A “Porta Fechada”

Veja as contradições de Ellen White a respeito da “Porta Fechada”.

 Nos textos abaixo ela afirma que a porta da graça estava fechada e que Deus havia rejeitado aqueles que não aceitaram essa doutrina, ou seja, estavam condenados:

Meu anjo acompanhante me convidou a buscar ver o trabalho pelas almas dos pecadores, como antes existia. Olhei, mas não pude vê-lo, porque o tempo da salvação deles havia passado.” Present Truth, Ago., 1849.

“Mas o pecador, a quem Jesus havia estendido seus braços todo o dia, e que havia desprezado a oferta da salvação, ficou sem advogado quando Jesus saiu do Lugar Santo e fechou essa porta em 1844.” Present Truth, maio, 1850.

“Era tão impossível para eles alcançar o caminho novamente e seguir para a cidade, como também para todo o mundo ímpio que Deus havia rejeitado. Logo ouvimos a voz de Deus como muitas águas…” Primeiros Escritos, & Word for the Little Flock).

Note que segundo Ellen White, em 1844, Cristo teria saído do Lugar Santo e fechado a porta da graça, não havendo mais possibilidade de salvação para o pecador, pois o tempo de salvação deles havia passado.

Veja agora que ela desmente o que escreveu acima sobre a “Doutrina da Porta Fechada”:

Nunca declarei nem escrevi que o mundo estava condenado ou perdido. Nunca, sob quaisquer circunstâncias, empreguei esta linguagem com ninguém, embora pecador. Tenho tido sempre mensagens de reprovação para aqueles que usavam essas ásperas expressões.” Carta 2, 1874. – Mensagens Escolhidas, Vol. I, pág. 74.

Ora, ser rejeitado por Deus não é o mesmo que estar condenado e perdido???

Veja no texto abaixo que segundo a própria Ellen White, Deus lhe deu duas visões confirmando a doutrina da porta fechada, fato este que segundo ela mesmo relata, levou o “irmão Stowel” a crer na doutrina da porta fechada:

Vi que o irmão Stowell, de Paris, vacilava sobre a questão da porta fechada. Deus me deu duas visões enquanto estive ali, para grande consolo e fortaleza dos irmãos e irmãs. O Irmão Stowell foi firmado na doutrina da porta fechada e em toda a verdade presente de que havia duvidado.”Ibid., p. 93.

O mais incrível é que ao passar do tempo, não tendo mais como sustentar a doutrina da porta fechada, em vez de ser humilde e admitir o erro, Ellen White novamente desmente o que escreveu, negando que tenha tido qualquer visão sobre a porta fechada:

“Durante algum tempo após o desapontamento de 1844 eu de fato mantive, em comum com o corpo de adventistas, que a porta da misericórdia fora então para sempre fechada para o mundo. Esta posição foi assumida antes de minha primeira visão ter-me sido dada. Foi a luz concedida a mim por Deus que havia corrigido o nosso erro, e nos capacitou a ver a verdadeira posição.” Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, Vol. 1, p. 63.

Veja que após quase uma década de pregação, Ellen White rebaixou a sua “visão da porta fechada” para uma simples “teoria”, e mudou o seu significado.

“Eu continuo acreditando na teoria da porta fechada, mas não no sentido que nós empregamos o termo inicialmente, … “EGW  SM 1 Pg 63     

Ora, mas segundo a própria Ellen White, não teria sido Deus quem lhe dera duas visões confirmando a doutrina da porta fechada e que o tempo da salvação havia passado?

Como que agora ela afirma que tudo não passou de uma simples teoria?

Muito estranho isso! 

Adilson de Souza

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

O “Porquê” Por Traz da Mentira

Jesus desceu ao mundo dos mortos! (Pr. Damázio)

2 comentários

  1. Jose Ap. “Sabe querido amigo, um profeta nem sempre tem uma conclusão única ou clara sobre o que viu em visão. Acho que seu problema é não entender a isto. Mesmo na bíblia encontramos profetas que a principio não entenderam a mensagem, acreditavam ser ela dada com um sentido, contudo posteriormente, e na medida do possível Deus corrigiu a forma de ver a visão. A bíblia esta cheia destes eventos. Você crê na bíblia? As pessoas que escrevem são pessoas comuns. Deus quando apresenta a visão espera que o profeta entenda o verdadeiro significado das visões. Se você realmente é honesto consigo e com Deus estude isto na bíblia. Mas não descreia da bíblia por ela apresentar profetas que não entenderam direito todos os pontos e motivos das suas visões. Como foi o caso de Jonas. De uma olhadinha neste blog, você poderá entender melhor que apesar de Deus não fazer com quem entendemos tudo, Ele esta na direção de tudo, ainda que seja algo doloroso. http://adventmedidas.blogspot.com.br/
    [email protected]
    No meu blog você não encontrará regulação de edição.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.