Entenda melhor por que Jesus purificou o templo…

Autor: Leonardo de Lapaor.

O que precisamos entender antes de tudo é o fato de que os animais não foram mantidos no próprio templo. Nem a compra e a venda estavam ocorrendo no próprio templo. Ninguém foi autorizado a entrar no templo, exceto os próprios sacerdotes. A compra e venda de animais e a troca de moeda ocorreram na Corte dos Gentios – o distrito mais distante do terreno do templo. 

A próxima coisa que você deve entender é o fato de que os sacerdotes que eram de saduceus seita [Atos 4: 1; 5:17] não transformou os tribunais do templo em um mercado comum onde você fazia compras. Eles mantinham os animais permitidos para sacrifício nas dependências do templo, para que aqueles que viessem de longe ou aqueles que não tivessem um animal para sacrifício pudessem comprar alguns.

Como a única moeda em que a vítima do sacrifício poderia ter sido comprada era uma moeda tiriana, eles tinham cambistas disponíveis para converter o dinheiro comum em moeda tirana. Os cambistas também estavam lá para cobrar o imposto do templo prescrito no Pentateuco Judaico. O comentário na The New American Bible, em referência a Mateus 21:12, também reconhece estes fatos:

“As atividades que aconteciam na área do Templo não eram seculares, mas estavam relacionadas à ADORAÇÃO DO TEMPLO. Assim, o ataque de Jesus àqueles tão engajados e sua acusação de que eles estavam fazendo da casa de oração de Deus um covil de ladrões constituíam uma reivindicação de autoridade sobre as práticas religiosas de Israel e constituíam um desafio às autoridades sacerdotais. Essas atividades foram realizadas na corte dos gentios, a corte mais externa da área do Templo. Animais para sacrifício foram vendidos; as pombas eram para aqueles que não podiam pagar uma oferta mais ampla [Levítico. 5: 7]. Tabelas dos cambistas: apenas as moedas de Tiro podiam ser usadas para as compras; outro dinheiro teve que ser trocado por isso. ”

Em relação a João 2:14, lemos:

“Bois, ovelhas e pombas: destinados ao sacrifício. As pombas eram as ofertas dos pobres [Levítico. 5: 7]. Trocadores de dinheiro: por um imposto no templo pago por todo judeu do sexo masculino com mais de dezenove anos de idade, com uma moeda de meio sheckel [Êxodo. 30: 11-16], na moeda tiriana ”.

Praticamente todos os estudiosos da Bíblia concordam que as atividades que aconteciam nas cortes do templo nos dias de Jesus eram perfeitamente lícitas no que dizia respeito ao Pentateuco Judaico. Em Deuteronômio 14: 22-27, encontramos o mandamento de que aqueles que moram muito longe do local escolhido levem a prata com eles e comprem os animais de sacrifício no local escolhido. Desde que o Pentateuco Judaico, que também é reconhecido pela Igreja Cristã, sanciona o culto sacrificial e compra de animais sacrificiais no local escolhido – por que Jesus tomou uma ação tão drástica? Por que ele acusou o clero do templo de transformar o templo em um covil de ladrões? A resposta é óbvia. Ele se opôs ao culto sacrificial em geral. Ele concordou com Jeremias que o culto sacrificial era o produto da caneta mentirosa dos escribas. Também ficará evidente que Jesus considerou a matança de animais um assassinato. Jesus não achou que o templo deveria ser apenas judeu. Nem que deveria ser um local de sacrifício.

Ele declarou que o templo deveria ser a Casa de Oração para TODAS AS NAÇÕES.

Jesus creu na sinagoga e não no templo. Na sinagoga, a oração era oferecida como sacrifício. No templo, os animais foram massacrados. Na Casa de Oração, todas as nações devem participar.

No templo, apenas os de ascendência judaica podiam adorar. Os gentios foram permitidos na corte mais externa. Ao condenar as atividades nas cortes do templo, Jesus se referiu a dois profetas do Antigo Testamento: Isaías e Jeremias – que se opunham ao culto sacrificial:

“Não está escrito: Minha casa será chamada CASA DE ORAÇÃO PARA TODAS AS NAÇÕES? Mas você fez disso um DEN OF ROBBERS ”[Marcos 11:17].

