O palestrante é o pastor Rogel M. N. Tavares, um dos responsáveis pelo trabalho de aproximação com os judeus, desenvolvido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. A palestra versou sobre esse ministério judaico-adventista, que teria como fundamento orientações da profetisa Ellen G. White (1827-1915) em favor dos judeus, as quais só foram atendidas muito recentemente, a partir de 1994.
O encontro registrado em vídeo teve cerca de duas horas de duração e aconteceu na tarde do sábado 16 de agosto de 2014, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, do Distrito do Boqueirão, em Curitiba, PR. Entre as dificuldades para a conversão de judeus ao Adventismo, o pastor Rogel Tavares incluiu o triste episódio do apoio denominacional a Hitler na Alemanha durante a 2ª Guerra Mundial, citando alguns casos lamentáveis e encerrando com a imagem de uma placa ou cartaz em que se proibia a entrada de judeus no templo adventista.
Em seguida, mencionou episódios positivos de iniciativas individuais de leigos e até de um pastor que teriam contrariado as ordens da Direção da Igreja e socorrido judeus perseguidos pelo nazismo. Rogel, porém, deu razão “em parte” aos líderes, dizendo que, se não apoiassem o nazismo, poderiam perder as propriedades da Igreja.
Ao final do vídeo completo, percebe-se que o principal ou real objetivo da reunião era entreter os irmãos no sábado à tarde, com um relato interessante de trabalho missionário em prol de um segmento especial, retendo-os até depois do pôr do sol (fim do sábado), para convidá-los a participar de excursões à Terra Santa, exibindo possíveis roteiros turísticos pelo Egito, Jordânia, Israel, Palestina e Turquia a um custo de aproximadamente 4.500 dólares.
Não se trata, portanto, infelizmente, de uma confissão ou mea culpa de alguém ligado ao pastorado adventista, que teria se envergonhado pelo apoio denominacional ao nazismo.
Leia também:
- Mistério dos Nefilins: Vídeos mostram como Hitler tentou restabelecer o reino dos anjos caídos na Terra
- Arquivo Adventistas.Com: Igreja Adventista apoiou Hitler durante a 2ª Guerra Mundial
- Adventistas.Com há mais de uma década noticiou o apoio da IASD a Hitler
- Projeto Whitecoat: A Contribuição Adventista para as Armas Químicas e Biológicas