Rute era Moabita ou Israelita? Os dois! Você já ouviu falar em brasileiro judeu?

O relato histórico de Ruth é uma história incrível que transborda de aplicação para o crente hoje. No entanto, algumas pessoas questionaram a etnia e os descendentes de Ruth. Após a trágica morte de Elimeleque na terra de Moabe, Noemi ficou com seus dois filhos, Malom e Quilion. As Escrituras registram: “E tomaram para si mulheres de Moabe; o nome de uma era Orfa, e o nome da outra Rute; e moraram ali cerca de dez anos. ” [1]Infelizmente, Orpah e Ruth também ficaram viúvos. Aprendemos no início desta história que essas mulheres eram moabitas. Após a morte de seus maridos, Ruth escolheu seguir Noemi de volta para sua terra natal, Belém. Talvez o evento mais notável na vida de Rute foi seu casamento com Boaz. Ele era um rico proprietário de terras e parente de Noemi, da tribo de Judá.

A Lei mosaica teve o cuidado de definir quem tinha permissão para se reunir com os israelitas. “Nenhum amonita nem moabita entrará na congregação do Senhor; até a décima geração não entrarão para sempre na congregação do Senhor. ” [2] Isso representa um suposto dilema. O rei Davi e Salomão eram descendentes de Rute. [3] Ainda mais problemático, Jesus foi associado à linhagem de Rute, José sendo Seu pai terreno. [4] Isso implica que Davi, Salomão e Jesus não tiveram permissão para se reunir com Israel no tabernáculo, templo ou sinagogas? Essa parece ser a situação.

Rute era uma israelita que vivia em Moabe. Ela não era etnicamente moabita . Era a terra de sua herança. O argumento central para apoiar essa afirmação é que Moisés conquistou as planícies de Moabe. Os filhos de Israel começaram sua conquista para a Terra Prometida derrotando Siom, o rei amonita de Hesbom. [5]A região de Hesbom inclui as planícies de Moabe, na costa nordeste do Mar Morto e do Rio Jordão. Foi totalmente destruído, expulsando os moabitas. Além disso, Moisés afirma a aliança de Deus com os filhos de Israel. Ele relatou suas tremendas vitórias e a terra que o Senhor lhes deu como herança. “E quando chegastes a este lugar, Siom, rei de Hesbom, e Ogue, rei de Basã, saíram contra nós para a batalha, e nós os ferimos; e tomamos a sua terra, e a demos por herança aos rubenitas, e aos gaditas e à meia tribo de Manassés. ” [6] As planícies de Moabe e Amon foram uma herança e terra de habitação para três tribos de Israel. [7]Portanto, de acordo com essa visão, é altamente provável que Rute fosse israelita de uma dessas tribos. [8]

Rute era moabita?

Rute não podia ser moabita porque era a bisavó do rei Davi. O rei Davi era a terceira geração de Rute e Boaz.

Os moabitas não eram permitidos no templo.  Se você se casasse com um moabe, seus descendentes não teriam permissão para entrar no templo por dez gerações! Leia abaixo: 

Dt 23: 3 Nenhum amonita ou moabita entrará na congregação do Senhor ; até a décima geração não entrarão para sempre na congregação do Senhor:

O rei Davi era a 3ª geração de Rute e Boaz.  Se Rute fosse moabita, ela não seria permitida no templo e seus descendentes não poderiam entrar no templo até a décima geração. David era a terceira geração de Rute e Boaz. Seu pai era Jesse, seu avô era Obede e seu bisavô era Boaz. Se Rute fosse moabita, o REI DAVID NÃO SERIA PERMITIDO NO TEMPLO.

1Ch_2: 11 E Nahshon gerou Salma, e Salma gerou Boaz,
1Ch_2: 12 E Boaz gerou Obede, e Obede gerou Jessé,

David entrou no templo. Nós o vemos em I Sam 21 indo para obter o pão da proposição do templo. Além disso, seus descendentes até a geração dez não seriam permitidos no templo também. Sabemos que Salomão estava no templo. ELE DEDICOU O TEMPLO!

