PARA REFLEXÃO: O Geocentrismo na Bíblia

Resultado de imagem para flat earth

“Ainda assim, não gosto disso; não posso aprová-lo; (2 Samuel 22: 8) Sempre achei mais lamentável que Pensadores sérios e sinceros como nós devêssemos correr pelo espaço dessa maneira indigna. Parece que eu, na minha idade, deveria ser arremessado com meus livros de referência, roupa de cama e garrafa de água quente, pelo céu a uma taxa impensável de mil e seiscentos quilômetros por segundo? de maneira geral, esse universo de turbilhões astronômicos me deixa um pouco tonta.

“Que Deus deva gastar a sua eternidade (que pode ser muito melhor empregada) ao girar incontáveis ​​Sistemas Solares, e ter um grande escândalo, como uma grande criança, com tops e teetotums – isso não é um escândalo sério? Eu me pergunto o que todos os nossos monoteístas circunscritos realmente pense nisso? “

– Logan Pearsal Smith , “Vertigo” de All Trivia

Eu vou te dizer o que eles pensam disso! Durante a maior parte da história da humanidade, os monoteístas imaginaram ter dois pés plantados em terra firme firme. A visão apresentada na Bíblia não é exceção. A Bíblia retrata a terra firme, imóvel, a “fundação” da criação:

  1. “Tu, Senhor, no princípio estabeleceste o fundamento da terra.” (Hebreus 1:10)
  2. O sol, a lua e as estrelas foram criados depois que o firme “alicerce da terra” foi colocado. (Gên. 1: 9-18)
  3. “Ele estabeleceu a terra sobre as suas fundações, para que não vacile, para todo o sempre.” (Salmos 104: 5)
  4. “O mundo está firmemente estabelecido, não será removido”. (Sal. 93: 1 e 1 Cron. 16:30)
  5. “Porque os pilares da terra são do Senhor, e ele pôs o mundo sobre eles.” (I Sam. 2: 8)
  6. “Fui eu quem firmou seus pilares.” (Salmos 75: 3)
  7. “Quem estendeu os céus … e estabeleceu o mundo.” (Jeremias 10:12)

A Bíblia nunca descreve a terra como algo em movimento, apenas “abalado”, como em um “terremoto”:

  1. “A terra tremeu, as fundações do céu tremiam”.
  2. “A terra tremeu, os céus tremeram.” (Joel 2:10)
  3. “Farei tremer os céus e a terra se abalará de seu lugar”. (Isaías 13:13)
  4. “Houve um grande terremoto … e as estrelas do céu caíram … como se fossem sacudidas de uma árvore.” (Apocalipse 6: 12,13)

 

Lutero e Calvino concordaram que a Bíblia declara que a terra não se move, e também que o sol se move:

“Ele (Deus) pode comandar o sol a não se levantar.” (Jó 9: 7) Em vez de: “Ele pode comandar a terra para parar (mover / girar)”. Que Deus dirija tal ordem ao sol, em vez de à Terra, implica uma perspectiva inequivocamente geocêntrica. Da mesma forma, Martinho Lutero assinalou que “Josué ordenou ao sol que ficasse parado e não à Terra”, já que se supunha que a Terra estivesse em repouso em todos os momentos. (Josué 10:12)

A Bíblia também afirma: “… o sol nasce e o sol se põe; e apressando-se para seu lugar, ergue-se novamente”. (Ec 1: 5; NASB) “Erguer-se” e “assentar” pode ser fácil de explicar devido à perspectiva ligada à terra, mas falando do sol “apressando-se para o seu lugar” para que possa ressurgir, não é tão fácil de explicar. Isso significa que o autor de Eclesiastes acreditava que o sol se movia diariamente ao redor da terra. Compare Salmos 19: 4-6, “Nos [céus] Ele colocou uma tenda para o sol, que é como um noivo saindo de sua câmara, que se alegra como um homem forte para correr o seu curso, sua subida de uma extremidade dos céus, e seu circuito para o outro fim deles “.

Da mesma forma, a Bíblia afirma que as estrelas “correm” [movem-se] através dos céus, “De seus cursos elas lutaram contra Sísera.” (Juízes 5:20, NASB) Deus “leva adiante” as estrelas, “Aquele que leva adiante o seu exército pelo número … Por causa da grandeza do Seu poder e da força do Seu poder, nenhuma [estrela] está faltando. ” (Isaías 40:26, NASB) As constelações são “conduzidas” em sua época: “Você pode amarrar as correntes dos Pleadies ou soltar as cordas de Orion? Você pode liderar uma constelação em sua estação? E guiar o Urso com ela?” satélites? Você conhece as ordenanças dos céus, ou fixa seu domínio sobre a terra? ” (Jó 38: 31-33, NASB)

Compare essas descrições com a astronomia moderna, que ensina que o sol e as estrelas parecem mover-se diária e sazonalmente ao redor da Terra. Essa aparência de movimento é devida à rotação diária da Terra e às revoluções anuais em torno do sol. Assim, a astronomia moderna considera errado falar do sol “apressando-se para o seu lugar” ou “seguindo seu curso”; erroneamente falar de Deus “comandando” o sol“para não se levantar”; errado para Josué “comandar” o sol a “ficar parado”; e errôneofalar de estrelas sendo “conduzidas”, ou constelações de estrelas sendo “guiadas”

A astronomia moderna ensina que é a terra que “se apressa” a girar em torno de cada dia e que “corre” em torno do sol, é a terra que Deus deve “comandar” para não se mover e que Josué deveria ter ordenado “ficar parado”. “e, é a terra que Deus deve” conduzir “e” guiar “em” seu tempo “.

Geocentristas como o Dr. Bouw da Society of Biblical Astronomia saber como seus companheiros crentes na Bíblia pode ignorar tal linguagem simples representando a imobilidade da Terra e do dia (e sazonal) o movimento do sol e das estrelas, especialmente quando o texto declara que Deus está fazendo o movendo-se (e capaz de deter o movimento) do sol e das estrelas. A Bíblia descreve Deus “comandando” e “liderando” coisas que realmente não se movem? Isso não soa como uma demonstração do “poder” de Deus, em vez disso, soa como uma linguagem enganosa para Deus ter “inspirado”. É como dizer às pessoas que, uma vez que entrem no carro e pise no acelerador, ” Deus levaas árvores que correm na beira da estrada … Por causa da grandeza do Golpe; poder e a força do Seu poder não está faltando alguém! “( cf. Isaías 40:26). Portanto, os geocentristas argumentam:” Quão enganoso Deus fala dessa maneira a menos que Ele quisesse dizer o que ele disse. “Ignorar essa planície versos das Escrituras é “ignorar a Deus!”

É claro que os criacionistas da terra jovem dizem que “ignorar” a verdade literal do Gênesis e “criação em seis dias” é também “ignorar a Deus!”

ET BABINSKI

Fonte: https://cretinism-vs-evilution.blogspot.com/2012/03/bibles-geocentrism.html

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

A “religião científica” do seu pastor e da sua igreja foi criada por jesuítas

Desde que Loyola estabeleceu a Ordem dos Jesuítas, esta tem sido o instrumento mais poderoso …

A cronologia bíblica que todos devem saber

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.