Jó e Jetro, o sogro de Moisés, são a mesma pessoa?

Por Louis Genova

PROVAVELMENTE nunca tendo considerado tal coisa antes, você pode estar dizendo: ‘Mas …’

Bem, permita-me dizer preventivamente que não tenho nenhuma prova definitiva de que isso seja assim, apenas uma boa quantidade de evidências circunstanciais. Não posso dizer com certeza que Jó é Jetro, mas posso dizer que certamente é uma possibilidade que espero demonstrar.

O primeiro ‘Mas …’ que veio à sua mente é provavelmente: ‘Mas Jó viveu muito antes do tempo do Êxodo e de Moisés.’

De acordo com quem exatamente? Não é o texto.

Embora não tenhamos nenhuma referência a ‘O primeiro ano de rei tal e tal’ no início da história até datar o Livro de Jó, recebemos informações suficientes dentro do texto para determinar aproximadamente quando isso aconteceu. Não foi antes do dilúvio. Não foi antes de Abraão. Na verdade, foi na época do Êxodo e de Moisés.

CONHECENDO JÓ COM BASE NO TEXTO MASSORÉTICO

Jó tem três amigos que vêm consolá-lo / repreendê-lo durante seu julgamento. Zofar, o naamatita. Bildad, o Shuhite. E Elifaz, o temanita (Jó 2:11). Muito pode ser decidido a partir da linhagem dessas pessoas para ajudar a conhecer o homem Jó.

Zofar, o naamatita. Naamah é filha de Lameque, que viveu antes do dilúvio (Gênesis 4:22). Seu nome sobreviveu ao dilúvio, pois o vemos identificado com um povoado na terra de Caanan, cedido à tribo de Judá (Josué 15:41).

Então, Zofar era um descendente direto da filha de Lameque, Naamah (por meio de uma das quatro mulheres na arca), ou morava na cidade de Nammah. Se essas fossem todas as informações que recebemos até a data de Jó, pouco mais poderíamos dizer do que ele viveu algum tempo depois de Lameque.

Mas temos seu próximo amigo, Bildade, o Shuhite . Existem duas pessoas chamadas Shuah nas escrituras. O primeiro é filho de Abraão com sua esposa Quetura (Gênesis 25: 1-2). O segundo Shuah mencionado nas escrituras é o pai cananita da primeira esposa de Judá (Gênesis 38: 2). Tenho a tendência de pensar que os suitas são filhos do filho de Abraão, em vez dos cananitas, mas ambos funcionam com o propósito de conhecer o homem Jó depois de Abraão. Mas há mais um amigo para olhar.

Elifaz, o Temanita. Teman é um nome bastante famoso nas escrituras, sendo citado por cinco profetas como uma terra destinada à destruição. Há apenas uma pessoa com esse nome e essa pessoa é o filho de Elifaz, o filho de Esaú (Gênesis 36:11).

Esta é a genealogia de Teman: Abraão, Isaac, Esaú, Elifaz, Teman. Portanto, para que esse homem Elifaz, o amigo de Jó, seja chamado de ‘Temanita’, Teman deve primeiro logicamente ter nascido. Isso data o homem Jó em pelo menos quatro gerações depois de Abraão.

Há mais uma pessoa que tem linhagem mencionada no texto e essa pessoa é Elihu, o Buzita. Buz é filho de Naor, irmão de Abraão (Gênesis 22: 20-21). Isso é de pouca ajuda, pois mostramos que Jó existe muitas gerações depois disso. Mas há mais uma informação dada sobre Eliú da família de Ram (Jó 32: 2). Ram é filho de Hezrom, filho de Perez, filho de Judá (Rute 4:19). Novamente, logicamente Ram deve ter nascido para que seu nome fosse conhecido, de forma que este homem Eliú pudesse ser identificado como um de sua parentela. Colocar isso em nossa árvore genealógica abaixo é o que obtemos.

Abraão, Isaac, Jacó, Judá, Pharez, Hezron, Ram.

Abraão, Isaac, Jacó, Levi, Coate, Amram, Moisés.

Portanto, Ram e Moisés foram contemporâneos. Encontramos mais evidências de que Ram tinha dois descendentes notáveis. Aminadabe, cuja filha foi casada por Aarão (Êxodo 6:23), e Nahshon, príncipe dos filhos de Judá (1 Crônicas 2:10) durante o Êxodo e da geração que morreu no deserto.

Olhando com olhos claros para todas essas informações, é óbvio que o homem Jó viveu na época de Moisés. Há uma segunda testemunha sobre quando Jó viveu, mas primeiro devemos descobrir onde ele viveu.