A Bíblia registra provas históricas de que os amorreus e moabitas foram expulsos da terra de Moabe. Portanto, as pessoas que viviam em Moabe eram OS ISRAELITAS. Isso significa que Rute era de uma tribo israelita. Abaixo está a prova:

Ruth 1: 2 lê,

“Nos dias em que os juízes governavam em Israel, uma grande fome se abateu sobre a terra. Então, um homem de Belém de Judá deixou sua casa e foi morar na terra de Moabe, levando consigo sua esposa e dois filhos.

Deus prometeu a Judá “O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló …” (Gênesis 49:10).

Deus instruiu os israelitas que eles não poderiam designar um rei estrangeiro (não israelita) para governá-los. Todos os reis tinham que ser israelitas da linhagem de Judá.

Deu 17:15   Tu em qualquer conjunto sábia ele rei sobre ti, a quem o Senhor teu Deus escolher: um dentre teus irmãos porás rei sobre ti; não poderás pôr sobre ti um estrangeiro, o que é não teu irmão.

O Messias nasceu como Rei dos Judeus e Rei dos Reis. Ele NÃO poderia ser um estrangeiro.

Rute era uma israelita que vivia na terra de Moabe. Ela não era da linhagem moabita. Sabemos que Josué assumiu o controle das planícies de Moabe e os residentes locais foram removidos. Este território ao norte do rio Árnon e a leste do rio Jordão foi ocupado pelas tribos de Israel conhecidas como Rúben, Gade e Manassés. Diz-se que as três tribos ao leste viviam na “terra de Moabe”.

“Então o Senhor nosso Deus também entregou em nossas mãos Og, rei de Basã, com todo o seu povo, e nós o atacamos até que ele não tivesse sobreviventes.”

“E naquele tempo tomamos a terra das mãos dos dois reis dos amorreus que estavam deste lado do Jordão, desde o rio Arnom até o monte Hermom …” (Deuteronômio 3: 3,8).

Em outro lugar, a Bíblia registra que nenhum moabita racial foi deixado vivo na terra (Deuteronômio 2:34). No entanto, a raça dos moabitas não foi eliminada, eles estavam localizados em outras terras. Eles continuariam a aparecer na história.

Deu 2:34  E tomamos todas as suas cidades naquele tempo, e destruímos totalmente os homens, e as mulheres, e os pequeninos de cada cidade, não deixando nenhuma ficar:

A terra agora era habitada pelas tribos de Rúben, Gade e Manassés (Deuteronômio 29: 8).

NENHUM MOABIT PERMANECEU NA TERRA DE MOAB.

Deu 29: 1 Estas são as palavras do pacto que o Senhor ordenou a Moisés que fizesse com os filhos de Israel na terra de Moabe , além do pacto que ele fez com eles em Horebe.

Dt 29: 8 E tomamos a terra deles, e a demos em herança aos rubenitas, aos gaditas e à meia tribo de Manassés.

Josué 13:32:

“Estas são as áreas que Moisés distribuiu como herança nas PLANÍCIES DE MOAB, do outro lado do Jordão, perto de Jericó, a leste.”

Números 21: 26-31, lemos:

‘Pois Hesbom era a cidade de Siom, rei dos amorreus, que lutou contra o antigo rei de Moabe e tomou todas as suas terras de sua mão, até Arnon … Ai de ti, Moabe! Estás destruído, ó povo de Quemós: ele entregou seus filhos que escaparam, e suas filhas, ao cativeiro a Siom, rei dos amorreus … Assim Israel habitou na terra dos amorreus ‘

Deuteronômio 2: 32-34:

‘Então Sihon saiu contra nós, ele e todo o seu povo, para lutar em Jahaz. E o Senhor nosso Deus o entregou diante de nós; nós o ferimos e seus filhos e todo o seu povo. E tomamos todas as suas cidades naquele tempo, e destruímos totalmente os homens e as mulheres e os pequenos de cada cidade, não deixamos NENHUMA para ficar ‘ .

Aparentemente, ainda havia moabitas em outras regiões porque eles continuam a aparecer na história do Antigo Testamento.

