Iníco / Religiao Pura / As Leis na Bíblia e a Marca de Deus

As Leis na Bíblia e a Marca de Deus

lei-33

Não podemos confundir cada tipo de lei. As leis civis, cerimoniais e saúde foram escritas por Moisés em um livro e são conhecidas como a lei de Moisés. Os Dez Mandamentos foram escritos pelo dedo do Eterno Deus em 2 tábuas de pedra e são conhecidos como A Lei de Deus.

red-sea_1721283cQuando Cristo morreu na Cruz, todas as ordenanças: festas, rituais, sacrifícios de animais exigidos pela lei cerimonial (páscoa, circuncisão, sacrifícios de animais, etc…) foram removidos, a Lei de Deus, os Dez Mandamentos não. A lei cerimonial foi dada temporariamente até a vinda de Cristo para ensinar a Salvação. A Bíblia nos ensina claramente que a lei cerimonial foi ABOLIDA NA CRUZ.

Mas o que o Senhor Jesus Cristo disse sobre a Lei dos Dez Mandamentos? Aquela escrita pelo dedo do Eterno Deus em 2 tábuas de pedra?

Mateus relata as palavras do Senhor Jesus Cristo: Mateus 5:17-18 – “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.”

Através da Bíblia podemos observar que o Senhor Jesus foi um fiel seguidor e nunca transgrediu a Lei de Deus, o Pai. O Apóstolo Pedro em sua 1ªcarta 2:22 afirma que o Senhor Jesus NÃO COMETEU PECADO.
O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.
1 Pedro 2:22

Qual é a definição bíblica para ou de pecado?

O Apóstolo João afirma que pecado é a transgressão da Lei. O Senhor Jesus Cristo afirmou aos seus discípulos: Se Guardades os meus Mandamentos permanecereis no meu amor, assim como também Eu tenho guardado os Mandamentos de meu Pai e no Seu amor permaneço.

Quando o Senhor Jesus Cristo esteve na Terra guardou todos os Dez Mandamentos. Se não tivesse seguido apenas UM MANDAMENTO Ele não poderia ser o Salvador do mundo.

Quantos tipos de leis encontramos na Bíblia?

Na Bília encontramos vários tipos de leis que são agrupadas em 4 Conjuntos.

São elas:

  • 1° conjunto – LEIS CIVIS -> eram leis de proteção que regiam a nação de Israel.
  • 2° conjunto – LEIS CERIMONIAIS -> regiam o serviço diário e anual do santuário e serviam de ensino e ilustração para o plano de salvação no Antigo Testamento.
  • 3° conjunto – LEIS DE SAÚDE -> Indica que o Eterno Deus se Preocupa com a qualidade de vida de seus filhos. Viver em conformidade com essas leis traz qualidade de vida e longevidade.
  • 4° conjunto – OS DEZ MANDAMENTOS -> Está relatado em Êxodo 20 – 3-17 É a Lei Moral conhecida como Os Dez Mandamentos = A Lei Eterna.

Êxodo 31:18 – “E tendo acabado de falar com ele no Monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.”

1 João 2:4-6 – “Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.”

Mateus 5:17-18 – “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.”

Romanos 3:31 – “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei”.

Romanos 2:13 – “Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados”.

Romanos 7:12 – “A lei é Santa, e o mandamento santo e justo e bom.”

Tiago 2:10-11 – “Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei.”

Salmo 19:7 e 8 – “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos.”

Salmo 119:172 – “A minha língua celebra a Tua lei, pois todos os Teus mandamentos são justiça.”

Salmos 119:86 – “Todos os teus mandamentos são verdade”.

Tiago 2:12 – “Falai de tal maneira, e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.”

Eclesiastes 12:13 e 14 – “Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos, porque este é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.”

Veja a diferença entre as Leis Moral e a Lei Cerimonial.