LOCALIZANDO A TERRA DE UZ

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó

Jó 1: 1

A terra de Uz é mencionada apenas mais duas vezes nas escrituras e apenas uma vez dando a ela uma designação significativa.

Ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz

Lamentações 4:21

Então, os edomitas moraram em Uz. Este então é o mesmo lugar que a congregação estaria no deserto. Considere o seguinte:

E partiram do monte Hor pelo caminho do mar Vermelho, para rodear a terra de Edom…

Números 21: 4

… Na costa do mar Vermelho, na terra de Edom.

1 Reis 9:26

E ele disse: Por que caminho devemos subir? E ele respondeu: O caminho pelo deserto de Edom.

2 Reis 3: 8

Jó é um edomita baseado em onde viveu e isso é confirmado no segundo testemunho abaixo.

DATAR E IDENTIFICAR JÓ COM BASE NA SEPTUAGINTA

 Este homem [Jó] é descrito no livro siríaco como vivendo na terra de Ausis, nas fronteiras da Iduméia e da Arábia: e seu nome antes era Jobabe; e tendo casado com uma árabe, ele gerou um filho cujo nome era Ennon. E ele mesmo era filho de seu pai Zare, um dos filhos de Esaú, e de sua mãe Bosorrha, de modo que era o quinto filho de Abraão.

Septuaginta Jó 42:17 (Septuaginta)

Interessante. O massoreta confirma isso?

Estes são os nomes dos filhos de Esaú … Reuel …

E estes são os filhos de Reuel … Zerah …

… E Jobabe, filho de Zerá de Bozrah…

Gênesis 36: 10, 13, 33

O massoreta não apenas confirma seu nome como Jobab, mas sua linhagem e também sua mãe são exatamente como mencionadas na Septuaginta. Colocando esta informação sobre quem é Jó / Jobabe e quando ele viveu, obtemos esta árvore genealógica.

Abraão, Isaac, Esaú, Reuel, Zerah, Jobab.

Abraão, Isaac, Jacó, Levi, Coate, Amram, Moisés.

Jobabe teria nascido uma geração antes de Moisés, então a idade correta para ser seu sogro, mas mais sobre isso mais tarde.

Depois disso, viveu Jó cento e quarenta anos.

Jó 42:16

‘ Depois deste ‘ significado ‘depois de tudo o que acabamos de ler no texto.’ Ou seja, ele viveu mais 140 anos. No entanto, ele era um homem velho quando a história aconteceu. Notamos que todas as posses de Jó foram duplicadas ‘ depois disso ‘.

Seus bens eram também sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas.

Trabalho 1: 3

Compare e contraste sua porção inicial com a conclusão dos livros.

Abençoou, pois, o Senhor o último estado de Jó, mais do que o seu princípio: porque ele tinha catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.

Jó 42:12

Apenas especulação, mas se todos os seus bens foram dobrados, então talvez sua vida também tenha dobrado? Ou seja, ele tinha 70 anos durante a aflição e então viveu mais 140, num total de 210 anos. De qualquer maneira, quer ele tivesse 50, 70 ou 90 anos quando tudo isso aconteceu, ele viveu mais 140 e certamente estaria vivo uma geração mais tarde para ser contemporâneo de Moisés

.

Quem é Jethro?

 

A trama, como dizem, se complica.

Jetro é como as pessoas comumente se referem ao sogro de Moisés com base nas inúmeras vezes em que é usado no relato do Êxodo (10x). Mas ele também é duas vezes referido como Hobab.

Ora, Heber, o queneu, que era dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés …

Juízes 4:11

E Moisés disse a Hobabe, filho de Raguel, o midianita, sogro de Moisés …

Números 10:29

Vejamos, portanto, Hobab e Jobab em hebraico.

חֹבָב Hobab

יוֹבָב Jobab

 

‘He’ com uma ponta e ‘Yod’ ‘Vav’ com uma ponta parecem muito semelhantes. Agora, sem querer, parece um erro fácil para um escriba em algum lugar ao longo do caminho alongar o topo e as laterais do ‘Vav’ יוֹ para fazer um ‘He’ חֹ, tornando Jobab um Hobab. Intencionalmente, parece uma maneira fácil de esconder a verdade enquanto alega um erro se for chamado à tarefa. Lembre-se de que Jó / Jobabe era um rei edomita. Um escriba teria olhado para aquilo e dito: ‘Alguém antes de mim deve ter cometido um erro. Deixe-me consertar. ‘ Como Números 10:29 acima mostra, Reuel era o pai de Hobabe. No entanto, a maioria das pessoas também atribui o nome de Reuel ao próprio Jethro / Hobab como a mesma pessoa. Por que é que? Os versos a seguir derivam de Êxodo.

