As Escrituras nos ensinam que as coisas que encontramos no Antigo Testamento “são sombras das coisas futuras” Colossenses 2, que algumas delas “servem de exemplo e sombra das coisas celestiais” Hebreus 5, “foram-nos feitas em figura” 1Coríntios 10, e podem ser vistas como “figura do verdadeiro” Hebreus 9.
Mas não devemos nos esquecer de que tudo isso é “a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas” Hebreus 10, portanto embora seja de muito consolo, ensino e exortação nos ocuparmos com os tipos, figuras, sombras e princípios do Antigo Testamento, jamais devemos buscar ali (no Antigo Testamento) doutrinas para a Igreja de CRISTO, pois Ela nunca aparece em realidade no Antigo Testamento.
A Igreja de CRISTO e tudo o que lhe diz respeito, foi um segredo ou mistério revelado apenas muito mais tarde a Paulo Efésios 3, portanto, até mesmo os profetas que escreveram o Antigo Testamento não faziam ideia de que Ela viria a existir; pois quê, a doutrina para a Igreja você somente encontra nas epístolas dos apóstolos; a Igreja só aparece no período neotestamentário.
Muita má doutrina (teologia) existe hoje na cristandade (igrejas instituições) por as lideranças eclesiásticas não entenderem (ou usarem propositalmente, de má fé) a distinção entre a Antiga Aliança e a Nova Aliança, e assim buscarem no Antigo Testamento elementos para aplicar à suas instituições religiosas; alguns extrapolam completamente a ordem de DEUS transformando sombras e figuras em doutrinas, terminando em erros graves, INTENCIONAIS, INADVERTIDOS, prosmeiros em suas lábias e palavreados fáceis.
Porquanto, devemos tratar as sombras como elas são e, por assim dizer, como um aditivo ao entendimento da Bíblia como um todo.
Se você vê a sombra de uma pessoa querida chegando, fica alegre, mas isso não se compara à chegada da própria pessoa. Não é com a sombra que você quer se ocupar, mas com a realidade das coisas.
Corroborando parte de uma resposta do site, www.respondi.com.br, com alterações.
Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.
Fonte: http://jesusmaioramor.blogspot.com.br/2017/09/sombras-das-coisas-futuras.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+blogspot/agMjL+(Jesus,+o+maior+Amor)