Iníco / Artigos / No Ceará, pesquisa alerta para os riscos do uso de agrotóxicos – Que dizer do Pólo Juazeiro – Petrolina?

No Ceará, pesquisa alerta para os riscos do uso de agrotóxicos – Que dizer do Pólo Juazeiro – Petrolina?

Veja até ao fim o vídeo.
Eu quase chorei, junto com o pai de família que foi entrevistado.
Agrotóxicos controlam pragas e doenças em fazendas do mundo inteiro.
Resíduos na água e aumento dos casos de câncer chamam a atenção.

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/08/no-ceara-pesquisa-alerta-para-os-riscos-do-uso-de-agrotoxicos.html

Pelo ar, por terra, em diversas formulações e preparos. Os agrotóxicos fazem parte do pacote tecnológico usado na maioria das propriedades rurais brasileiras. Com o crescimento da agricultura, na última década, a venda desses produtos no país aumentou 190%, situação que vem preocupando os profissionais da saúde.
A Abrasco, Associação Brasileira de Saúde Coletiva, publicou um dossiê que reúne os resultados de diversas pesquisas feitas em várias regiões do Brasil avaliando os efeitos dos agrotóxicos sobre o meio-ambiente e a saúde das pessoas.
O biólogo Fernando Carneiro é professor de saúde coletiva da Universidade de Brasília e membro da Abrasco. Foi ele quem reuniu as informações publicadas no dossiê. “De modo geral, em torno de 30% dos alimentos que o brasileiro consome não estão adequados para consumo humano em relação à questão dos agrotóxicos. Amostras são insatisfatórias ou porque têm agrotóxico não autorizado ou porque têm resíduo em quantidade inadequada”, explica.
O dossiê aponta que 14 agrotóxicos vendidos no Brasil já estão proibidos em outros países porque são suspeitos de causar danos neurológicos, mutação de genes e câncer.
Confira o vídeo com a reportagem completa e conheça uma das pesquisas que fazem parte do dossiê, um trabalho que relaciona o uso de agrotóxicos com a contaminação da água e o aumento do número de casos de câncer.

Veja também:
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/08/uso-de-agrotoxicos-traz-problemas-ambientais-e-ja-causou-ate-um-crime.html

Compartilhar isso:

Sobre Paulo Pinto

Além disso, veja também:

O Senhor dos Milagres – Um dos melhores filmes infantis que já assisti. Através da animação, que mistura técnicas de movimento em bonecos de argila a recursos de computação gráfica.

Click na imagem para baixar Relacionado

UM MAGNÍFICO FALSO PROFETA

Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que …

2 comentários

  1. Acredito que o uso exagerado do agrotóxico (veneno) é um descaso pois, muitos estão sofrendo e muitos irão sofre com essa falta de cuidado. Em nossa região do vale do são francisco o chamado vale da uva e do vinho, manga e muito mais pense!!! vivemos rodeados de fazendas que cultiva a uva e a manga frutas que saem daqui pra fora, e nós ficamos com as consequências deixadas por aplicações dessas substancias. Eu falo isso por que já trabalhei e vi acontecer, produtos que tem uma certa carência e aplicado mais não se respeita o tempo de carência. Tem agrotóxicos que apos a sua aplicação só se pode entrar no pareral pra se trabalhar apos 48 horas, 24 horas ate 5 dias pra se entra alguma pessoa pra se trabalha embaixo do pareral. Então acredito que esse descaso terá grandes consequências tanto pro meio e pra pessoas que são obrigadas a trabalhar nestas condições.

  2. Valeu Max acredito que isso tem faz sentido sim, apenas muitos desconhecem esse lado…
    Abraço…

Deixe uma resposta