Iníco / Alimentação e Saúde / Como armazenar alimentos em garrafas PET

Como armazenar alimentos em garrafas PET

COMO ARMAZENAR ALIMENTOS EM GARRAFAS PET POR MAIS DE 5 ANOS

É amigos, dias difíceis estão chegando!

Meteoros sendo vistos por vários lugares do planeta, alguns caindo ali, outros explodindo lá, papa renunciando, terremotos, tsunamis, enchentes, calor e frio desproporcional, explosões solares, crise econômica mundial, bombardeios, testes de armas nucleares, guerras por vir, alta do preço da gasolina, de alimentos, falta de recursos alimentícios, catástrofes naturais, hecatombes, nova ordem mundial, o segundo sol (nibiru, hercolobus ou planeta x) sendo registrado em vários vídeos no youtube, apocalipse bíblico, deslizamento de terra, cidade ilhada, etc… Enfim, você pode usar qualquer um desses motivos para se preparar, ou nenhum deles, usar apenas para economia do lar mesmo. O fato é que, desde antigamente as donas de casa tentam estocar alimentos a fim de se ter o mínimo de nossas necessidades básicas num caso de impossibilidade de chegar até as prateleiras dos supermercados mais próximos, farmácias, etc.

Tendo em vista todos os últimos acontecimentos e que temos no mercado alimentos contaminados e transgênicos, a melhor saída é procurar alimentos saudáveis e armazenar em casa, para com isso, fazermos reservas para o futuro próximo, enquanto satisfazemos nossas necessidades imediatas.

Seja previdente, seja sábio, auto-suficiente e independente; estude o melhor método de produzir seu alimento; seja criativo e construa uma horta caseira (vasinhos na soleira da cozinha).

Estoque alimentos que a família coma, é difícil comer alimentos estranhos ou os quais se tenha aversão.

Os gêneros armazenados devem ser utilizados e substituídos regularmente, a fim de conservar sua qualidade e impedir perdas.

Faça uma lista do seu estoque: produto, quantidade, data do armazenamento e validade.

 

O que podemos armazenar:
– Grãos (soja, arroz, milho, feijão);

– Leite em pó, farinhas, bolachas;

– Sal, açúcar, mel;

– Óleo e gordura;

– Sementes e leguminosas secas;

– Carnes salgadas, produtos desidratados;

– Vestuário (pessoal e cama, mesa e banho);

– Combustível (achas de jornal, vela, fósforo).

– Equipamentos (moedor, abridor, lápis, papel…).

– Documentos pessoais (plastificados);

– Registro genealógico familiar;

– Água.

Segue um tutorial de como armazenar grãos dos mais diversos tipos em um objeto simples e encontrado em QUALQUER lugar… a garrafa PET.

Ideal seria armazenar alimentos em vidro, mas convenhamos ninguém tem acesso fácil a grandes recipientes e ainda temos o inconveniente de serem extremamente frágeis. Então para começar… Porque não armazenar comida em garrafas PET?

Este item muitas vezes jogado fora por milhares de famílias todos os dias é um ótimo recipiente para armazenar comida e líquidos por um tempo muito grande, visto que pode ser hermeticamente fechado e tem uma resistência incrível a impactos. Seu custo é irrisório e não ocupa muito espaço quando falamos em armazenagem.

Uma das grandes preocupações em torno desta prática é a possível liberação da toxina Bisfenol A nos alimentos armazenados dentro da garrafa. Esta toxina quando ingerida em grande quantidade de forma constante pode causar problemas nas mais diversas áreas do corpo, porém existem alguns fatores que nos deixam menos preocupados quanto a esta situação:

  •  A ANVISA proibiu limites excessivos dessa toxina em todos plásticos que armazenam líquidos e comida desde 2011;
  • O Bisfenol A é liberado no alimento após longo tempo de armazenamento (em locais quentes) e mesmo assim não possui quantidade o suficiente para causar danos ao corpo;

Bom, visto que estamos seguros quanto a essa dúvida, podemos então prosseguir com a idéia.

ATENÇÃO – Antes de começar é importante saber:

Garrafas PET para Armazenamento a Longo Prazo

Garrafas de plástico PET (polietileno tereftalato) podem ser usadas com absorventes de oxigênio para armazenar produtos como trigo, milho e grãos secos. Garrafas PET são identificadas na embalagem com as letras PET sob o símbolo de reciclagem.

