Iníco / Nova Ordem Mundial, Tempo do fim / A SAGA DA MISÉRIA: Venezuela aumenta em 900% preço da farinha de milho

A SAGA DA MISÉRIA: Venezuela aumenta em 900% preço da farinha de milho

Venezuela: o país tem a inflação mais alta do planeta, 180,9% em 2015 e uma projeção de 700% para 2016, segundo o FMI.

Venezuela: o país tem a inflação mais alta do planeta, 180,9% em 2015 e uma projeção de 700% para 2016, segundo o FMI.

O preço do quilo da farinha de milho – ingrediente básico da tradicional arepa venezuelana – foi reajustado em 900% nesta segunda-feira, para incentivar a produção e reduzir a grave escassez de alimentos básicos.

Congelado há 15 meses, o preço do quilo da farinha de milho passou de 19 para 190 bolívares (19 dólares à taxa decretada pelo governo para a importação de alimentos e remédios), informou a Superintendência de Preços Justos.

 Na Venezuela, o governo socialista aplica um férreo controle de preços sobre os alimentos e outros bens de primeira necessidade, o que segundo os empresários não permite cobrir os custos de produção.

A farinha de milho é um dos produtos da cesta básica, e a Associação Venezuelana de Indústrias da Farinha reclamava há tempos um ajuste de preços.

A Venezuela tem a inflação mais alta do planeta: 180,9% em 2015 e uma projeção de 700% para 2016, segundo o FMI.

A Superintendência também reajustou o preço do frango, que passou de 65 para 850,37 bolívares o quilo, acabando com um congelamento que remontava a fevereiro de 2015.

O vice-presidente da Economia, Miguel Pérez Abad, havia anunciado no início de maio uma atualização dos preços dos produtos tabelados para reconhecer os custos de produção.

A chamada “Lei dos Preços Justos” fixa uma margem de rentabilidade de 30% para todos os bens e serviços, mas no caso de alimentos e remédios, o ministro disse que os empresários se “comprometeram” com percentuais de entre 14 e 20 pontos.

O governo espera que os novos preços – e a recente modificação na política cambial – ajudem a reanimar a atividade industrial, no momento em que há uma ociosidade de 55% na capacidade produtiva devido à falta de divisas, à incerteza política e ao racionamento de energia.

FONTE: EXAME

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado com Arlete Vieira, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

COMO FAZER CARNE SECA TIPO CHARQUE EM CASA (1 ano sem geladeira)

Relacionado

NÃO HÁ COMO BANIR AGROTÓXICO CANCERÍGENO DAS LAVOURAS BRASILEIRAS! AHAM, “ÇEI”! TÁ “SÉRTUH”!

Relacionado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.