Quando Jesus declarou que o templo deveria ser chamado de “Casa de Oração para todas as Nações”, ele se referiu a Isaías 56: 7.

Jesus enfatizou que TODAS AS NAÇÕES – ou seja, GÊNEROS têm o direito de participar da CASA DE ORAÇÃO.

A segunda declaração “covil de ladrões” vem de Jeremias 7:11 – o próprio capítulo em que Jeremias alegou que o culto sacrificial não veio de Deus Jeremias 7: 21-23.

O que Jesus quis dizer quando afirmou que os saduceus [os sacerdotes] transformaram a Casa de Oração em um DEN de ROBBERS?

A resposta é bastante surpreendente. A palavra den foi traduzida da palavra grega spelaion – número # 4693 em Strong e significa: uma gruta, uma caverna. Gruta significa: uma caverna. Caverna significa: uma caverna oca. A palavra grega spelaion foi traduzida den e cave pelos tradutores do rei James no Novo Testamento. A própria palavra den significa uma caverna. A palavra den em Jeremias 7:11 vem de uma palavra hebraica mearah – número # 4631 que significa: caverna escura ou caverna. Esta palavra hebraica foi traduzida como caverna, cova e buraco no Antigo Testamento da Bíblia King James. No Novo Testamento da Bíblia King James, a palavra DEN aparece três vezes. Cada vez que se refere à declaração de Jesus, um DEN de ladrões. A palavra caverna aparece apenas em João 11:38 em referência ao túmulo de Lázaro – já que seu túmulo era uma caverna. No Antigo Testamento [de acordo com a tradição judaica do texto massorético], lemos que Abraão comprou um campo com uma CAVERNA. Essa caverna se tornou o local do túmulo ou do enterro:

Depois, Abraão enterrou sua esposa Sara na caverna no campo de Macpela, perto de Mamre [que fica em Hebrom] na terra de Canaã. Assim, o campo e a caverna nele foram legalmente transferidos para Abraão pelos hititas como local de sepultamento ”
[Gênesis 23: 19-20].

O próprio Abraão foi enterrado na mesma CAVERNA [Gênesis 25:10]. Isaque, Rebeca e Jacó também foram enterrados na mesma caverna [Gênesis 49: 29-32]. Jesus encarregou os sacerdotes de transformar a Casa de Oração em um Cemitério.

Crepitando perpetuamente os holocaustos no altar – o templo se tornou o cemitério. Mas o que Jesus realmente queria expressar com a palavra ladrões? A palavra em inglês ladrão deriva da palavra rob, que significa: apreender e tirar a propriedade de uma violência ilegal ou ameaça de violência. Essa palavra se distingue da palavra ladrão, pois envolve violência, enquanto a palavra ladrão implica apenas roubo.

A palavra ladrões em Jeremias 7:11 vem da palavra hebraica periyts – número # 6530 em Strong e significa: violentos, isto é, tiranos. Esta palavra também é traduzida como destruidores e voraz na Bíblia King James. No Novo Testamento, a palavra ladrão foi traduzida da palavra grega leistes usada para traduzir a palavra hebraica. É o número 3027 em Strong e significa: saquear um bandido. A palavra bandido significa: um ladrão em um bando de bandidos. Um fora da lei é um ladrão violento que recorre ao assassinato. Quando os guardas do templo foram enviados para prender Jesus no jardim do Getsêmani, Jesus declarou:

“Sou ladrão, disse Jesus, que você saiu com espadas e porretes para me capturar?” [Marcos 14:48].

Os ladrões foram confrontados com espadas e porretes porque eram violentos.

Em João 19:40, somos informados de que Barrabás, que foi libertado em vez de Jesus, era um ladrão [leistes].

Em Lucas 23:18, somos claramente informados de que Barrabás foi lançado na prisão por causa de rebelião e assassinato. Barrabás era um ROBBER, isto é, ASSASSINO.

Jesus assim acusou os sacerdotes de assassinato. Ele alegou que, massacrando perpetuamente os animais inocentes no altar de sacrifício, eles se tornaram os violentos. Através do massacre e cremação perpétuas das vítimas, eles transformaram o templo em um cemitério. Depois que Jesus assumiu o controle do templo, ele imediatamente permitiu o acesso aos cegos e aos coxos.

