Festas de Yahuwah: Obrigação Perpétua

tabernacle in the wildernessAs Escrituras encerram convocando todos os que vivem na Terra

“Temei a [Yahuwah], e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” (Apocalipse 14:7, ACF)

Como doador e sustentador de toda a vida, é direito de Yahuwah receber a adoração de Seus seres criados. Como o receptor da adoração, é também Seu, o direito de separar certos dias como Dias Santos.

As Escrituras chamam estes tempos para a adoração de “Festas” e de “Santas convocações.” Elas estão todas listadas em Levítico 23, começando com a Festa Semanal, o Sábado do sétimo dia.

DEPOIS falou [YAHUWAH] a Moisés, dizendo: “Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As solenidades de [YAHUWAH], que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades: Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado de [YAHUWAH] é em todas as vossas habitações.” (Veja Levítico 23:1-3).

O Sábado semanal não é o único dia a ser nomeado para adoração ao Criador. Além do Sábado do sétimo dia, existem outros dias de culto, que também são chamados de “Santas convocações” e todos eles estão listados em Levítico 23.:

  • Páscoa
  • Festa dos Pães Ázimos
  • Primícias (Primeiros Frutos)
  • Festa das Semanas (Pentecostes)
  • Festa das Trombetas
  • Dia da Expiação
  • Festa dos Tabernáculos

“Estas são as solenidades de Yahuwah, as santas convocações, que convocareis ao seu tempo determinado.” (Levítico 23:4, ACF)

Nas Escrituras, nenhuma diferença é feita entre a festa semanal, e as festas anuais. Todas são tempos determinados de YAHUWAH para a adoração.

A palavra traduzida como “solenidade/festa” vem da palavra Hebraica mo’ed.

Mo’ed ou Mo’adah; congregação, ajuntamentos festivos, indicação, sinal. . . . Desde que as festas judaicas ocorreram em intervalos regulares, esta palavra torna-se estreitamente identificada com elas. . . . A palavra Mo’ed é usada em um sentido mais amplo para todas as assembléias religiosas. Ela estava intimamente associada com o próprio tabernáculo. [Yahuwah] encontrou-se ali com Israel em momentos específicos com o propósito de revelar a Sua vontade. É um termo comum para a assembleia de adoração do povo de [Yahuwah]. (Hebrew-Greek Key Word Study Bible, “Lexical Aids to the Old Testament,” #4150.) {Estudo Bíblico de Chave de Palavra Hebraica-Grega, “Léxico Aids para o Antigo Testamento”, #4150}.

Muitas pessoas acreditam que é um erro os cristãos manterem as festas depois da morte de Yahushua. Elas argumentam que manter as festas desonra e anula a morte do Salvador.

lamb and tabernacleToda a economia Hebraica ensinou as grandes verdades da salvação. Os sacrifícios de sangue apontavam para o cumprimento final em Yahushua, como:

Eis o Cordeiro de YAH, que tira o pecado do mundo. (Veja João 1:29, ACF).

Yahushua era o grande antítipo no qual os tipos tinham prenunciado.

Yahushua “oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos” (Hebreus 9:28, ACF)

O sistema sacrifical, a cerimônia que exige sangue, foi cumprida na cruz. Assim, os sacrifícios de sangue que apontam para frente, já não eram mais necessários, já que todos os tipos conheceram o seu grande antítipo. As festas anuais, no entanto, são muito mais do que um tipo. Elas estão comemorando aniversários de ambos, bem como estão a olhar para a frente a eventos importantes na história da salvação.

As Festas, como os períodos anuais de culto, devem ser observadas ao longo do tempo e da eternidade. Assim como o Sábado semanal, os Festivais Anuais são tempos determinados para a adoração. YAHUWAH afirmou que a observância das Festas: “estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações.” (Veja Levítico 23:14, 21, 31 e 41, ACF). Obediência à ordem direta de YAHUWAH não anula nada. Yahushua disse: “Se me amais, guardai os meus mandamentos.” (João 14:15, ACF). Obediência à lei divina é a melhor maneira de honrar o Criador.

A obediência estabelece a lei como algo de valor!

“Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” (Romanos 3:31, ACF)

Multidões de cristãos, que desejam adorar a YAHUWAH, quebram a lei divina, ignorando as Festas Anuais divinamente designadas, as quais são estatutos divinos. A confusão sobre a lei estatutária decorre do fato de que YAHUWAH comunicada em particular a Moisés. O pressuposto é, uma vez que não foram ditas em voz alta, as leis para todo o acampamento, quando os 10 Mandamentos foram ditos, eram “apenas para os Judeus.” A Lei estatutária, no entanto, ainda é parte da Lei Divina. No Sinai, os Israelitas ouviram a voz de YAHUWAH pronunciando a lei dos 10 Mandamentos. O som era tão grande que, em terror, eles pediram para Moisés que pedisse para YAHUWAH apenas falar com ele, e então ele poderia dizer-lhes o que eles precisavam saber.