Outros tipos de garrafas plásticas normalmente não fornecem uma barreira adequada de umidade ou de oxigênio para uso com os absorventes de oxigênio. Não use recipientes que foram usados previamente para armazenar itens que não eram de gêneros alimentícios.

As garrafas PET também podem ser usadas para armazenamento a curto prazo (até cinco anos) de outros alimentos desidratados que não precisam de refrigeração, como o arroz branco.

O teor de umidade dos alimentos armazenados deve ser cerca de 10% ou menos. Quando úmidos os produtos são armazenados em embalagens de oxigênio reduzido, A intoxicação por botulismo pode ocorrer.

Armazenamento em Garrafas PET

  1. Use garrafas PET que tenham tampa de rosca com vedação de plástico ou borracha. Você pode verificar se a vedação da tampa não vaza, colocando uma garrafa vazia fechada embaixo da água e apertando-a. Se escaparem bolhas da garrafa, ela vaza.
  2. Limpe as garrafas usadas com sabão e enxágue-as cuidadosamente para remover qualquer resíduo. Coloque uma tampinha de álcool, feche e balance a garrafa para desinfetar por dentro. Escorra e espere as garrafas secarem completamente antes de usá-las para armazenar alimentos.
  3. Coloque um dente de alho a cada quatro dedos de alimentos.
  4. Limpe a boca de cada garrafa com um pano seco e rosqueie bem a tampa para fechá-la.
  5. Armazene o produto em local fresco, seco e protegido da luz.
  6. Proteja os produtos armazenados de roedores.

Condições de Armazenamento

O tempo útil de armazenamento pode sofrer influência significativa das seguintes condições:

  • Temperatura: Armazene os produtos a uma temperatura de 75°F/24°C ou inferior, sempre que possível. Se a temperatura de armazenamento for maior, faça um rodízio com os produtos, conforme as necessidades, para manter a qualidade.
  • Umidade: Mantenha as áreas de armazenamento secas. É melhor manter os recipientes fora do chão para permitir a circulação de ar.
  • Luz: Proteja da luz o óleo de cozinha e os produtos armazenados em garrafas PET.
  • Insetos e roedores: Proteja os produtos armazenados em envelopes de alumínio e garrafas PET do ataque de roedores e insetos.

Advertência: A intoxicação por botulismo pode ocorrer se produtos úmidos forem armazenados em embalagens que reduzem o oxigênio. Quando armazenados em recipientes hermeticamente fechados com absorventes de oxigênio, os produtos devem ser desidratados (com cerca de 10% ou com menor teor de umidade).

Segue o vídeo:

Seguindo os passos acima você já garantiu 2kg de grãos armazenados por um longo período. O ideal é ter um mês de alimentos em casa e, fazendo mais algumas garrafas destas você atingirá esta meta rapidamente.

Após chegar à quantia que você considera adequada para sua preparação utilize o sistema rotativo em seu estoque, consumindo a garrafa mais velha e inserindo uma nova no local. Isto fará com que você utilize os grãos antes que a validade original expire e ainda assim manterá seu estoque devidamente abastecido!

– Para grãos como o feijão, é interessante escolher os grãos, afim de tirar aqueles que possam estar podres;

– Se caso o local de armazenamento do saco de feijão for propício à umidade, antes de armazenar os grãos deixe-os por duas horas sob sol ou 15 minutos no forno;

– É interessante adicionar também Grãos de pimenta do reino pois elas evitam o surgimento de carunchos.

Suprimento de Alimentos de Longa Duração

Para períodos mais longos de necessidades e onde for permitido, faça gradualmente uma reserva de alimentos que durem por muito tempo e que possam ser usados para sobreviver, tais como trigo, arroz branco e feijão. Esses itens podem durar 30 anos ou mais quando devidamente embalados e armazenados em lugar fresco e seco. Pode-se fazer uma rotação de uma parte desses itens em seu estoque para três meses.