Observe:

“Os cegos e os coxos se aproximaram dele na área do templo, e ele os curou”
[Mateus 21:14.
Agora, observe o comentário deste texto da mesma Bíblia:
“De acordo com 2 Samuel 5: 8 [LXX], os cegos e os coxos eram proibidos de entrar na“ casa do SENHOR ”, no templo”.
De acordo com 2 Samuel 5: 8, Davi odiava os cegos e os coxos e os proibia de entrar no templo.
David disse naquele dia: Quem quer que atinja os jebuseus, suba pelo poço de água e atinja o coxo e o cego que são detestados pela alma de David. Eles dizem: Os cegos e os coxos não entrarão em casa ”[A Bíblia Amplificada].

O Texto Massorético usa a palavra ‘bayith’, que foi traduzida como ‘casa’ e ‘templo’ no King James e na Bíblia Amplificada. A Bíblia das Boas Novas segue a LXX, ou seja, a Septuaginta Grega e reproduz o texto de 2 Samuel 5: 8 da seguinte maneira:

“Naquele dia Davi disse a seus homens: ‘Alguém aqui odeia os jebuseus tanto quanto eu? O suficiente para matá-los? Depois, atravesse o túnel da água e ataque os pobres cegos aleijados. Por isso se diz: O CEGO E O ALEIJADO NÃO PODEM ENTRAR NA CASA DO SENHOR ”.

Jesus anulou esta regra e permitiu o acesso de cegos e coxos ao templo. Lá ele mostrou seu poder curando-os. Estas são as últimas curas registradas por Mateus. Lucas afirma que, depois de limpar o templo, Jesus ensinou lá todos os dias. Os sacerdotes queriam matá-lo, mas temiam as pessoas que estavam ao seu lado:

“E ele ensinava todos os dias no templo. Mas os sumos sacerdotes, os escribas e os anciãos do povo procuravam livrar-se dele; Mas eles não foram capazes de encontrar o que fazer com ele; para todas as pessoas reunidas ao seu redor para ouvi-lo ”[Lucas 19: 47-48].
Marcos nos diz que depois que Jesus assumiu o controle total do templo, ele se recusou a permitir que alguém trouxesse algo ao templo:

“E ele não permitiu que ninguém levasse mercadorias ao templo” [Marcos 11:16, tradução de Lamsa de Peshita].

O grego usa a palavra skeuos, que significa: vaso, utensílio, implemento.
Jesus interrompeu as atividades normais do templo. Ao fazê-lo, ele interferiu no sacrifício diário. Como ele expulsou todos os animais sacrificiais e recusou que alguém os trouxesse para o templo, ele obviamente tornou impossível para os sacerdotes entrar em rituais de sacrifício. Se Jesus se identificasse com o Pentateuco judeu e a prescrição para o sacrifício diário e outras ofertas de sacrifício, ele não teria interrompido o mesmo. Em nossos evangelhos canônicos, temos uma preservação incompleta da declaração de Jesus a respeito do templo. Afirma-se que ele destruiria o templo e faria outro em três dias. O testemunho, no entanto, não se harmoniza completamente.

No evangelho de Tomé, porém, afirmou que Jesus disse:

“Destruirei esta casa [templo] e ninguém poderá reconstruí-la”.

Esta declaração deve ser autêntica e original. O imperador romano Juliano, o apóstata, que era originalmente cristão, mas depois abandonou o cristianismo e voltou ao paganismo, na verdade acreditava que Jesus disse que o templo nunca seria reconstruído. Para provar que Jesus estava errado, ele deu uma ordem para reconstruir o templo em Jerusalém. Ele ordenou que muitos judeus do Império Romano retornassem a Jerusalém e construíssem o templo. Ele também forneceu materiais. Quando os trabalhadores foram ao local para começar a construir o templo, Deus interveio sobrenaturalmente para impedir sua construção. Eles tentaram três vezes reconstruí-lo e cada vez houve uma intervenção sobrenatural para que o projeto fosse abandonado. Os eventos foram registrados pelos pais da igreja e pelo historiador romano. Os fatos são declarados em muitos livros que lidam com mistérios sobrenaturais e inexplicáveis, bem como os escritos de vários Padres da Igreja. Faz mais de 1900 anos que o templo em Jerusalém foi destruído. Até o momento, não foi reconstruído. Temos a palavra de Jesus que nunca será reconstruída, já que Deus teve o suficiente do culto sacrificial.

