Os medicamentos sem receita médica são uma parte vital de qualquer estoque de estocagem ou mochila de fuga. Como preparador, ao selecionar medicamentos sem receita, você deve considerar possíveis interações medicamentosas; decidir entre produtos de marca e genéricos; avaliar alternativas à base de plantas; e acompanhe as datas de vencimento.
Tomar mais de um medicamento ao mesmo tempo pode levar a interações prejudiciais entre os medicamentos. Os medicamentos interferem entre si ou amplificam seus efeitos a níveis perigosos.
Um exemplo é como o remédio natural erva-de-são-joão, que interrompe o efeito de vários medicamentos, como pílulas anticoncepcionais e medicamentos para o coração. A erva desativa enzimas no fígado que se livram dos outros medicamentos.
Outro exemplo é tomar acetaminofeno e Nyquil juntos. O Nyquil já contém acetaminofeno, e uma overdose deste medicamento causa danos graves ao fígado.
Em caso de dúvida, faça amizade com o farmacêutico local. Ele ou ela sabe mais sobre medicamentos do que outros profissionais de saúde. Pergunte ao farmacêutico sobre doses seguras, interações perigosas, técnicas apropriadas de armazenamento e datas de validade dos medicamentos.
Os farmacêuticos também podem falar sobre suplementos de ervas. Esses produtos naturais não se enquadram na definição legal de “droga” (o que não significa que sejam ilegais), mas exercem efeitos farmacológicos, como o alívio da dor.
Medicamentos genéricos geralmente são tão bons quanto os de marca
Em geral, medicamentos genéricos atingem o mesmo efeito farmacológico que seus equivalentes de marca. No entanto, há momentos em que pode ser melhor gastar alguns dólares extras em um medicamento de marca.
Um medicamento genérico tende a ter alguns anos em termos de disponibilidade. O preço de um medicamento genérico é muito menor do que o de um medicamento de marca.
A Food and Drug Administration dos EUA exige que os medicamentos genéricos contenham a quantidade exata de ingredientes indicados em seu rótulo. As empresas geralmente cumprem os regulamentos da FDA.
A única vantagem dos medicamentos de marca é sua formulação. Uma formulação fornece detalhes como a presença de ingredientes não medicamentosos na dose e o uso de um complexo químico para o medicamento.
Uma formulação afeta a taxa de absorção e a duração de uma dose. Embora isso não importe para a maioria dos medicamentos, alguns produtos farmacêuticos funcionam melhor com certas formulações.
Estude a formulação de uma marca ou pergunte ao farmacêutico da vizinhança sobre isso. Se os efeitos valerem o custo extra, adquira o de marca.
Não Espere que Estas 6 Emergências Aconteçam para Começar a Economizar
Sobre suplementos de ervas e datas de validade
Trate as ervas medicinais e suplementos de ervas com o mesmo cuidado dispensado aos medicamentos. Algumas misturas de ervas compartilham o mesmo ingrediente ativo que os medicamentos. Outros não possuem equivalentes sintéticos. Além disso, as ervas podem ser cultivadas em um jardim de sobrevivência ou jardim medicinal.
Por outro lado, os regulamentos para ervas e suplementos são muito menos rigorosos. Esses produtos geralmente são adulterados por fabricantes sem escrúpulos. Além disso, a dose e a eficácia da erva ou suplemento podem variar. Nem todas as plantas produzem a quantidade exata do composto ativo.
Apenas adquira suplementos de ervas de uma fonte confiável. Essa é uma das poucas vezes em que obter um produto com marca é melhor que uma versão genérica.
Por fim, lembre-se de verificar os medicamentos do seu estoque de sobrevivência antes que eles cheguem à data de validade. A maioria dos medicamentos se torna menos eficaz ao longo do tempo. Alguns deles também podem gerar subprodutos tóxicos após expirar.
Entregue os medicamentos vencidos a alguém que conheça os métodos adequados de descarte. Não jogue-os no ralo ou no vaso sanitário.
Os medicamentos mantidos em um veículo devem ser trocados com mais frequência do que os armazenados em ambientes fechados. As constantes e consideráveis mudanças de temperatura dentro de um carro degradam os produtos químicos mais rapidamente do que o normal.
Leia mais:
[Sobrevivencialismo] 11 Erros de Preparação e Como Evitá-los
20 Dicas para Sobreviver à Próxima Situação Caótica com Facilidade
Sobrevivendo na Natureza: Você Sabe Quais Plantas são Seguras para Comer?
Fontes:
– Natural News: Prepper medicine: Considerations for OTC meds in your survival cache
– Beans Bullets Bandages & You: Non-Prescription Drugs And Prepping
– FDA: Don’t Be Tempted to Use Expired Medicines