Iníco / Religiao Pura / Por que tenho nojo da teologia??

Por que tenho nojo da teologia??

Eu sempre falei e continuo a dizer que a teologia é o mal que todo tolo usa (leia-se “tolo” às lideranças eclesiásticas, em especial) para definir e conceber quem é, na forma deles, em conhecer a DEUS, afinal, a teologia nada mais é que estudos que os homens elaboram, criam, estabelecem por vontade própria daquilo do que eles acham quem seja e qual seja a vontade de DEUS, portanto, não é propriamente o que seja a Verdade sobre o CRIADOR!!

Também não posso deixar de definir a famigerada teologia, como instrumento de religiosos para criar dogmas, crendices, vãs filosofias [“Olhai que ninguém tos sobresalteie por Philottphia, e vão engano, segundo a tradição dos homens, segundo os primeiros ensinos do mundo, e não segundo CHRISTO” [Colossenses 2, Bíblia Almeida 1850], tradições e doutrinas de homens [“Mas em vão ME honrão, ensinando por doutrinas os mandamentos dos homens” [Mateus 15, Bíblia Almeida 1850], e em especial os sofismas, argumentos e raciocínios concebidos com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa.

E mais, os sofismas pela teologia, aparentam verossimilhança (ligação, nexo ou harmonia entre fatos) ou veridicidade, mas que comete incorreções lógicas, o paralogismo, que é um argumento ou raciocínio falaz, ou seja, falso, embora possa ter a forma de um silogismo (argumento dedutivo constituído de três proposições declarativas que se conectam de tal modo que, a partir das duas primeiras, é possível deduzir uma conclusão) e a aparência de verdade.
E por este meu entendimento da teologia, o nobre irmão Kurt Hilbert, também assim define:
Uma visão curta do todo. Como são teólogos, não fogem de uma das características da Teologia, que é departamentalizar fatos – veem e analisam os caules das árvores, mas não conseguem enxergar a floresta como um todo. A própria Teologia é uma presunção humana, pois acha-se capaz de estudar Deus, dissecando-O como um sapo de laboratório. Ora, Deus é inestudável, pois, se o fosse, não seria Deus, no máximo, Zeus… Esquecem-se, inclusive, do que diz Pedro, 2º Pedro 1.20-21.
Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.
A Teologia nada mais é do que interpretação pessoal ou de um colegiado de doutores, mas despida do Espírito.”
Referência, IIPedro 1.20-21 [Bíblia Almeida, 1850]:

Sabendo primeiramente isto, que nenhuma prophecia da Escritura he de particular interpretação. Porque a propnecia nao foi antigamente produzida por vontade de algum homem, mas os santos homens de DEOS a falirão, inspirados do ESPIRITO SANTO.

Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Ouve a palavra do Criador “CASA REBELDE”

Como vencer todos os pecados nessa geração maligna?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.