Deuteronômio 3: 12-16, Moisés nos diz:

‘E esta terra que possuíamos naquele tempo, desde Aroer, que fica junto ao rio Arnom, e a metade do monte Gileade e suas cidades, dei aos rubenitas e gaditas. E o resto de Gileade e todo Basã, sendo o reino de Ogue, dei à meia tribo de Manassés. E aos rubenitas e gaditas, dei de Gileade até o rio Arnom a metade do vale, e o termo até o rio Jaboque, que é o termo dos Filhos de Amom ‘.

Ruth 1: 2 lê,

Nos dias em que os juízes governaram em Isra el , uma grande fome veio sobre a terra. Então, um homem de Belém de Judá saiu de sua casa e foi morar na terra de Moabe, levando consigo sua mulher e dois filhos.

Aqui está a explicação:

Rute nunca teve um filho com o filho de seu marido, Naomi. Não sobrou nenhum outro filho vivo para Rute se casar e continuar a linhagem familiar de Noemi.

Deuteronômio 25: 5,6:

“Se irmãos morarem juntos e um deles morrer e não tiver filho, a viúva do morto não se casará com estrangeiro fora da família; o irmão de seu marido irá para ela, tomá-la como sua esposa, e cumprir o dever de um irmão do marido para com ela, e será que o filho primogênito que ela tem irá suceder ao nome de seu irmão morto, que seu nome não pode ser apagado de Israel. ”

Rute 4: 13-17: “Boaz tomou Rute e ela se tornou sua esposa; e quando ele foi ter com ela, o Senhor deu-lhe a concepção, e ela deu à luz um filho. ”

“Então as mulheres disseram a Noemi: ‘Bendito seja o Senhor, que hoje não te deixou sem um PARENTE PRÓXIMO ; e que seu nome seja famoso em Israel! E que ele seja para você um RESTAURADOR DA VIDA … ‘. “Também as vizinhas deram-lhe um nome, dizendo: ‘Há um filho NASCIDO DE Noemi.’ 

Rute 4: 11,12:

“E todas as pessoas que estavam no portão e os anciãos disseram: ‘Somos testemunhas. O Senhor faça a mulher que vem à sua casa como Raquel e Lia, as duas QUE CONSTRUIRAM a casa de Israel; e que você prospere em Efrata e seja famoso em Belém.

Que a tua casa seja como a casa de Perez, que TAMAR deu a Judá, por causa da descendência que o Senhor te dará desta jovem. ‘”

As pessoas entenderam que a linhagem de sangue de Ruth veio de Tamar é a mãe de Zarah e Pharez – a linhagem real de Judá. Eles entenderam que era esta linhagem que gerou os Reis de Israel. Eles também entenderam que o Messias viria por meio dessa linhagem. Observe a referência a Bethelem.

O Messias era descendente de Pharez da linhagem de Judá. Ele não era um moabita.

Fonte; https://12tribehistory.com/was-ruth-a-moabite/

https://bbcpo.com/was-ruth-a-moabite-or-an-israelite/

[1] Rute 1: 4.

[2] Deut. 23: 3.

[3] Matt. 1: 5-6.

[4] Matt. 1:16.

[5] Deut. 2: 24-37.

[6] Deut. 29: 7-8, cf Josh. 13:32.

[7] Núm. 21: 26-31.

[8] Rute 1: 2.

Sobre Max Rangel

Servo do Eterno, Casado, Pai de 2 filhas, Analista de Sistemas, Fundador e Colunista do site www.religiaopura.com.br.

Além disso, veja também:

A Última Geração no Tempo da Grande Angústia de Jacó — A Mãe de todas as Feitiçarias

Este novo vídeo de nosso amigo Dr. Afonso Vasconcelos, doutor em geofísica, cristão nazareno, corresponde …

Usaria Jesus uma mentira para ensinar verdades, Dr. Rodrigo Silva? – Parábola do Rico e Lázaro

Jesus, com toda certeza, NÃO usaria uma mentira, ou estória, para ensinar verdades. Conhecedor da …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.