Eis aqui [YAHUWAH] nosso [Elohim] nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje vimos que [Elohim] fala com o homem, e que este permanece vivo. Agora, pois, por que morreríamos? Pois este grande fogo nos consumiria; se ainda mais ouvíssemos a voz de [YAHUWAH] nosso [Elohim] morreríamos. Porque, quem de toda a carne, que ouviu a voz do [Elohim] vivente falando do meio do fogo, como nós, e ficou vivo? Chega-te tu, e ouve tudo o que disser [YAHUWAH] nosso [Elohim]; e tu nos dirás tudo o que te disser [YAHUWAH] nosso [Elohim], e o ouviremos, e o cumpriremos. (Veja Deuteronômio 5:24-27, ACF).

tabernacle in the wildernessYAHUWAH concordou com a proposta. Sua resposta ao pedido do povo amarra as leis, nas quais Ele falou através de Moisés, com a lei na qual Ele falou diretamente ao povo:

Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre. Vai, dize-lhes: Tornai-vos às vossas tendas. Tu, porém, fica-te aqui comigo, para que eu a ti te diga todos os mandamentos, e estatutos, e juízos, que tu lhes hás de ensinar, para que cumpram… Olhai, pois, que façais como vos mandou [YAHUWAH] vosso [Elohim]; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda. (Veja Deuteronômio 5:29-32, ACF).

YAHUWAH deu a Moisés os estatutos que Moisés, por sua vez, repetiu para o povo. No entanto, a intenção de YAHUWAH era para que os estatutos fossem sempre mantidos como parte da lei divina.

Mandamentos, estatutos e juízos são freqüentemente ligados nas Escrituras com a advertência para manter e obedecer-lhes.

A LEI de [YAHUWAH] é perfeita, e refrigera a alma;
O TESTEMUNHO de [YAHUWAH]é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
Os PRECEITOS de [YAHUWAH]são retos e alegram o coração;
O MANDAMENTO de [YAHUWAH]é puro, e ilumina os olhos…
Os JUÍZOS de [YAHUWAH]são verdadeiros e justos juntamente.
Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino;…
Também por eles é admoestado o teu servo;
E
em os guardar há grande recompensa. (Veja Salmos 19:7-11, ACF).

A lei divina foi dada para o bem de todos os povos. Nas Escrituras, YAHUWAH ordena que todos mantenham toda a Sua lei:

“E dei-lhes os meus estatutos e lhes mostrei os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles. E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou [YAHUWAH] que os santifica.”

“Eu sou [YAHUWAH] vosso [Elohim]; andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos, e executai-os. E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou [YAHUWAH] vosso [Elohim].” (Ezequiel 20:11-13, 18-20, ACF)

O sinal entre YAHUWAH e Seu povo, é a manutenção de toda a lei divina, que inclui as Festas Anuais. Não pode haver separação entre os 10 Mandamentos e os estatutos que lhes explicam. Todos eles fazem parte da Lei Divina. A crença de que a observação das Festas Anuais desonra e anula a morte de Yahushua na cruz, contradiz o claro testemunho das Escrituras que afirma repetidamente que elas são para sempre. Moisés, sob a inspiração do Espírito Santo, afirma com determinação:

“Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos de [Yahuwah] vosso [Elohim], que eu vos mando.” (Deuteronômio 4:2, ACF)

Dividir os dias de culto, dizendo que o Sábado semanal deve ser mantido, mas não as Festas Anuais, é o mesmo que tirar a lei divina. A Escritura combina claramente a lei estatutária e os mandamentos: ambas são partes integrantes da lei divina que é perpetuamente obrigatória para todos os povos em todos os tempos.

“Eu sei que tudo quanto [Elohim] faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz [Elohim] para que haja temor diante dele.” (Eclesiastes 3:14, ACF)

silhouette of people jumping for joyA felicidade, de todos os seres criados, está ligada com a observância da lei divina. Como um Pai amoroso, YAHUWAH deu a Sua lei para que Seus filhos sejam saudáveis ​​e felizes.

“ESTES, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou [Yah] vosso [Elohim] para ensinar-vos, para que os cumprísseis… Para que temas a [Yah] teu [Elohim], e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados. Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda…” (Deuteronômio 6:1-3, ACF)

Como o Criador, YAHUWAH estabeleceu leis que são para o bem e a felicidade de todas as Suas criaturas. A Lei estatutária, que expõe sobre a lei dos 10 Mandamentos, ainda está a ser observada. Honra a teu Criador, adorando-O em TODOS os seus tempos determinados: dias semanais e anuais de adoração. Sustente a verdade e, por seu exemplo de obediência, as virtudes de seu Redentor.

“Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.” (Provérbios 3:8, ACF)

“E recrear-me-ei em teus mandamentos, que tenho amado. Também levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amei, e meditarei nos teus estatutos.” (Salmos 119:47, 48, ACF).

Fonte: https://www.worldslastchance.com/portuguese/biblical-christian-beliefs/festas-de-yahuwah-obrigao-perptua.html

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

JESUS É DEUS? A Origem da Trindade

LASHON TOV – O Elogio que Transforma – Parashá Metzorá 5784/2024 – Prof. Matheus Zandona

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.