Iníco / Alimentação e Saúde / 9 dicas para você se preparar melhor para a crise iminente

9 dicas para você se preparar melhor para a crise iminente

A maioria dos preparadores que eu conheço parecem ter um talento em comum: Eles são bons em avaliar riscos e então criar planos para eliminá-los de maneira inteligente. O que isso significa, em pleno português, é que eles têm a habilidade para entender as situações, fazer planos, aprender e mais importante… Agir de maneira responsável.

Seguindo esse pensamento, mais recentemente eu fiz várias análises nos meus planos e coloquei mais foco no que eu chamo de “Tempos difíceis chegando”. Com minhas preparações contra desastres mais ou menos em ordem, eu quero ter certeza de que a minha casa consiga passar por um período de dificuldade onde não haja comida, trabalho ou dinheiro para conseguir comprar itens básicos.

Você está pronto para os tempos difíceis? Aqui vão nove dicas que você pode seguir a partir de agora

1.  Acumule dinheiro e o guarde “debaixo do colchão”

Não, não estou dizendo para você guardar dinheiro realmente embaixo do seu colchão. O ponto aqui é que seria interessante ter pequenas quantias de dinheiro guardadas em lugares seguros e bem escondidos, apenas por segurança. Muitos afirmam que o dinheiro não valerá muito em cenário de crise, porém ainda assim valerá alguma coisa, principalmente nos primeiros períodos.

Se a sua casa ficar inacessível por algum motivo, ter pequenos cachês espalhados com recursos e dinheiro com certeza farão sua sobrevivência mais plausível.

2.  Pratique se misturar e parecer alguém normal e sem muita definição

Mesmo que você seja normalmente mais recluso e fechado, saia no meio da comunidade para ser visto. Use roupas simples e pareça normal. O ponto aqui é que você deve ser visto como alguém “comum”, não como alguém que pareça melhor, pior ou estranho para a comunidade.

3.  Pratique a arte da troca entre produtos e serviços

Um bom lugar para começar são as feiras abertas e lojas de usados. Leve itens que possam ser de interesse para o comerciante e experimente fazer uma troca, ao invés de pagar tudo com dinheiro. Muitas pessoas oferecem também seus serviços (limpar o terreno, podar as plantas) em troca de outros recursos como comida e afins.

Comece de maneira modesta para não se frustrar (trocar é difícil!) e vá aumentando a complexidade das trocas conforme for pegando prática.

4.  Tome conta dos “probleminhas” e “problemões” de saúde agora

Vá fazer uma limpeza nos dentes e resolver qualquer problema que você tenha na boca. Se você precisa realizar algum procedimento médico que você tem enrolado, faça agora. Você está obeso ou em forma física ruim? Corte os doces e comece a caminhar para melhorar sua energia e saúde, a última coisa que você quer é estar com uma unha encravada e infeccionada em um cenário onde não há nenhuma atenção médica à vista.

5.  Mantenha seus veículos no melhor estado possível e sempre com o tanque de gasolina cheio

Um veículo não precisa ser lançamento deste ano para estar funcionando bem. Na verdade, parte do processo de “se misturar” significa que se você tiver um carro mais velho, você tem mais vantagem.

Se você está ouvindo barulhos estranhos, precisa alinhar, revisar… Faça agora. Um carro quebrado em cenário de crise não servirá para mais nada. O mesmo serve para o tanque de combustível! Tem gente que adora andar só com o “bafo” da gasolina antes de abastecer novamente.

Se houver uma crise na distribuição de gasolina (como já aconteceu antes), você ficará na rua.

6.  Repare o que está quebrado na sua casa, principalmente aqueles itens que você têm enrolado

Este ponto é importantíssimo. Se sua casa está com alguma infiltração ou umidade vinda do telhado, rachaduras que precisam ser investigadas… Resolva agora. Tudo aquilo que você deixar de checar e resolver agora vai te perseguir no futuro .

A última coisa que você quer é ter uma casa quase desabando e cheia de mofo em um cenário onde reparos não serão possíveis.

7.  Aprenda a cozinhar em grandes quantidades e de maneira saborosa

Sem nem questionar, feijão,arroz e trigo são os itens mais baratos para serem armazenados hoje em dia. Em vez de você excluí-los da sua lista pois sua família não os come, aprenda a preparar estas comidas de maneira saborosa e as implemente na dieta familiar. Por pouco dinheiro você pode guardar um ano destes itens! Eles podem não ser tão gostosos quanto um sanduíche de bacon, mas você não vai morrer de fome.

Respect for the Lowly Pinto Bean - Backdoor Survival

8.  Faça arranjos para ter uma casa secundária caso seja necessário

Esta é uma via de duas mãos. Se algo acontecer e você não poder viver em sua casa, para onde você iria? Seria ótimo ter um acordo recíproco com familiares ou amigos próximos, mesmo que eles não sejam preparadores.

Falando por mim, eu tenho alguns acordos com familiares e se por acaso eles vierem para a minha casa já tenho preparações extras para acomodá-los.

9.  Aprenda a se entreter sozinho e sem gastar dinheiro

Aprenda a curtir seu tempo livre sem depender de dinheiro, televisão ou viagens ao shopping. Leia, pedale, jogue cartas ou jogos de tabuleiro, dance ou caminhe. Existem muitas formas de se ocupar e ainda assim me impressiona quantas pessoas não conseguem suportar a solidão.

As palavras finais

Por mais clichê que pareça, se preparar é algo que nos sobrecarrega. Então, é uma escolha de adotar um estilo de vida diferente e que proverá segurança contra possíveis desastres. Vamos tomar controle dos nossos futuros e nos preparar para tempos difíceis. Eles podem ou não acontecer, mas ao menos nós estaremos prontos.

Texto traduzido e adaptado do blog Back Door Survival.

Compartilhar isso:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Coloque 1 colher de canela em pó na planta e veja o que acontece!!!

Relacionado

O RETORNO DOS ANJOS CAÍDOS

Relacionado

Deixe uma resposta