2:16: Agora o sacerdote de Midiã tinha sete filhas …

2:18: E quando voltaram a Reuel, seu pai, ele disse: Por que hoje tornastes tão cedo?

3: 1: Ora, Moisés cuidava do rebanho de Jetro, seu sogro, o sacerdote de Midiã …

É baseado no termo idêntico ‘o sacerdote de Midiã’ em Êxodo 2:16 e Êxodo 3: 1 que a suposição é feita de que Reuel e Jetro / Hobabe são a mesma pessoa. Não há nenhuma outra razão bíblica para acreditar nisso, e como já mostrei evidências diretas em Números, simplesmente não é o caso. Haveria vários sacerdotes de Midiã, então o mesmo termo aplicado a ambos não significa que eles eram a mesma pessoa. É estritamente uma suposição. Não há nenhuma razão lógica para que Reuel e Jethro / Hobab não pudessem ter o mesmo título de ‘sacerdote’ ao mesmo tempo e no mesmo lugar.

Reuel era o nome do filho de Esaú, avô de Jobabe (Gênesis 36:10). Não sabemos quantos anos Reuel tinha quando morreu, então é perfeitamente possível que o versículo 18 esteja se referindo a ele, exatamente como diz. Ele devia ser muito velho, mas é possível. Afinal, a mãe de Moisés era irmã de Coate (Êxodo 6:20).

Abraão, Isaac, Esaú, Reuel , Zerah, Jobab.

Abraão, Isaac, Jacó, Levi, Coate , Amram, Moisés.

Isso faria das sete filhas as filhas de Reuel e não de Jetro / Hobab. Ou seja, seriam a mãe e as tias de Jetro / Hobab, ou possivelmente suas irmãs (se usadas como filhas ancestrais. Pense em Filhos e Filhas de Abraão. Não literais, mas descendentes de.) Não são filhas de Jetro, mas filhas de Reuel, exatamente como diz o texto.

Mas … e quanto a ‘sogro’? Uma olhada no hebraico e parece que a parte ‘pai’ é inteiramente baseada no contexto. A mesma palavra H2859 – chathan חָתַן é usada em outro lugar para significar ‘sogra’ e ‘genro’.

Maldito aquele que se deitar com sua sogra …

Deuteronômio 27:23

… Hoje serás meu genro…

1Samuel 18:21

Portanto, não há razão para que Jetro / Hobab seja seu ‘sogro’. Ele poderia facilmente ser ‘cunhado’ ou qualquer outro tipo de cunhado. Eu trago este ponto porque a única contradição que vejo de Jetro / Jobab e Jetro / Hobab serem a mesma pessoa é esta.

Agora, o sacerdote de Midiã tinha sete filhas …

Êxodo 2:16

[antes da prova] E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.

Trabalho 1: 2

[depois do julgamento] Ele também teve sete filhos e três filhas.

Jó 42:13

Mas ao considerar que Reuel é Reuel e não outro nome para Jetro / Hobab, e aquelas sete filhas são filhas de Reuel, como afirma no versículo 18, e nãoFilhas de Jetro / Hobab, a contradição desaparece. Jó / Hobabe / Jetro poderia ter contado a Moisés toda a história de sua aflição durante seu tempo juntos no deserto, ou mesmo muito antes, permitindo que Moisés registrasse, como parece ser a opinião comum de que ele é o autor do livro. Além disso, isso vincula o Livro de Jó (que parece único, sem qualquer conexão com a narrativa) diretamente na história principal que as escrituras têm a contar. Também mostra como não precisamos ser descendentes de Jacó para conhecer o Altíssimo. Não apenas um edomita tinha acesso direto ao Deus de Israel, mas era parte integrante de Moisés e do Êxodo que, se eu tivesse que adivinhar, seria a razão pela qual os escribas podem ter mudado as coisas, se de fato foi isso que aconteceu.

Obrigado por ler e espero que isso tenha falado com você.

Paz e bênçãos para você, Louis Genova.

Fonte: https://theunexpectedcosmology.com/job-and-jethro-moses-father-in-law-are-the-same-person/

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Raízes pagãs do culto atual à Serpente, através da Medicina, imposto ao mundo pela OMS

Uma foto tirada em 24 de fevereiro de 2020 mostra o logotipo da Organização Mundial …

Pastor da ativa sugere mudanças à IASD em livro: Baixe o seu “Antes Que Seja Tarde Demais”!

Sugestão de André Reis, do grupo “Teologia Adventista” no Facebook: Acaba de ser lançado o …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.