Iníco / Alimentação, Saúde e Plantas Medicinais / Pergunta: Posso Beber Água Destilada Durante uma Emergência?

Pergunta: Posso Beber Água Destilada Durante uma Emergência?

Numa situação de sobrevivência a longo prazo, é adequado que a água destilada seja a sua principal fonte de água?

A destilação é uma forma antiga e confiável de purificação de água que existe desde a Segunda Guerra Mundial. Esse processo produz água limpa que é quase totalmente isenta de minerais, matéria biológica, produtos químicos e outras impurezas.

A água destilada é frequentemente usada para fins laboratoriais e industriais que exigem água de alta pureza. Normalmente, a água carrega todos os tipos de impurezas, o que pode causar reações químicas quando é usada como solvente ou em outros processos. A destilação é uma maneira barata e confiável de tratar a água do mar ou uma fonte de água de qualidade desconhecida ou de má qualidade conhecida para produzir água limpa.

No entanto, existem preocupações de que a falta de minerais e outros oligoelementos presentes na água destilada seja prejudicial à sua saúde. Este processo, especialmente a destilação super-pura, tornada possível com a tecnologia atual, é dita estar privando o seu corpo de minerais necessários e diluindo seus equilíbrios de eletrólitos e enzimas ao longo do tempo.

Evitando a Cólera após Desastre: O que Você Precisa Saber para Estar Preparado

Beber água destilada a longo prazo

A água destilada é altamente útil e certamente segura para beber – pelo menos por períodos curtos. Quando você está em um cenário de sobrevivência, no entanto, não há como saber quanto tempo sua situação duraria. A água destilada é segura para beber a longo prazo?

A destilação não remove todas as partículas presentes na água, mas certamente remove minerais como cálcio, magnésio, ferro e zinco. Embora o alimento é a principal fonte desses minerais, a destilação é capaz de remover até 60% desses minerais dos alimentos quando você usa água destilada para cozinhar. Isto sugere que o uso a longo prazo de água destilada para cozinhar pode ter efeitos prejudiciais nos níveis minerais vitais do seu corpo.

Na década de 1980, a Organização Mundial de Saúde investigou extensivamente os efeitos da água desmineralizada e descobriu que beber água destilada fará com que você faça mais xixi. Embora não seja uma preocupação importante, a micção está intimamente ligada à função renal, e qualquer coisa que faça com que seu corpo descarregue os fluidos mais prontamente deve ser notada. Além disso, a destilação elimina os eletrólitos e dilui as concentrações de soros vitais no corpo. Essas descobertas vêm de beber exclusivamente água destilada por um longo período de tempo.

6 Melhores Maneiras de Armazenar Suprimentos de Emergência em um Pequeno Espaço

Em um dia normal, seu corpo está consumindo minerais constantemente, e você os perde quando você suar. Reabastecer seus níveis minerais é vital para a saúde das membranas celulares, equilíbrio eletrolítico, função metabólica, função hormonal e até mesmo o uso de oxigênio. Em um cenário de sobrevivência, no entanto, seu corpo perde minerais mais rapidamente do que você pode reabastecê-los, enquanto você tenta sobreviver correndo, construindo e até lutando. Infelizmente, a reidratação com água destilada não substituirá esses minerais.

Níveis adequados de minerais e outros nutrientes são vitais para uma boa saúde. Você precisará de toda a sua força e energia para viver outro dia quando o inferno chegar.

Em outras palavras: Se for possível, tente evitar o uso prolongado de água destilada como fonte primária para beber e cozinhar, se puder encontrar outras opções. A perda resultante de minerais em seu corpo ao longo do tempo pode expô-lo a riscos à saúde ou exacerbar os já existentes.

Leia mais:

[Sobrevivencialismo] Como Fazer sua Própria Penicilina… Só por Precaução

Fontes:
– Preparedness News: Prepper question: Can I drink distilled water during an emergency?
– Survival Sullivan: Is Distilled Water Safe to Drink for Survival?
– NCBI: Demineralization of drinking water: Is it prudent?
– WHO: HEALTH RISKS FROM DRINKING DEMINERALISED WATER (PDF)
– Medical News Today: Can you drink distilled water safely?

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

9 Maneiras de se Proteger contra um Ataque Cibernético

Os cenários comuns de SHTF incluem desastres naturais, falta de energia a longo prazo ou …

5 Usos para o Vinagre de Maçã, um Ingrediente de Sobrevivência Acessível e Versátil

O vinagre de maçã é um ingrediente popular entre os aficionados pela saúde e preparadores, …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.