O PRINCÍPIO DA SABEDORIA

treeO temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os insensatos desprezam. Provérbios 1:7

Duas mulheres trouxeram uma criança diante do rei. Ambas diziam que o filho era seu. À simples vista, ambas tinham razão. O que fez Salomão? Mandou partir o menino ao meio e dar a metade para cada uma. Nesse instante, uma delas disse: ”Por favor, não! se for pra matá-lo, pode dá-lo à outra.” Imediatamente o rei ordenou que entregasse o filho a essa mulher.

Salomão era o homem mais sábio de sua época, do mundo. Sua fama ultrapassava os limites de seu reino. Reis e rainhas de outros reinos vinham para lhe prestarem homenagem e saberem o segredo de sua sabedoria. No texto de hoje, Salomão diz o segredo de seu sucesso: “O temor do Senhor é o princípio do saber!” Mas, que tipo de temor? O de Adão e Eva que se esconderam da presença de Deus? Não. Na Bíblia, a expressão “temor de Deus” significa reconhecer, aceitar, ter Deus em conta na sua vida; definitivamente é temer+amor= TEMOR.

A primeira atitude de um sábio é reconhecer seu limite de criatura ante seu criador. A palavra sabedoria é usada mais de 300 vezes no Antigo Testamento. Todas elas relacionadas à reconhecer e depender de Deus. Aceitar seus conselhos e opiniões. Isso é ser sábio…

Nossa vida depende de decisões. Desde o levantar, ao deitar, estamos tomando decisões. Há decisões que está em jogo nossa própria vida ou a de outras pessoas. É imprescindível tomar a decisão certa. Como é importante, em momentos como esses, tomar a decisão correta. O quão não nos traz paz e segurança e a todos em volta.

Hoje você está com uma decisão difícil a tomar? Vá a Deus, ele é o princípio da sabedoria. Quando você olha essa vida “torta” pelo prisma divino, tudo tem sentido – até aquelas coisas “sem respostas”.

Antes de decidir lembre-se: “O temor do Senhor é o princípio do saber.”

 

POR: Jobson Salustriano Gouveia

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Festas de Yahuwah: Obrigação Perpétua

As Escrituras encerram convocando todos os que vivem na Terra “Temei a [Yahuwah], e dai-lhe …

Uma Nova Visão Sobre os Sete Pecados Capitais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.