Por trás da teoria de que foram os trapaceiros que Jesus visava como os culpados no sistema de sacrifício de animais, está a alegação de que todo o processo havia se tornado “muito comercial”.

Isso é semelhante a afirmar que a instituição da escravidão teve que ser desmantelada porque se tornou muito comercial. Embora os sacrifícios do templo e a escravidão humana tivessem uma base econômica firme, foi a imoralidade inerente aos sistemas que reuniu as forças históricas que finalmente levaram ao colapso.

Várias centenas de anos depois que profetas como Isaías, Jeremias, Amós e Oséias denunciaram o sacrifício sacrifício de animais, Jesus realizou o que eufemisticamente chamamos de Purificação do Templo. Foi pouco antes da Páscoa e ele interrompeu a compra e venda de animais que estavam sendo comprados para abate. E porque os estudiosos cristãos e os líderes religiosos continuam ignorando as denúncias bíblicas desse culto sangrento, eles também tentam obscurecer a razão do ataque de Jesus ao sistema.

Eles fizeram isso concentrando-se nos cambistas, embora fossem apenas atores menores no drama que ocorreu. Foi o culto ao sacrifício que Jesus tentou desmontar, não o sistema de troca monetária. Nos três relatos do evangelho do evento, os que forneceram os animais para sacrifício são mencionados primeiro: eles foram o foco principal da indignação de Jesus.

O Evangelho de João apresenta o relato mais detalhado do evento.

“Quando estava quase na hora da Páscoa judaica, Jesus subiu a Jerusalém.
Nas cortes do templo, ele encontrou homens vendendo gado, ovelhas e pombas e outros sentados em mesas trocando dinheiro. Então, ele fez um chicote com cordas e expulsou todos do templo, tanto ovelhas quanto gado; ele espalhou as moedas dos cambistas e derrubou suas mesas. Para aqueles que venderam pombas, ele disse: ‘Saia daqui.’ (João 2: 13-16)

O evangelho de Mateus não detalha o tipo de animais que estavam sendo vendidos para abate, mas fornece a mesma ordem de eventos.

“Jesus entrou na área do templo e expulsou todos os que estavam comprando e vendendo lá. Ele derrubou as mesas dos cambistas e os bancos daqueles que vendiam pombas.

‘Está escrito’, disse-lhes: ‘Minha casa será chamada casa de oração, mas você a fará esconderijo de assaltantes’. ”(Mateus 21: 12-13)

O mesmo relato é dado no evangelho de Marcos, que, como Mateus, também relata que Jesus acusou os que estavam no templo de transformar a casa de Deus em um “covil de ladrões”. E há um reconhecimento universal de que nos dois evangelhos, quando Jesus disse isso , ele estava citando o profeta Jeremias (7:11). Aquele profeta lançou a mesma acusação contra o povo de seu tempo, quase seiscentos anos antes. Ele disse isso enquanto estava na entrada do templo, depois de já ter avisado as pessoas “não derramarem sangue inocente neste lugar”. E quando Jeremias disse que a casa de Deus havia sido transformada em um covil de ladrões, não poderia ter nada a ver com cambistas – eles não existiam em seu tempo.

No tempo de Jeremias, como no tempo de Jesus, havia uma grande distinção entre “ladrões” e “ladrões”. Nos tempos contemporâneos, essa distinção pode ser melhor compreendida comparando-se o crime de pequeno furto com crimes de assalto à mão armada. aqueles que violentamente atacam / matam suas vítimas. Mas no Israel antigo havia uma distinção ainda maior. Um ladrão poderia ser qualquer um que sucumbisse a um impulso momentâneo de roubar alguma coisa, mas um ladrão era alguém para quem crimes violentos e assassinatos eram um estilo de vida.

Tanto Jesus como Jeremias ficaram indignados com a violência do culto sacrificial, e não com a possibilidade de pequenos furtos por parte dos cambistas. Quando eles disseram que a casa de Deus havia se tornado um covil de “ladrões”, a palavra hebraica usada (aqui, transliterada) era “por-eets” ”definida como“ violenta, isto é, um tirano-destruidor, voraz, ladrão ”. a violência do sistema, o assassinato de vítimas inocentes em nome de Deus, que eles estavam condenando. Os cambistas que operavam no tempo de Jesus foram expulsos do templo porque estavam participando do processo de religião sacrificial, não porque estavam enganando os peregrinos.

