NÃO OLHE PARA CIMA: Versículos que faltaram para que Leandro Quadros tirasse dez em sua análise do filme

A análise do filme “Não Olhe para Cima” feita pelo irmão youtuber e apresentador do programa Na Mira da Verdade, professor Leandro Quadros, passou bem perto de merecer uma nota dez pela argumentação bíblica que apresenta. Faltaram apenas alguns versículos, que são realmente essenciais, os quais apresentaremos abaixo.

Leandro Quadros se equivocou também ao citar primeiro, antes da Bíblia, teorias pseudo-científicas que supostamente explicariam a proteção de Deus à Terra — chão, solo, nível da Criação e não “planeta” –, em que vivemos.

“O filme relembra que Deus protege o planeta. Norman Geisler, um dos autores do livro Não Tenho Fé Suficiente Para Ser Ateu explica na página 127 que se Júpiter não estivesse em sua rota atual, a Terra seria bombardeada com material espacial. O campo gravitacional de Júpiter age como um aspirador de pó cósmico, atraindo asteroides e cometas que de outra maneira atingiriam a Terra. Isso se chama “constante antrópica”, um princípio que demonstra que o planeta foi preparado para possibilitar a existência de vida humana… O posicionamento de Júpiter de forma estratégica faz com que ele, com sua força gravitacional puxe para si todo o lixo cósmico.”

Somente então, depois de citar a pseudo-ciência para provar que “Deus protege o planeta”, Leandro Quadros começa a citar a Bíblia: “Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem-contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.” Isaías 40:26, Almeida Revista e Atualizada.

Faltou olhar um pouco mais pra cima, professor Leandro Quadros, em relação ao Céu, o lugar da habitação de Deus e em relação ao texto bíblico, nos livros e versículos que antecedem Isaías 40:26.

Em vez de confiar numa suposta posição estratégica de Júpiter ainda que definida por Deus, devemos confiar no próprio Deus, que comanda a rota das astros (estrelas e meteoros), os quais conhece pelo nome e impede que atinjam o lugar onde vivemos, a menos que isso seja de Sua vontade como na batalha de Josué capítulo 10.

“Sucedeu que, fugindo eles de diante de Israel, à descida de Bete-Horom, fez o Senhor cair do céu sobre eles grandes pedras, até Azeca, e morreram. Mais foram os que morreram pela chuva de pedra do que os mortos à espada pelos filhos de Israel.

“Então, Josué falou ao Senhor , no dia em que o Senhor entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel; e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeão, e tu, lua, no vale de Aijalom. E o sol se deteve, e a lua parou até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no Livro dos Justos? O sol, pois, se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro. Não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, tendo o Senhor , assim, atendido à voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel.” — Josué 10:11-14

A primeira lição correta e completa, portanto, a ser extraída da reflexão de Leandro Quadros sobre o filme “Não Olhe para Cima” seria: “Olhe para cima, sim, e com confiança! Deus protege a Terra, porque Ele próprio comanda meteoros, estrelas como o Sol e também a Lua.”

E com base nos versículos de Isaías 40, que antecedem ao 26, Leandro Quadros deveria ter atentado para a cosmovisão ou cosmologia sugerida por nosso próprio Deus como a maneira correta de descrevê-Lo e apontar Sua localização:

“Ó Sião, você que anuncia boas-novas, suba a um alto monte! Ó Jerusalém, você que anuncia boas-novas, levante a sua voz fortemente! Levante-a, não tenha medo. Diga às cidades de Judá: ‘Eis aí está o seu Deus!‘” — Isaías 40:9

A mensagem quanto à localização de Deus é “boa nova” (Evangelho) e deve ser pregada sem medo e em alta voz, professor Leandro. Deus nos sugere proclamá-la com grande visibilidade, sobre um alto monte, apontando para cima e dizendo: “Olhe para cima, sim, ali está o nosso Deus, acima das nuvens e astros, aí está o trono dEle!”

https://i0.wp.com/www.adventistas.com/wp-content/uploads/2021/02/terra-plana-biblia.jpg?resize=618%2C618

Do Gênesis ao Apocalipse, é assim que Deus Se descreve e se posiciona em relação à humanidade, Ele é o Criador da terra e seus fundamentos abaixo dela, do firmamento sólido sobre ela, das águas abaixo e acima ela, e do abismo nas profundezas, abaixo dela. Seu trono está acima, nos céus de onde nos contempla, protege e avalia.

“Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu o pó da terra na terça parte de uma vasilha e pesou os montes e as colinas numa balança?” — Isaías 40:12

https://i0.wp.com/www.adventistas.com/wp-content/uploads/2021/05/deus-trono-terraplaa.jpg?resize=615%2C1066

“Com quem vocês querem comparar Deus? Com que imagem vocês o podem confrontar?…

“Será que vocês não sabem? Será que não ouviram? Será que isso não lhes foi anunciado desde o princípio? Vocês não entenderam isso desde a fundação do mundo? Vocês não atentaram para os fundamentos da terra?

“Ele é o que está assentado sobre a cúpula da terra, cujos moradores são como gafanhotos. É ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar.” Isaías 40:18-22 — Nova Almeida Atualizada

“Aquele que domina acima do disco terrestre, cujos habitantes vê como se fossem gafanhotos, aquele que estende os céus como um véu de gaze, e como tenda os desdobra para aí se abrigar. ” Isaías 40:22 — Versão Católica

“E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar. — Isaías 40:22 — Almeida Revisada Imprensa Bíblica

Todos os outros versículos citados por Leandro Quadros refletem também essa cosmologia bíblica que os teólogos de hoje tentam negar, porque colocam a pseudo-Ciência acima da Bíblia. Mas o ex-obreiro está agora relativamente livre para admitir seus erros e proclamar a verdade bíblica como ela é. Até porque o próprio Deus anunciou que a terra bíblica seria novamente aplainada antes de Sua nova intervenção na História humana:

“Todos os vales serão levantados, e todos os montes e colinas serão rebaixados; o que é tortuoso será retificado, e os lugares ásperos serão aplanados. A glória do Senhor se manifestará, e toda a humanidade a verá, pois a boca do Senhor o disse.” — Isaías 40:4,5

Mais versículos citados por Leandro Quadros, os quais refletem a cosmologia bíblica da terra plana, coberta por um domo, acima do qual está Deus:

1. Tanto o Céu (firmamento, onde foram fixados os astros) quanto a Terra são sólidos e passíveis de destruição pelo fogo:

“Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.” — 2 Pedro 3:7″Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.” — 2 Pedro 3:10

2. Estrelas são bem menores que a Terra e irão cair sobre ela e o Céu (firmamento) é uma estrutura que pode se enrolar como um pergaminho, com o calor do fogo da destruição final:

“…as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes, e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar.” — Apocalipse 6:13,14

3. Depois que o firmamento for removido, todos poderão ver o trono de Deus:

“E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro.” — Apocalipse 6:14-16

4. Deus deixará de habitar acima do firmamento e fará morada conosco:

“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.” — Apocalipse 21:1-3

5. Confirmando, os céus, que incluem o espaço sideral e a atmosfera abaixo do domo, serão incendiados e seus elementos se derreterão:

“Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.” — 2 Pedro 3:11,12

6. Leandro Quadros pode não ter notado (ou voluntariamente ignorado) , mas citou que a Terra subsiste no meio da água, segundo a Bíblia:

“Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.” — 2 Pedro 3:5

7. Faltou também acrescentar que o Apocalipse confirma a cosmovisão bíblica de três níveis — Céu, Terra e Abisnmo — e que, de fato, antes do retorno de Cristo, a Bíblia literalmente diz que uma estrela cairá do CÉU sobre a TERRA e libertará criaturas que vivem no ABISMO, bem abaixo de nós:

“E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar.
E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra.” — Apocalipse 9:1-3

Conclusão

O professor Leandro Quadros, portanto, precisa “olhar um pouco mais para cima” e perceber o que Deus realmente diz em Sua palavra sobre Si mesmo e Sua localização. Siga a recomendação de Paulo a Timóteo. Foque na Bíblia e esqueça a pseudo-Ciência. “Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência, A qual professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém.” — 1 Timóteo 6:20,21

Veja também:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Jesus desceu ao mundo dos mortos! (Pr. Damázio)

Católicos usam ilustração que lembra a Terra Plana para pedir oração e cuidado pela Criação… e adventistas copiam, sem admitir o modelo bíblico!

“O Papa Francisco nos lembra que cada um de nós tem um papel a desempenhar …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.