 Alimentos que Duram 30 Anos ou Mais

Devidamente embalados, alimentos com baixa umidade armazenados em temperatura ambiente ou refrigerado (24 °C/75 °F ou menos) permanecem nutritivos e comestíveis muito mais do que se pensava anteriormente, de acordo com descobertas de recentes estudos científicos. A validade estimada de muitos produtos aumentou para 30 anos ou mais (ver tabela abaixo para novas estimativas de prazo de validade).

As estimativas de longevidade anteriores eram com base na experiência e nas recomendações “melhor-se-usado-até”. Embora não estudados, o açúcar, sal, bicarbonato de sódio (essencial para por os grãos de molho) e vitamina C em comprimidos também armazenam bem a longo prazo. Alguns alimentos básicos precisam de rotação mais frequente, como óleo vegetal a cada 1 a 2 anos.
Embora haja uma redução na qualidade nutritiva e no sabor com o tempo, dependendo da qualidade original do alimento e de como ele foi processado, embalado e armazenado, os estudos mostram que mesmo depois de estocados por muito tempo, os alimentos ajudam a suster a vida em uma emergência.

Para dicas sobre como melhor preservar produtos de longa duração, ver Suprimento de Alimentos de Longa Duração.

Alimento Novas Estimativas de “Prazo de Validade” na prateleira (em Anos)
Trigo 30+
Arroz Branco 30+
Milho 30+
Açúcar 30+
Feijão Tipo Carioquinha 30
Flocos de Aveia 30
Massas 30
Flocos de Batata 30
Fatias de maçã 30
Leite em pó desnatado 20
Cenouras desidratadas 20


Dicas de armazenamento de outros produtos


Produtos de higiene 

Qualquer produto pode ser armazenado dentro de saco plástico (reutilize sacos de arroz), desde que não tenha ar, que deve ser retirado com bomba (aparelho utilizado no congelamento de alimentos).

Roupas

Armazenar em saco plástico preto, para não amarelar e retirar o ar com a bomba.

Água 

Reutilizar embalagens vazias de cândida ou cloro sem lavar, só escorrer o excesso do produto e aproveitar o próprio resíduo para esterilizar a água, lacrar e datar. Observação: duração de 2 anos.

 

Dicas

Lenha ou achas de jornal

Enrole o jornal na transversal (como para artesanato com 3 folhas para achas finas e 10 folhas para achas grossas.

Preparo de 12 achas finas – misture 1 frasco de detergente, ½ litro de álcool e água suficiente que cubra as 12 achas num recipiente grande; depois que as achas sugarem todo o líquido, deixar secar no sol forte, estão prontas para o uso.

Obs: 12 achas finas fazem fogo suficiente para cozinhar arroz, ovos e batatas para 14 pessoas.

 

Lamparina 

Cortar a rolha em rodela, fazer um furo no meio, passar um barbante parafinado pelo furo, deixando barbante suficiente tanto para cima como para baixo, envolver a rolha em papel alumínio, pronto (quanto mais grosso o barbante, mais luminosidade).

Colocar 2 dedos de óleo e 2 dedos de água num copo, colocar a lamparina e acender.

Obs: caso queira utilizar óleo usado, colocar essência para não ter cheiro desagradável.

 

Fanta caseira 

Bater no liquidificador 3 cenouras médias, casca de 1 laranja, ½ copo de água, ½ copo de suco de limão, açúcar à gosto, coar e misturar lentamente em 2 litros de água gaseificada.

Obs: a sobra da coagem dá para enriquecer bolo (fica uma delícia)

 

Sabão em pedra caseiro 

4 litros de óleo usado e coado

4 litros de água

500 gramas de soda cáustica (pó ou líquida)

1 detergente (de sua preferência)

Mexer tudo até engrossar, colocar num recipiente de plástico ou madeira, cortar e deixar secar até o outro dia.

Obs: colocar bombril para coar o óleo para purificar.

 

Geléia de uva (ou qualquer outra fruta)

1 quilo de uva

300ml de água

3 xícaras de chá de açúcar

Misture a água e o açúcar no fogo até obter calda fraca, junte as uvas e deixe ferver, retirando a espuma, a geléia estará pronta quando estiver em ponto de fio.