O evangelho de Marcos correlaciona a tentativa de Jesus de desmantelar o sistema de sacrifício com a conspiração para matá-lo. Como o evangelho de Mateus, o relato de Marcos sobre a Limpeza do Templo começa dizendo que Jesus “começou a expulsar aqueles que estavam comprando e vendendo lá”. Continua relatando como ele explicou às pessoas por que estava fazendo isso, citando a oposição de Jeremias a sacrifício de animais:

“Minha casa será chamada casa de oração para todas as nações. Mas você o tornou um ‘covil de ladrões’. ”

E no versículo das escrituras imediatamente após essa declaração, Mark relata que “Os principais sacerdotes e os professores da lei ouviram sobre isso e começaram a procurar uma maneira de matá-lo, pois o temiam porque toda a multidão estava maravilhada com seus ensinamentos. . ”(Marcos 11:18)

É ridículo afirmar que os líderes religiosos da época de Jesus teriam planejado sua morte porque ele minou a função dos cambistas. A multidão também não ficaria “maravilhada com seus ensinamentos” se Jesus estivesse simplesmente dizendo a eles para garantir que não fossem trocados quando comprassem as moedas do templo. O que o povo ficou impressionado foi a condenação do sacrifício de animais; Fazia centenas de anos que esse tipo de condenação havia sido ouvido em Jerusalém. E isso não seria permitido. Alguns dias depois de tentar derrubar o culto ao sacrifício de animais, Jesus foi crucificado. Os líderes religiosos de seu tempo estavam determinados a preservar a crença de que havia sido ordenado por Deus, que exigia sua continuidade.

Essa determinação é ecoada nos ensinamentos dos líderes cristãos contemporâneos. Apesar de Jesus, e apesar das muitas denúncias bíblicas de sacrifício de animais (* ver nota de rodapé), eles continuam mantendo a antiga ficção de que foi Deus quem exigiu que Suas criaturas fossem mortas e massacradas como um ato de adoração.

É compreensível que, na época de Jesus, os líderes religiosos estivessem comprometidos em manter o sistema de sacrifício do Templo a todo custo: era o centro em torno do qual suas vidas giravam e seu sustento dependia. E nos tempos bíblicos, a maioria das pessoas era analfabeta e dependia do que seus líderes religiosos lhes ensinavam sobre as escrituras. Mas não é fácil entender por que os cristãos contemporâneos defendem a validade do culto ao sacrifício de animais. Numa era de alfabetização generalizada, há uma escolha a ser feita. A Bíblia apresenta claramente um conflito contínuo entre as forças que exigiam vítimas de sacrifício em nome de Deus e as forças que se opunham a ela como uma perversão feita pelo homem.

E porque há uma escolha a ser feita, é profundamente perturbador ver líderes cristãos unindo as mãos ao longo dos séculos com suas contrapartes antigas, a fim de validar um sistema de adoração no qual a casa de Deus se tornou um matadouro gigante, inundado pelo sangue de suas vítimas.

Lista parcial de escrituras que se opõem ao sacrifício de animais.

  • Salmo 40: 6
  • Isaías 1: 11-17;
  • Jeremias 7: 3-7,11,21-25
  • Oséias 8: 11-13,
  • Amós 5: 21-25
  • Miquéias 6: 6-8

O FALSO JESUS DE ROMA ​​E SEU SANGUE NA MISSA NÃO SALVA NINGUÉM

Salmo 119: 9 Como pode um jovem purificar seu caminho? Prestando atenção de acordo com a Sua palavra (A Lei e os Profetas).

Você conseguiu a resposta? Seu caminho só pode ser purificado se você obedecer à Palavra de Deus, à LEI e às Palavras dos Profetas de Deus, que entregaram Sua lei ao Seu povo.

Isaías 8:20 À lei e ao testemunho! Se eles não falam de acordo com esta palavra, é porque não há luz neles.

O seu pregador ou pastor hoje fala de acordo com a Lei de Deus ou Seus Profetas?