Lei Moral – 10 Mandamentos Lei Cerimonial
Escrita por Deus (Ex 31:18) Escrita por Moisés (Deut. 31:9)
Escrita em Tábuas de Pedra (Ex 31:18) Escrita em livros (Deut. 31:26)
Eterna (Êxodo 31:17) Só até a Cruz (Colossenses 2:16)
Para todos os homens (Isaías 56:06) Só para os judeus (Levítico 23)
Sábado Semanal (Ex 31:17) Sábados Anuais (Levítico 23)
Dentro da Arca da Aliança (Deut 31:26) Fora da Arca (Deut 31:26)

Havia sábado Cerimonial também?

Veja a citação por exemplo que menciona o Dia da Expiação: Levítico 23:32 “Sábado de descanso solene vos será, e afligireis as vossas almas. Aos nove do mês à tarde, celebrareis o vosso sábado.”

Esses sábados cerimoniais eram em número de sete. Eles tinham uma finalidade: “Eram sombras das coisas futuras” (Hebreus 10:1). Aconteciam durante o transcorrer do ano judaico. Eram datas fixas em dias móveis; data fixa quer dizer um dia de determinado mês. Dia móvel indica que esse dia podia cair numa segunda-feira, quarta, sexta, etc. Quando o sábado cerimonial caía no Sábado do sétimo dia, este era considerado “Sábado grande”. João 19:31.

Exemplo: 15 de Novembro é feriado nacional, mas ele não cai todos os anos no mesmo dia da semana. Há ocasiões em que ocorre na segunda, quinta, domingo e até mesmo no Sábado.

Veja, então, a data é fixa: 15 de Novembro. Mas o dia é móvel: pode cair em qualquer dia da semana, e quando acontece, é feriado. Eram feriados fixos. Esses festivais sabáticos estão em Levíticos capítulo 23 e eram os seguintes:

• 1º Sábado – Páscoa – 15º dia do primeiro mês
• 2º Sábado Festa dos Pães Asmos – 21º do primeiro mês.
• 3º Sábado – Festa das Primícias(Pentecostes) – 6º dia do terceiro mês.
• 4º Sábado – Memória da Jubilação(Festa das Trombetas) – 1º dia do sétimo mês.
• 5º Sábado – Dia da Expiação(Yon kipur-Grande yoma) – 10º dia do sétimo mês.
• 6º Sábado – 1º Dia da Festa dos Tabernáculos – 15º dia do sétimo mês.
• 7º Sábado – Último dia da Festa dos Tabernáculos – 22º dia sétimo mês.

Esses dias eram chamados sábados, porque, ao chegarem, imprimiam na mente dos israelitas a mesma santidade do Sábado semanal. Como vê, irmão, nesse exaustivo consultar da Bíblia, denota-se que há uma diferença entre o Sábado de Deus (semanal) e o Sábado do homem (cerimonial).

Cada um desses dias festivos constituía uma “santa convocação” e era um dia de descanso, palavra que no hebraico é a mesma de sábado. Contudo, eram dias móveis dentro da semana, pois o Dia da Expiação, por exemplo, caía no dia 10 (primeiro) do sétimo mês sempre; ou seja, era um dia solene, um feriado religioso para Israel, um descanso (Shabat) que caía em qualquer dia semanal. E quando coincidia de esse dia cerimonial festivo cair num sábado do sétimo dia semanal, era chamado “sábado grande”.

Basta uma leitura atenta do capítulo 23 de Levítico para perceber que esses dias religiosos feriados (descanso ou “sábado” cada um deles – ver Levítico 23:27; 32, 39, etc.) são diferenciados do sábado da Lei Moral. E os versos 37 e 38 tornam isso mais do que claro: “São estas as festas fixas do Senhor que proclamareis para santas convocações… além dos sábados do Senhor”.

Com a morte de Cristo, esses feriados acabaram. Portanto, o sábado que foi cravado na cruz foram os sábados cerimoniais veja (Colossenses 2:14 e 16) “Havendo riscado a cédula que era contra as ordenanças …cravando-as na cruz …Portanto ninguém vos julgue pelo comer, beber, ou por causa dos sábados.”

