Iníco / Artigos / No Ceará, pesquisa alerta para os riscos do uso de agrotóxicos – Que dizer do Pólo Juazeiro – Petrolina?

No Ceará, pesquisa alerta para os riscos do uso de agrotóxicos – Que dizer do Pólo Juazeiro – Petrolina?

Veja até ao fim o vídeo.
Eu quase chorei, junto com o pai de família que foi entrevistado.
Agrotóxicos controlam pragas e doenças em fazendas do mundo inteiro.
Resíduos na água e aumento dos casos de câncer chamam a atenção.

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/08/no-ceara-pesquisa-alerta-para-os-riscos-do-uso-de-agrotoxicos.html

Pelo ar, por terra, em diversas formulações e preparos. Os agrotóxicos fazem parte do pacote tecnológico usado na maioria das propriedades rurais brasileiras. Com o crescimento da agricultura, na última década, a venda desses produtos no país aumentou 190%, situação que vem preocupando os profissionais da saúde.
A Abrasco, Associação Brasileira de Saúde Coletiva, publicou um dossiê que reúne os resultados de diversas pesquisas feitas em várias regiões do Brasil avaliando os efeitos dos agrotóxicos sobre o meio-ambiente e a saúde das pessoas.
O biólogo Fernando Carneiro é professor de saúde coletiva da Universidade de Brasília e membro da Abrasco. Foi ele quem reuniu as informações publicadas no dossiê. “De modo geral, em torno de 30% dos alimentos que o brasileiro consome não estão adequados para consumo humano em relação à questão dos agrotóxicos. Amostras são insatisfatórias ou porque têm agrotóxico não autorizado ou porque têm resíduo em quantidade inadequada”, explica.
O dossiê aponta que 14 agrotóxicos vendidos no Brasil já estão proibidos em outros países porque são suspeitos de causar danos neurológicos, mutação de genes e câncer.
Confira o vídeo com a reportagem completa e conheça uma das pesquisas que fazem parte do dossiê, um trabalho que relaciona o uso de agrotóxicos com a contaminação da água e o aumento do número de casos de câncer.

Veja também:
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/08/uso-de-agrotoxicos-traz-problemas-ambientais-e-ja-causou-ate-um-crime.html

Sobre Paulo Pinto

Além disso, veja também:

Afinal idiomas ou línguas estranhas?

Relacionado

13 ATOS DE UM MANIPULADOR – Cuidado Com Eles!!!!!

Relacionado

2 comentários

  1. Acredito que o uso exagerado do agrotóxico (veneno) é um descaso pois, muitos estão sofrendo e muitos irão sofre com essa falta de cuidado. Em nossa região do vale do são francisco o chamado vale da uva e do vinho, manga e muito mais pense!!! vivemos rodeados de fazendas que cultiva a uva e a manga frutas que saem daqui pra fora, e nós ficamos com as consequências deixadas por aplicações dessas substancias. Eu falo isso por que já trabalhei e vi acontecer, produtos que tem uma certa carência e aplicado mais não se respeita o tempo de carência. Tem agrotóxicos que apos a sua aplicação só se pode entrar no pareral pra se trabalhar apos 48 horas, 24 horas ate 5 dias pra se entra alguma pessoa pra se trabalha embaixo do pareral. Então acredito que esse descaso terá grandes consequências tanto pro meio e pra pessoas que são obrigadas a trabalhar nestas condições.

  2. Valeu Max acredito que isso tem faz sentido sim, apenas muitos desconhecem esse lado…
    Abraço…

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.