Iníco / Alimentação e Saúde / 8 alimentos que duram para sempre!

8 alimentos que duram para sempre!

Muitos se deterioram rápido, porque contêm elementos tais como água, que microrganismos vivem. Mas há outros que se for bem armazenado em condições ideais, eles são eternos.

Muitas vezes somos obrigados a se livrar de alguns alimentos, porque eles expiraram e outros tivemos a consumir de imediato porque suas datas estão próximas da validade. No entanto, um artigo na revista online The Conversation, observa que há um grupo de alimentos quase ‘imortais’ que podem ser comidos depois de um longo tempo. Esta propriedade definitivamente faz deles grandes aliados em tempos de crise.

“Mel”

A sua durabilidade é um produto de composição química baixa em água e de elevado teor de açúcar. Este último, sendo de água higroscópico composto-absorve-água do ambiente-, impede que as bactérias cresçam nele. Pequenas quantidades de peróxido de hidrogênio, contendo, também inibem o seu crescimento.

Quando processado, o período de armazenagem é maior do mel, tal como a embalagem e o tratamento térmico remove a água e protege da umidade.

“Legumes Secos”

Tal como acontece com mel, a chave para uma vida mais longa é o processamento e armazenamento. Se os grãos são submetidos a um processo de secagem, aumentam a concentração de açúcares e diminui o conteúdo de água, impedindo a ocorrência de bactérias e fungos.

Se armazenado fechados-embalagens herméticas, depois de vários anos que não vai perder o seu valor nutricional e, portanto, são uma escolha de alimento perfeito.

“Molho de Soja”

Molho de soja pode durar pelo menos três anos. No entanto, se ele continuar ser fechado, o seu elevado teor de sal e de fermentação permitem uma vida mais longa. É preciso ter em mente que após a abertura, vai depender da temperatura de armazenamento.

“Vinagre”

Alguns consideram um vinagre de cidra ou vinho estragado. O que nem todos sabem é que a sua natureza ácida, do ‘Acetobacter’-Bacteria que converte o álcool em ácido acético-, por sua vez, impede que outros microrganismos apareçam. Embora ao longo do tempo o vinagre branco não muda a aparência, outros tipos podem variar em cor e o gosto, mas permanecerá apto para o consumo.

“Arroz Branco”

Este grão pode ser consumido até depois de 30 anos guardado! A chave para esta é a temperatura: cerca de 3 °C e sem oxigênio. No entanto, o arroz integral, o teor de gordura saturada é mais elevada, que pode estragar mais rápido.

“Chocolate Preto”

A adição de leite ao chocolate torna mais perecível, mas o chocolate escuro ou preto pode durar dois anos ou mais se for armazenado a uma temperatura constante. Caso contrário, a graxa que contém pode elevar-se à sua superfície e danificá-la. Com tudo isso, ainda há uma discussão sobre a durabilidade deste alimento.

“Sal e Açúcar”

Muitos dos alimentos que são preservadas por mais tempo contém estas duas substâncias. Sua capacidade de absorver água, deixa sem bactérias, substrato que tentam colonizá-los. Se o sal e açúcar são armazenados longe da umidade e em recipientes hermeticamente fechados, eles vão durar indefinidamente. Note-se que os aditivos, tais como o iodo é adicionado ao sal, que pode reduzir a sua vida de cerca de cinco anos. [FONTE: RT]

Compartilhar isso:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

O Barco de Pedro (Como Ser Realmente Próspero)

Relacionado

BÍBLIA, Vinho Sem Álcool, MENTIRA!

Relacionado

Deixe uma resposta