 

ARROZ, FEIJÃO, E GRÃOS: ARMAZENADOS COM ALHO BRANCO

Arroz garrafas de 2 Litros Feijão e demais grãos

– garrafas de 600 ml a 1 litro máximo (exceto para famílias com número de pessoas muito grande). Essa orientação com relação ao tamanho das garrafas e o tipo de grão a ser armazenado baseia-seno fato de que, depois de aberta a garrafa , o alimento armazenado deve ser consumido no espaço de 01 semana à 10 dias. Depois desse tempo o alimento estraga-se com muita facilidade.

Como fazer: Coloca-se 1 dente de alho ( em perfeito estado e com casca) no fundo da garrafa e a cada 4 dedos de grão, coloca-se outro dente de alho, a cada vez que se colocar nova quantidade de grão deve-se socar bem, batendo com o fundo da garrafa sobre um pano de prato, colocar mais 1 dente de alho grão até a acomodação dos grãos. Não pode haver espaço livre dentro da garrafa.Ou seja, quando apertada com o dedo a garrafa não deve ceder. Feche bem com fita crepe ao redor do gargalo. Coloque uma etiqueta com o nome e validade do produto.

* Eliminando-se o ar de dentro das garrafas elimina-se o oxigênio (necessário para a existência das bactérias).

ARROZ, FEIJÃO E GRÃOS Também podem ser armazenados com folha de louro, a diferença é que ao invés de 1 alho usa-se 2 folhas de louro a cada 4 dedos de grão.

* USA-SE com mais freqüência o alho por sua propriedades anti-bactericidas e anti-fungicidas .

 

FARINHAS:  ARMAZENADAS SOMENTE COM FOLHA DE LOURO

Armazenar em garrafas de no máximo 1 litro. Coloca-se 4 dedos de farinha 1 folha de louro mais 4 dedos de farinha, até que não haja mais espaço. Socar a garrafa para a retirada do ar igual ao processo dos grãos. Fechar bem com fita crepe, colocar etiqueta, data, validade…

 

MACARRÃO:  ARMAZENADO COM SAL OU PIMENTA DO REINO MOÍDA

Armazenar em garrafas de 2 Litros (tipo Espaguete) e em garrafas de 600 ml (tipo parafuso). Coloca-se 1 colher(rasa) de sopa de sal ou pimenta do reino moída na garrafa,por cima o macarrão desejado. Encher o máximo que puder,fechar a tampa e sacudira garrafa para que o conservante se espalhe por igual. Veda com fita crepe. Colocar etiqueta, data, validade…O macarrão a massa para ser armazenado deve ser de Sêmola (Nunca massa a base de ovos).A cada 06 meses balance as garrafas para que o sal e a pimenta em pó possa passar por todo o alimento.Sêmola= Semolina é uma farinha que tem alta capacidade enzimática ou seja facilita a digestão. Quando adicionada a farinha de trigo transforma essa em um produto de melhor qualidade. Inclusive mais durável.

 

MILHO DE CANJICA: ARMAZENADO COM CRAVO

Armazenar em garrafas de no máximo 1 litro. Coloca-se 1 colher de chá de cravo no fundo da garrafa e a cada 4 dedos de canjica. Socar bem para acomodação dos grãos, até que não haja mais espaço. Fechar bem a tampa e vedar com fita crepe. Etiquetar…

 

AÇÚCAR: ARMAZENADO COM CANELA EM PAU

Normalmente armazenado em garrafas de 2 litros. Proceder da mesma maneira como indicado acima, 1 pau de canela 4 dedos de açúcar outra canela mais 4 dedos de açúcar, socar bem, fechar, lacrar, etiquetar…

 

SAL E AÇÚCAR: ARMAZENADOS SOZINHOS NAS GARRAFAS

Armazenar o sal em garrafas de 600 ml e o açúcar em garrafas de 2 litros. Socar bem para acomodação, até que não haja mais espaço.Fechar a tampa e vedar com fita crepe. Etiquetar.

 

TEMPEROS EM FORMA DE GRÃO OU FOLHAS SECAS:

Armazenados sozinhos em garrafas de no máximo 300 ml.

Importante:

Prazo de validade para estas técnicas 04 anos

Os produtos armazenados devem ficar em ambiente seco e arejado longe do concreto e não devem ser expostos a luz solar. Todos os grãos devem ser escolhidas antes da armazenagem, não usar grãos furados nem partidos ao meio.

