam 100 talentos de prata, pesando um total de quatro toneladas. Fazer as bases de prata exigiria muito mais toneladas de prata que simplesmente não eram contabilizadas na Bíblia. Como engenheiro, entendi que a prata e o latão eram usados ​​como escoras, como parte da estrutura de uma cúpula. ”

Hoy imaginou um círculo de lençóis de linho e lã coberto por uma enorme caixa de couro. Usando suas habilidades de engenharia e aderindo às quantidades exatas de madeira e prata especificadas na Bíblia, ele projetou uma tenda semelhante às yurts tradicionais usadas na Mongólia. A versão de Hoy, baseada nas instruções técnicas da Bíblia, tem impressionantes seis andares de altura.

Um modelo do Tabernáculo circular imposto sobre uma imagem do Tabernáculo tradicional. (Cortesia Andrew L. Hoy)

Hoy criou um conjunto completo de planos para o Tabernáculo circular em software de design, até o menor hardware, na esperança de criar um modelo em escala baseado em seu conceito circular. Ele passou centenas de horas verificando sua teoria do ponto de vista da engenharia e também quanto à aderência à Bíblia.

Acione a tradução automática de legendas nas configurações do YouTube.

Há muitos motivos práticos para Hoy acreditar em um tabernáculo circular.

“Praticamente, uma yurt resiste melhor a ventos fortes do que uma barraca quadrada”, afirmou Hoy. “Faz mais sentido ordenar as tribos em um acampamento circular do que em retângulos com lacunas nos cantos. Além disso, o Tabernáculo impressionou as outras nações. Uma cúpula de seis andares certamente faria isso. ”

Sua viagem a Israel tem dois objetivos: investigar pistas arqueológicas para fundamentar sua teoria de um tabernáculo circular e obter apoio para ela. O Tabernáculo acompanhou os judeus que vagavam pelo deserto, mas permaneceu em Shiloh por mais de 300 anos. Como uma estrutura teoricamente portátil desmontada 3.000 anos atrás, a primeira meta é, na melhor das hipóteses, improvável.
Como o Tabernáculo ficaria em uso. (Wikimedia Commons)

Como o Tabernáculo tradicional deve ter parecido em uso. (Wikimedia Commons)

Seu segundo objetivo está se mostrando ainda mais difícil, uma vez que uma olhada em seus projetos arquitetônicos desafia os estudiosos da Bíblia a reconsiderar muito o que pensavam sobre o Tabernáculo e os aspectos sócio-políticos de Israel ligados a ele.

“Eu acho que a restauração do estudo pessoal é realmente importante, olhar para o texto por si mesmo com um olhar crítico”, disse Hoy ao Breaking Israel News . “Eu não estava procurando por isso, mas quando comecei a estudar os versículos sobre o Tabernáculo, isso ficou claro para mim como sendo a verdade absoluta.”

Acione a tradução automática de legendas nas configurações do YouTube.

Fonte: https://www.israel365news.com/74409/new-revelations-tabernacle-challenge-every-known-idea-holy-desert-structure/

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Terra Plana e a Queda das Estrelas no Final dos Tempo – Parte 2

junta-se @religiaopura no Telegram

Terra Plana – A Verdade nas Escrituras – Parte 1

junta-se @religiaopura no Telegram

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.