G7 pede união e parceria das Igrejas para a celebração do “Domingo do Clima”

Para o G7, com mudanças climáticas. o mundo precisa de ‘domingos climáticos’ e ‘cristãos selvagens’ mais do que nunca

O grupo Christian Climate Action fotografado em uma peregrinação de quatro dias a pé para a conferência do G7 em Carbis Bay para protestar contra a mudança climática.

A crise climática e a perda de biodiversidade estão na agenda do G7 neste fim de semana, junto com a crise cobiçosa. E mais cristãos do que nunca estão reconhecendo que cuidar da criação ou cuidar do meio ambiente – seja qual for uma linguagem que quiser usar – é parte integrante da missão. Graças a Deus. Porque a próxima década é crítica para restaurar a natureza e estabilizar nosso clima, se quisermos evitar uma catástrofe ambiental em uma escala apocalíptica. Os governos e a sociedade precisam agir com urgência e ousádia, e os cristãos e como crianças, dar uma contribuição revolucionária para isso, agindo juntos.

A missão da Rocha do Reino Unido é equipar cristãos e igrejas para proteger e restaurar o meio ambiente, por meio de ações práticas e usando nossa voz coletiva para falar pela mudança.

Isso significa, é claro, que devemos trabalhar em coalizões e parcerias – nenhuma organização pode resolver a emergência ambiental trabalhando sozinha. Este ano, com o Reino Unido hospedando-se globalmente crítico da ONU, COP26, em novembro, os cristãos neste país têm uma oportunidade única de influenciar, se  agirmos juntos.

É por isso que A Rocha UK se juntou a quase trinta outras instituições de caridade e denominações, incluindo CAFOD, Christian Aid, a Igreja da Inglaterra, a Igreja da Escócia e a Igreja no País de Gales, para administrar a iniciativa do Domingo do Clima. Nossa visão coletiva é deixar um legado duradouro de milhares de igrejas do Reino Unido mais bem equipadas para lidar com a mudança climática como parte de seu discipulado e missão normais; e dar uma contribuição muito significativa aos esforços da sociedade civil para garantir uma ação nacional e internacional em conferência COP26.

Estamos convocando todas as igrejas do Reino Unido – todas as 50.000 comunidades cristãs que adoram no Reino Unido – a fazer três coisas. Primeiro, para realizar um serviço com foco no clima antes da COP26. Em segundo lugar, comprometer-se a realizar eles próprios ações práticas contínuas, através do nosso programa A Rocha UK’s Eco Church ou do esquema Live Simply da CAFOD. Em terceiro lugar, encorajamos as igrejas a agregar valor aos seus compromissos práticos assinando a declaração comum O Tempo é Agora , conclamando o governo a se comprometer a ir mais longe na ação climática do Reino Unido antes de hospedar a cúpula. Por meio dessa combinação de ação prática localmente e levantando nossa voz em conjunto em nível nacional, podemos fazer a maior diferença possível.

Um dos principais focos da campanha será um evento nacional do Domingo do Clima na Catedral de Glasgow, próximo ao local da cúpula, no domingo, 5 de setembro de 2021, onde celebraremos os compromissos assumidos pelas igrejas até agora em nível local, e apresentaremos o governo do Reino Unido com os compromissos e signatários combinados da declaração Time is Now . Isso mostrará aos nossos líderes políticos que eles têm nosso apoio para agir com ousadia, justiça e compaixão nessa questão.

O bispo John Arnold, da diocese de Salford, que também é a Igreja Católica da Inglaterra e o bispo líder do meio ambiente no País de Gales, realizará uma missa dominical sobre o clima neste domingo, 13 de junho, na Catedral de Salford. Ele explica: “ Precisamos reconhecer os danos que estamos causando ao meio ambiente e nossa incapacidade de cuidar de nossos irmãos e irmãs em nossa casa comum. Em um mundo pós-pandêmico, o projeto do Domingo do Clima é uma excelente oportunidade para as paróquias católicas na Inglaterra e no País de Gales, bem como nossos irmãos e irmãs ecumênicos, para entender a responsabilidade de curar nosso planeta e orar e agir em resposta à emergência climática . ”

Mas os cristãos individualmente podem e querem agir também, não apenas com relação ao clima, mas também à perda da natureza. E, é claro, eles estão intimamente relacionados: a perturbação do clima já está afetando gravemente a natureza; ainda assim, a natureza também possui muitas soluções para as mudanças climáticas, como o reflorestamento e a restauração de nossas áreas úmidas danificadas, que podem conter gases causadores do efeito estufa na atmosfera. A experiência humana e a pesquisa psicológica nos dizem que é muito mais fácil realizar ações combinadas por alguém ou algo que amamos; e é mais fácil fazer coisas desafiadoras na empresa.

É por isso que A Rocha UK está facilitando uma crescente comunidade de indivíduos e famílias comprometidos em desfrutar a natureza juntos, nutrindo-a em suas próprias casas e comunidades e defendendo-a juntos, levantando suas vozes por meio de campanhas regulares. O esquema é gratuito para aderir e participar, agora com 3500 membros, compartilhando ideias e dicas sobre como viver com mais alegria e sustentabilidade. Nosso objetivo é criar dezenas de milhares de agentes confiantes, capacitados e bem informados para a mudança e a comunidade local, e influenciar juntos nacionalmente nesta década absolutamente crítica que se avizinha para restaurar nosso meio ambiente – para Deus, a natureza e todas as pessoas.

Wild Christian é para todos e todas as denominações – desde os cristãos que estão começando a explorar o que ser “verde” pode significar até aqueles que já tomaram grandes decisões para viver com mais leveza e em sintonia com a criação de Deus.

Este ano oferece uma oportunidade única para as igrejas do Reino Unido agirem e falarem juntas sobre o meio ambiente, para o máximo impacto coletivo. O Domingo do Clima é a nossa melhor forma de o fazer. Indivíduos e famílias também terão que agir nos próximos anos e fazê-lo na empresa será essencial para a maioria. Wild Christian oferece uma maneira inovadora e motivadora de fazer isso.

As congregações da igreja podem se registrar para participar do Domingo do Clima visitando www.climatesunday.org , que possui recursos de serviço para uma variedade de tradições. Para se inscrever no Wild Christian , envie um e-mail para eles.

Fonte: https://www.thetablet.co.uk/blogs/1/1811/as-g7-begins-the-world-needs-climate-sundays-and-wild-christians-more-than-ever

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Platão é o fundador mor do Cristianismo moderno!

Usaria Jesus uma mentira para ensinar verdades, Dr. Rodrigo Silva? – Parábola do Rico e Lázaro

Jesus, com toda certeza, NÃO usaria uma mentira, ou estória, para ensinar verdades. Conhecedor da …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.