Provérbios 6:23 Porque o mandamento é uma lâmpada, e a lei uma luz; Repreensões de instrução são o modo de vida,

Oséias 14: 1 Israel, volte para Deus, seu pai, porque tropeçou por causa da sua iniqüidade;

Oséias 14: 2 Faça votos com você e volte para Deus. Diga a Ele: “Tira toda a iniqüidade; Receba-nos graciosamente, pois ofereceremos os sacrifícios de nossos lábios.

OBEDECER A LEI DE DEUS É MELHOR DO QUE QUALQUER SACRIFÍCIO!

VAMOS LER:

1 Samuel 15:22 Então Samuel disse: “Deus tem tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em obedecer à voz do Senhor? Eis que obedecer é melhor do que sacrifício, e prestar atenção do que a gordura dos carneiros.

Provérbios 21: 3 Para fazer retidão e justiça é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício.

Deuteronômio 6:25 Então será justiça para nós, se tivermos o cuidado de observar todos esses mandamentos diante de Deus, nosso Pai, como Ele nos ordenou.

Oséias 6: 6 Porque desejo misericórdia e não sacrifício, e o conhecimento do Senhor mais do que holocaustos

Isaías 1:10 Ouvi a palavra do Senhor, ó governantes de Sodoma; Dá ouvidos à lei de nosso PAI, povo de Gomorra:

Isaías 1:11 “Com que propósito a multidão de seus sacrifícios para Mim?” Diz o Senhor. “Já tive o suficiente de ofertas queimadas de carneiros e a gordura de gado alimentado. Não me agrada do sangue de touros, nem de cordeiros ou cabras.

Isaías 1:12 “Quando você vem à minha presença, quem exigiu isto de sua mão para pisar minhas cortes?

Isaías 1:13 Não traga mais sacrifícios fúteis; O incenso é uma abominação para mim. As novas luas, os sábados e o chamado das assembléias – não posso suportar a iniqüidade nem a reunião sagrada.

Isaiah 1:14 As tuas novas luas e as tuas festas designadas, a minha alma odeia; Eles são um problema para mim, estou cansado de suportá-los.

Isaiah 1:15 Quando estenderes as mãos, ocultarei os meus olhos de ti; Mesmo que você faça muitas orações, eu não ouvirei. Suas mãos estão cheias de sangue.

Isaías 1:16 “Lave-se, limpe-se; Afasta o mal dos teus feitos diante dos meus olhos. Deixa de fazer o mal,

Isaías 1:17 Aprenda a fazer justiça; Busque justiça, repreenda o opressor; Defenda os órfãos, implore pela viúva.

Isaías 1:18 “Vinde agora, e raciocinemos juntos”, diz o Senhor: “Embora seus pecados sejam como escarlate, eles serão brancos como a neve; Embora sejam vermelhos como carmesins, serão como lã.

Isaías 1:19 Se você estiver disposto e obediente, comerá o bem da terra;

Isaías 1:20 Mas se você recusar e se rebelar, você será devorado à espada ”; Pois a boca do Senhor falou

Jeremias 33: 8 ‘Purificá-los-ei de toda a sua iniqüidade pela qual pecaram contra mim, e perdoarei todas as suas iniqüidades pelas quais pecaram e pelas quais transgrediram contra mim.

Isaías 43:25 “Eu, Eu Sou Aquele que apaga as tuas transgressões por amor de mim; E eu não vou me lembrar dos seus pecados.

O Senhor Deus apaga nossas transgressões por Seu próprio bem, não por causa de qualquer sacrifício de sangue humano ou animal:

Oséias 6: 6 Porque desejo misericórdia e não sacrifício, e o conhecimento do Senhor mais do que holocaustos.

Fonte: Comentário logo abaixo do texto em https://zaidpub.com/catholic-jesuit-and-knights-of-malta-pdf-files/landmark-study-of-sexual-perversion-luciferianism-and-satanic-ritual-within-the-catholic-hierarchy/

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

No caminho estreito, está a minoria que se opõe ao controle da Inteligência Artificial e defende a liberdade cristã

OBS. Este é mais um vídeo realizado por Alcyon Plêiades, mas sua inclusão no conteúdo …

O projeto MK-Ultra da CIA e o controle da mente

Exatamente um dia após o massacre ocorrido em uma escola primária pelas mãos de Salvador …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.