Iníco / Artigos / QUEM RESSUSCITOU A JESUS?

QUEM RESSUSCITOU A JESUS?

Em certa revista denominacional um leitor fez a pergunta que está em epigrafe, e citava como fonte para sua dúvida o seguinte: “Passagens do Novo Testamento afirmam que Deus, o Pai, ressuscitou Jesus (Gl 1:1). Pedro afirma que Ele foi “vivificado no espírito” (1Pe 3:18). E o próprio Jesus disse que tinha autoridade para entregar a vida e também para reavê-la( Jo 10:17,18). Afinal quem o ressuscitou?”

Pelo que eu entendi, o eminente consultor teológico, com base em seus conhecimentos, passou a “demonstrar” que a ressurreição de Jesus não foi obra de uma única pessoa, mas uma ação coordenada, provavelmente, de forma harmônica e interdependente, de uma entidade coletiva denominada TRINDADE!

Um dos pontos positivos em sua resposta foi reconhecer que Deus, o Pai(de nosso Senhor Jesus) teve participação direta no solene ato. (Gálatas 1.1)

Que o grande teólogo me perdoe à franqueza, mas suas afirmações de que o próprio Jesus participou de sua auto ressurreição, não faz sentido, pelas seguintes razões:

A) “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol”. (Eclesiastes 9:5-6)

B) Se Jesus, ou parte Dele não estava morto, que necessidade haveria para a ressurreição. A ressurreição não é o remédio para a morte? Logo somente necessita ressuscitar quem está verdadeiramente e totalmente morto! “Pois estive morto, e eis-me de novo vivo pelos séculos dos séculos; tenho as chaves da morte e da região dos mortos.” (Apocalipse 1:18)

C) Percebe-se, claramente, na versão a seguir que a vida de Jesus era um direito que fora outorgado pelo Pai, e o Pai se regozijava no Filho pela sua disposição em dar a vida e reassumi-la, logo o Pai era o único capacitado para ressuscitá-lo “Por isso o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir”. João 10:17 Ninguém a tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou. Tenho direito de a dar, e tenho direito de a reassumir; este mandamento recebi de meu Pai. João 10:18

Este assunto é tão importante que a palavra de Deus relaciona diretamente a maneira como cremos, com a nossa salvação: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”.( Romanos 10:9)

Não pretendo transcrever todos os versos bíblicos que literalmente atestam que foi DEUS, O PAI quem ressucitou a Jesus, mas para o interessado favor ver:

1) Atos 2:24; Atos 2:32; Atos 3:15; Atos 4:10; Atos 5:30; Atos 10:40; Atos 13:37
2) 1 Coríntios 6:14; 1 Coríntios 15:15;
3) 2 Coríntios 4:14;
4) Colossenses 2:12;
5) 1 Tessalonicenses 1:10;
6) 1 Pedro 1:21;
7) Gálatas 1:1

“O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE”

Fraternalmente,
Heráclito Fernandes da Mota

Sobre Paulo Pinto

Além disso, veja também:

Afinal idiomas ou línguas estranhas?

Relacionado

13 ATOS DE UM MANIPULADOR – Cuidado Com Eles!!!!!

Relacionado

Um Comentário

  1. Quando alguém afirma que o Deus Filho morreu, este não pode ser Eterno! E mais, sequer os homens morrem, pois para Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) todos vivem, visto que não é Deus de mortos mas de vivos – Lucas 20.38.

    O problema está no conceito ocidental de “morte” que tem a ver com extinção do ser. Se o homem que é menor que Deus é imortal, mesmo no estado em que a alma está separada do corpo estando este em decomposição, que dirá o Deus-Filho que venceu a morte!!! Seu corpo humano foi sim sepultado, mas ele permanecia vivo e provou sua vitória sobre a morte ao reassumir o corpo no terceiro dia!!!

    No prisma humano a morte é exatamente a extinção do ser, mas no prisma divino, é apenas uma separação! Deus.

    Busquemos mais conhecer o uso contextual e semântico das palavras nas escrituras. Voltemos às línguas originais das escrituras. Existe muita “teologia” fundamentada apenas em textos traduzidos.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.