Faça sempre antes da armazenagem a pré-secagem do grão para retirar umidade o que garante maior durabilidade ao grão.

Faça e mantenha um inventário atualizado (quantidade armazenada, tipo do grão, vencimento, reposição).

Guarda-los na ordem mais antigo na frente mais novo atrás, e sempre verificar.

 

Fontes:

http://www.rosamaryacolin.com.br/dicasProducaoAlimentos.inc.php

http://pt.scribd.com/doc/11814227/Armazenar-alimentos-em-Garrafas-Plasticas-PET

http://sobrevivencialismo.com/2012/01/24/tutorial-armazenando-graos-em-garrafas-pet/

http://www.zombies.com.br/forum/index.php?showtopic=2719

Compartilhar isso:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Inteligência Artificial: Agenda Trans-humanismo

Relacionado

PASTOR ADVENTISTA FALA SOBRE OBELISCO

Relacionado

17 comentários

  1. ultimamente eu ando meio desconfiado com o mundo e talvez tenha crise alimentar,na verdade vai ter… no apocalipse bíblico. tem países que estão importando grãos e muito trigo! estou pensando em fazer caixote de madeira toda betumada e tirar todo o ar já sei como vou até fazer entendo de carpintaria acho que vai dar pra eu fazer e façam também,e com certeza vai dar certo vejam o que fez JOSÉ quando estava no Egito,armazenou por longos 7 anos. DEUS ABENÇOE O PESSOAL DESSE SITE e quem visita também.

  2. parabéns Max sou sud conheço um pouco este programa de armazenamento gostaria de utilizar este teu site em uma conclusão de curso sobre meio ambiente para julho de2016 desde já agradeço.

  3. Ola
    Parabens pelas dicas sao preciosas para quem se prepara nao para o apocalipse mas para dias dificeis que podem vir-Crise mundial, crise nacional, desempego,etc-a ideia do washinton em armazenar em caixas de madeira e excelente pois pode-se utilizar as caixas como lenha. Quem nao tiver o betume pode usar o oleo motor usado (Oleo queimado) so nao esquecer de dar uma 5 demaos do oleo para que os cupins nao comam a preciosa caixa de madeira.Estas podem ate serem adquiridas gratuitamente nos mercados, quitandas ou mercearias. Mais uma vez parabens. Um Abroco. Will ::

  4. Olá gostaria de esclarecer uma dúvida sobre a embalagem pet.eu posso fazer conservas de legumes para consumo a curto prazo em embalagens pet?

    • Ola Glaydson obrigado pelo seu contato, acredito que voce pode fazer sim com garrafa pet embora eu particularmente prefira garrafa ou frasco de vidros de preferência aquele com vedação a pressão que são bem utilizados para armazenamento de compotas de frutas. Abraço.

  5. Juraci Vieira dos Santos

    Bastante proveitoso, sou SUD e já faço este tipo de armazenamento, eu também estava pensando uma outra maneira de armazenar já recebi a resposta vou começar a trabalhar com caixotes de madeira obrigado pela dica e pelo que foi ensinado nesse site

  6. Porque tem que por os alhos, não irão dar cheiro?

  7. Guardei arroz na embalagem Pet com alho depois de três anos abri e o alho estava seco mas preto é normal? Tenho medo de ter gerado alguma toxina

    • Ola Fernanda obrigado por nos escrever.
      Isso é normal sim o alho não é tóxico.
      O importante no caso de contaminação é que a garrafa esteja limpa antes de encher, e vedar como ensinado no post.
      A alguns dias atras abri uma garrafa que armazenei em 2011 e esta perfeita.
      O que mais vc tem armazenado? Quais os benefícios que isso lhe trouxe?? Aguardo seu retorno.
      Abraço, que o Eterno lhe abençoe.

  8. Crise alimentar, guerras, acidentes, secas, tudo isto pode ocorrer, porém, o conteúdo do site ajuda muito no dia a dia de famílias pobres que moram na roça, plantam e tem que armazenar suas colheitas para se alimentar durante todo um ano. Maravilha de informação, parabéns.

  9. oi, gostaria de saber qual a validade dos alimentos após a abertura da garrafa pet?

Deixe uma resposta