9Seguiu-os ainda um terceiro anjo, alertando a todos em alta voz: “Se alguém adorar a Besta e a sua imagem, e receber sua marca na testa ou na mão; 10da mesma maneira, beberá o vinho da justiça severa de Deus, que foi derramado sem misturas atenuantes no cálice da sua ira. E será atormentado com enxofre incandescente diante dos santos anjos do Cordeiro. 11E a fumaça da sua aflição será exalada para todo o sempre. Para todos aqueles que adoram a Besta e a sua imagem, e para quem recebe a marca do seu nome, não haverá repouso algum, dia e noite sem cessar”. 12Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus. Apocalipse 14:9-12 King James Atualizada

Sinal, Marca e Selo significam a mesma coisa -> Romanos 4:11, Apocalipse 7:2-3; Ezequiel 9:4

Testa -> mente -> Romanos 7:25; Ezequiel 3:8,9
Mão -> símbolo do trabalho -> Eclesiastes 9:10

O Selo de Deus

Quando Cristo morreu as ordenanças foram abolidas (páscoa, circuncisão, sacrifícios de animais, etc) a Lei de Deus, os Dez Mandamentos não.

O Sábado semanal este permanece!

O Sábado Semanal é um Sinal / Marca entre o Eterno Deus e seu Povo

“Eu sou o Senhor, vosso Deus; andai nos Meus estatutos, e guardai os Meus juízos, e praticai-os; santificai os Meus sábados, pois servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o Senhor, vosso Deus.” – (Ezequiel 20:19-20).

Deus tirou os hebreus da servidão egípcia e ordenou que observassem o Seu sábado e guardassem a lei dada no Éden. Cada semana Ele operava um milagre para fixar-lhes na mente o fato de que instituíra o sábado no começo do mundo, o maná veja Êxodo 16:35 “E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.”

Há os que afirmam que o Sábado só foi dado para os judeus; mas o Eterno Deus nunca disse isso. Ele confiou o Sábado ao povo de Israel como um depósito sagrado.”

“Agora, se Me obedecerem fielmente e guardarem a Minha aliança, vocês serão o Meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a Terra seja Minha, vocês serão para Mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.” – (Êxodo 19:5-6)

“Qual é pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhes foram confiadas.” – (Romanos 3:1-2)

“Escute-Me, povo Meu; ouça-Me, nação Minha: A lei sairá de Mim; Minha justiça se tornará uma luz para as nações.” (Isaías 51:4)

Os Gentios (não judeus) estrangeiros também deveriam observar o Sábado:

“E os estrangeiros que se unirem ao Senhor para servi-lo, para amarem o nome do Senhor e prestar-Lhe culto, todos os que guardarem o sábado deixando de profaná-lo, e que se apegarem à Minha aliança, esses Eu trarei ao Meu santo monte e lhes darei alegria em Minha casa de oração. (…) pois a Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.” (Isaías 56:6-7)

“É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente…” (Romanos 3:29-30)

Se o Sábado é um sinal para sempre para o povo de Israel Natural conforme Êxodo 31:17 deve ser também para o Israel Espiritual veja: “Nisto não há judeu nem grego (…) porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” (Gálatas 3:28-29)

Portanto, a instituição do Sábado não tem mais especial ligação com os judeus do que com todos os outros seres criados. O Eterno Deus tornou a observância do Sábado uma mensagem a todos os homens. É afirmado claramente que “o Sábado foi feito por causa do homem” conforme (Marcos 2:27) e não para o homem judeu.

O Sábado é um SINAL / Marca entre DEUS e todo aquele que o aceita como seu CRIADOR e REDENTOR.

“Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12

Compartilhar isso:

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

Onde se viu Jesus entregar alguém a Satanás? Se Cristo não fez, não faz parte da minha prática!

Relacionado

PRÉ-DESTINAÇÃO OU LIVRE ARBÍTRIO?

Relacionado

Deixe uma resposta