HERESIA: Rodrigo Silva ensina que a Bíblia não pode ser lida e compreendida pelo homem comum
Apenas teólogos devidamente preparados e cultos podem compreender as Escrituras, pois somente eles conhecem as regras de exegese, segundo o pseudo-arqueólogo e youtuber oficial da IASD, guia turístico na Terra Santa, Rodrigo Silva.
A afirmação foi repetida sob diversas formas em conversa com o ateu e pretenso cientista, Sérgio Sacani, com o objetivo de negar a clara verdade bíblica da Terra Plana, ensinada literalmente do Gênesis ao Apocalipse, por profetas, apóstolos e o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo.
Segundo ele,
1. É preciso ser “acadêmico” para compreender e defender uma doutrina bíblica.
2. O teólogo é alguém que reflete sobre Deus, com algumas ferramentas que o leigo não tem.
3. Existem critérios de pesquisa, estudo, etc e etc, para poder examinar e compreender a Bíblia.
4. Exegese, critérios hermenêuticos, análise do contexto, ler a passagem no seu original, verificar se houve variação textual ou não, estudar à luz da época, expressões idiomáticas…
5. A Bíblia lida ao pé da letra, tem um monte de problemas… Não faz o menor sentido ler a Bíblia simplesmente, é preciso “examiná-la” com essas ferramentas acadêmicas…
6. É preciso examinar, verificar, colocar à prova, ler no original, comparar o hebraico bíblico, de dois mil anos atrás, o aramaico, com as línguas da época à luz dos hebraístas de agora…
7. E tem o lado poético da linguagem bíblica também, além da linguagem observacional, problemas semânticos…
8. A Bíblia não foi escrita para ter esse rigor científico que muitos querem… O próprio Jesus teria cometido erro científico ao descrever o grão de mostada como a menor das sementes. O conheimento científico de Jesus Cristo é inferior ao de um botânico de hoje!
9. Ler a Bíblia ao pé da letra, sem exegese, ao ponta pé, é um desserviço.
10. Se não for desse jeito que estou dizendo, até eu vou achar a Bíblia um livro ridículo.