Iníco / Alimentação, Saúde e Plantas Medicinais / Sobrevivencialismo: Como Lavar as Mãos sem Água Corrente

Sobrevivencialismo: Como Lavar as Mãos sem Água Corrente

Em uma situação de sobrevivência, uma das regras de higiene mais importantes a seguir é lavar as mãos regularmente para evitar a propagação de patógenos e bactérias nocivas. Idealmente, você deve lavar as mãos de quatro a oito vezes por dia. Isso inclui lavar as mãos antes das refeições, depois de usar o banheiro e depois de manusear qualquer material impuro. No entanto, isso não é tão fácil quando você não tem água corrente. Aqui estão algumas das melhores maneiras de manter a higiene adequada quando você não tem água corrente

Use álcool em gel

Uma solução temporária e barata para manter as mãos limpas em qualquer cenário é usar o álcool em gel. Ao escolher um, tente escolher um com pelo menos 60 por cento de concentração de álcool. Ele precisa ser forte para matar 99% das bactérias em contato. Você também deve procurar por álcool em gel que listem álcool etílico, etanol, isopropanol ou uma variante semelhante como ingrediente ativo. O álcool em gel tem suas desvantagens, portanto, você deve ter cuidado ao confiar demais nele. Ele só pode ajudar com a proteção de germes, mas ele não será capaz de remover produtos químicos, metais pesados ​​ou outras substâncias tóxicas de suas mãos.

8 Maneiras de Purificar a Água em Caso de Desastre

Use lenços umedecidos

Assim como com o álcool em gel, escolha lenços umedecidos para as mãos que tenham algum tipo de álcool como ingrediente ativo com concentração de 60%. Eles são convenientes para um cenário de sobrevivência, porque eles já vêm em pacotes embalados individualmente que você pode facilmente ser usado em seu bolso ou saco de mala de fuga. Se você planeja estocar esses lenços, tenha em mente que eles têm uma validade limitada devido à embalagem. A maioria dos lenços de papel dura cerca de dois anos na embalagem antes de secar.

Use uma garrafa de plástico 

O álcool em gel e os lenços umedecidos são apenas para uso a curto prazo. Você não pode depender deles para sempre para todas as suas necessidades de higiene. Eventualmente, você terá que lavar as mãos com sabão e água limpa. Um verdadeiro preparador teria estocado alguma quantidade de água em caso de emergências, bem como sabão. Pode não ser água corrente, mas você ainda pode usá-la para lavar as mãos. Tudo que você precisa é de uma garrafa plástica comum com tampa. Encha a garrafa de plástico com água e faça um pequeno furo na tampa. Vire a garrafa de cabeça para baixo e a água deve escorrer pelo buraco. Você pode ter alguém para segurar a garrafa enquanto lava as mãos ou fixar temporariamente a garrafa em um local. Quando a sua garrafa estiver vazia, basta enchê-la com água.

Pergunta: Posso Beber Água Destilada Durante uma Emergência?

Use uma pia feita de dois baldes

Uma garrafa de plástico virada pode ajudá-lo a lavar as mãos se houver apenas dois ou três de você, mas pode não fornecer a solução de higiene mais eficiente se houver muitas pessoas em seu grupo. Se houver quatro ou mais pessoas com você e todos vocês planejarem permanecer em seu local atual de fuga, você pode considerar a possibilidade de construir uma pia DIY (faça você mesmo) de dois baldes. Esta estação improvisada para lavar as mãos consiste em dois baldes e uma válvula que libera a água. A água limpa flui do balde de cima, que então é coletada no balde inferior. A água usada no balde inferior pode ser reutilizada para irrigação de culturas, descarga de banheiros ou outras finalidades de sobrevivência.

Manter as mãos limpas mesmo em cenários de desastres ajudará você e sua família a prevenir doenças.

Leia mais:

O que Você Fará Quando o Estoque de Água Acabar?

Fontes:
– Survival News: Off-grid hygiene: Washing your hands without running water
– Primal Survivor: When Every Drop Counts: How to Wash Your Hands without Running Water
– Backdoor Survival: Survival Basics: Hand & Surface Hygiene When There’s No Water to Spare

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Agenda Secreta: Globalistas Estão Usando Mercúrio e Alimentos Carregados de Pesticidas para Matar a Humanidade

Os globalistas e os democratas estão se esforçando para convencer a todos de que o …

Como Usar seu Estoque de Alimentos para Superar Emergências Financeiras Inesperadas

Os supermercados são fornecedores convenientes de alimentos, mas quando você fica sem dinheiro, eles ficam …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.